Problemas no primário ou secundário ocasionam falhas de ignição no motor
Para encontrar defeitos no sistema de ignição quando a bobina não é o problema, é importante analisar o comportamento dos sinais do primário e do secundário, de forma a auxiliar no diagnóstico. Assim, a revista O Mecânico traz os sinais padrões dos circuitos primários e secundários para as bobinas do motor 1.0 SPE/4.
Esse propulsor equipou o Chevrolet Onix e Prisma a partir de 2014, com quatro cilindros e aspiração natural, desenvolvendo 80/78 cv (E/G) de potência e torque máximo de 9,8/9,5 kgfm (E/G). Os valores mostrados são de referência para os veículos com esse motor.
Para iniciar o diagnóstico, o primeiro passo é verificar o sinal do circuito primário, que em temperatura de trabalho e em marcha lenta deve ter pulso de tensão próximo de 4,1 V, corrente elétrica de 8,0 A e formato de onda conforme imagem abaixo.
Já no secundário, também em temperatura de trabalho e em marcha lenta, a tensão de disparo da bobina deve estar próxima a 23,7 kV, enquanto a tensão de queima se mantém perto de 0,8 kV. Os formatos de onda das duas situações são apresentados abaixo, para comparação com o veículo em teste.