ANRAP debate o setor de remanufaturados em evento no SEST SENAT

A Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (ANRAP) promoveu a terceira edição do evento “Remanufaturados, a Vez do Brasil” no SEST SENAT São Paulo. O encontro reuniu fabricantes de autopeças do país, distribuidores e frotistas para debater a importância do remanufaturado na manutenção de qualidade das frotas de transporte coletivo da capital paulista.

A agenda do encontro incluiu palestra ministrada por Jefferson Germano, Gerente de Aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina, e Presidente do Comitê da ANRAP. Na oportunidade, o executivo lembrou que, nos últimos anos, o setor arrecadou globalmente cerca de US$ 100 bilhões, incluindo automotivos, eletrônicos, médicos e outros.

Destacou ainda que na Ásia, África, Europa, América Latina e América do Norte mais de 73 mil empresas com mais de 480 mil funcionários atuam nessa indústria. Jefferson também deu ênfase à importância da logística reversa e afirmou que o retorno de carcaças de qualidade podem maximizar o processo de remanufatura, com o reaproveitamento de um maior número de componentes.

No debate, foi levantada a dificuldade dos usuários em diferenciar uma peça remanufaturada de outra recondicionada. Os fabricantes afirmaram que medidas eficientes já estão sendo tomadas para facilitar esta identificação, seja por meio do uso de etiquetas, embalagens ou pinturas específicas. Uma delas é o uso do “Selo de Garantia ANRAP”, adotado pelos fabricantes associados, que garante a confiabilidade da peça remanufaturada no ato da aquisição pelo usuário.

Além de importantes empresas de transporte urbano, técnicos da SPTrans também marcaram presença no evento. Entre os fabricantes compareceram: Knorr-Bremse, TRW Automotive, ZF SACHS, BorgWarner, Cummins, Garrett, Delco Remy e Schaeffler Brasil (Divisão Luk).

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php