Análise dos sinais da bomba d’água elétrica – Motor 2.0 T5 Volvo

Veículos como XC60 Momentum T5 e S60 T5 possuem o componente

Em alguns veículos, a bomba d’água, que é responsável por circular o fluido de arrefecimento pelo motor, pode ter acionamento elétrico. Isso é feito para diminuir as perdas relacionadas ao movimento do componente. Assim, a revista O Mecânico mostra como analisar o correto funcionamento da bomba d’água elétrica dos veículos da Volvo equipados com o motor 2.0 T5.

O procedimento apresentado é válido para o motor 2.0 de código B4204T23, que equipou veículos como o XC60 e S60 nas versões T5. Nessa configuração, o propulsor entrega 254 cv e torque de 35,7 kgfm.

A análise da bomba d’água começa verificando o sinal de controle e comunicação do componente pela rede LIN, através de um osciloscópio, conforme imagem abaixo.

Depois, é preciso comparar a rotação da bomba d’água elétrica e seu consumo de corrente elétrica, de acordo com a rotação do motor e temperatura do líquido de arrefecimento. Para isso, é preciso comparar os valores de referência com os valores encontrados no veículo.

Mecânico Pro

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