Veículos como XC60 Momentum T5 e S60 T5 possuem o componente
Em alguns veículos, a bomba d’água, que é responsável por circular o fluido de arrefecimento pelo motor, pode ter acionamento elétrico. Isso é feito para diminuir as perdas relacionadas ao movimento do componente. Assim, a revista O Mecânico mostra como analisar o correto funcionamento da bomba d’água elétrica dos veículos da Volvo equipados com o motor 2.0 T5.
O procedimento apresentado é válido para o motor 2.0 de código B4204T23, que equipou veículos como o XC60 e S60 nas versões T5. Nessa configuração, o propulsor entrega 254 cv e torque de 35,7 kgfm.
A análise da bomba d’água começa verificando o sinal de controle e comunicação do componente pela rede LIN, através de um osciloscópio, conforme imagem abaixo.
Depois, é preciso comparar a rotação da bomba d’água elétrica e seu consumo de corrente elétrica, de acordo com a rotação do motor e temperatura do líquido de arrefecimento. Para isso, é preciso comparar os valores de referência com os valores encontrados no veículo.