A Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) alerta para que o consumidor leve em conta, na escolha do carro, os valores de manutenção do veículo. Segundo a entidade, o consumidor deve exigir informações claras sobre o produto que está comprando, incluindo o preço e a acessibilidade aos serviços de reparação e peças de reposição.
“As montadoras devem propiciar a compra consciente e inteligente. Não basta simplesmente promover campanhas de venda com base em revisões inclusas por determinado tempo. Isso não é o bastante. Também é fundamental transmitir a realidade quanto ao valor, o tempo e a disponibilidade de peças e oficinas, quando houver necessidade de reparos”, diz o diretor executivo da Anfape, Roberto Monteiro.
Na opinião da Anfape, algumas montadoras estimulam a compra dos automóveis com preços e benefícios competitivos, apostando em um gigantesco e altamente lucrativo mercado de reposição, onde apenas ela quer atuar. Por isso, a entidade estimula o consumidor a perguntar ao mecânico de confiança se a fabricante do veículo pretendido permite a existência de fornecedores de peças similares de reposição e de oficinas que não sejam simplesmente aquelas das concessionárias, bem como se o custo praticado por ele para estas peças na média é maior do que da concorrência.