A Aptiv, empresa de soluções em mobilidade, comemora neste mês de dezembro um ano de mercado global. A companhia é fornecedora de fabricantes de veículos de sistemas eletro/eletrônicos e tecnologias como módulos de conectividade e multimídia, centrais elétricas, cabos USB, cabos para airbag e antenas, conectores, terminais e abraçadeiras, além dos softwares que integram esses dispositivos.

Uma das inovações da Aptiv é a nova arquitetura veicular que une hardware – o sistema nervoso com cabos e conectores capazes de transferir gigabytes de informação por segundo – e o software – o cérebro do carro. Com sede em Dublin, na Irlanda, a empresa opera globalmente em 14 centros tecnológicos, bem como, fábricas e centros de atendimento ao cliente, em 45 países. No Brasil a Aptiv atua no Estado de São Paulo, a sede administrativa está em São Caetano do Sul, também em Jambeiro, Jundiaí e Espírito Santo do Pinhal. Já em Minas Gerais está nas cidades de Conceição dos Ouros, Paraisópolis e Contagem.

Hoje, a Apvit em parceria com a Lyft, tem uma a frota de 30 carros autônomos nível 4 rodando por Las Vegas. “O projeto, que nasceu na CES 2018, deu tão certo que conta agora com mais de 5.000 viagens. E, a partir de 2022, deveremos ter carros autônomos sob demanda, com pedido pelo celular, em todo o mundo. Estamos preparados para o futuro e vamos continuar investindo em novas tecnologias”, comenta o vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul, Paulo Santos.