A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou cinco postos revendedores do Paraná, dos quais quatro foram interditados em operação que teve inicio em 14 de janeiro. A ação de fiscalização foi realizada em atendimento a demandas do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual e do Procon.
Em Ponta Grossa/PR, foram interditados o Posto Tigrão do Sabará Leobet, o Posto Boa Vista Ltda., o Patrícia Daiany Leobet e autuado o Barros Dias & Cia. Em Campo Mourão/PR, os agentes de fiscalização da ANP interditaram o Vian Auto-Posto Ltda.
Os postos autuados estão sujeitos às multas previstas na Lei 9.847/99, aplicadas ao final de um processo administrativo, que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.
No Posto Trigão do Sabará Leobet, o motivo foi a comercialização de gasolina C com 29% de álcool hidratado anidro (o percentual autorizado pelo governo é 25%) e recebeu auto de infração por comercializar produto diferente de sua marca comercial. No Posto Boa Vista Ltda. o motivo foi a utilização de tanques subterrâneos para armazenamento sem que estivessem ligados aos equipamentos medidores.
No Patricia Daiany Leobet houve a comercialização de gasolina C comum com 29% de álcool hidratado anidro (o percentual autorizado pelo governo é 25%) e comercialização de produto diferente de sua marca comercial. No Vian Auto Posto Ltda o motivo foi a irregularidade na aferição dos equipamentos. No Barros Dias & Cia Ltda, o motivo foi a falta de equipamento medidor de vazão e comercialização de produto diferente de sua marca comercial.