Antecipando-se ao prazo da portaria nº 301 de 21/07/2011, que determina a obrigatoriedade do selo do Inmetro para os amortecedores no mercado de reposição, a Nakata conseguiu a certificação de conformidade para seus amortecedores. Segundo a fabricante, o selo do Inmetro estará estampado na peça e na embalagem.
De acordo com o diretor de vendas e marketing da Nakata, Sérgio Montagnoli, “a certificação é uma garantia para o consumidor que adquire o produto no mercado de reposição, trazendo mais segurança para motoristas e passageiros”. A obrigatoriedade do selo do Inmetro para fabricantes e importadores de amortecedores entra em vigor a partir de janeiro de 2013. Já a comercialização de produtos sem selo do Inmetro, mas já produzidos, vai até julho de 2013 para fabricantes e importadores, e julho de 2014 para o varejo.
Além de amortecedores, outras peças automotivas também serão obrigadas a receber o selo do Inmetro. Por isso, a Nakata também distribuirá gratuitamente para o mercado de reposição uma cartilha explicativa sobre o Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos. “A iniciativa visa levar informações detalhadas sobre o processo, a finalidade, os prazos de comercialização e outras dicas sobre a certificação de autopeças”, afirma Sérgio.