Advertisement

carro elétrico de alumínio
Projeto utiliza alumínio, por exemplo, no cubo, caixa de direção e mancais de transmissão

Um grupo de cerca de 60 alunos da graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, criaram um carro elétrico a ser apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, entre os dias 27/11 e 01/12, em São Paulo. A equipe Cheetah E-Racing, desenvolveu o protótipo de um carro elétrico que utiliza alumínio em diversas aplicações, material mais leve e resistente à corrosão.

“A parceria com a Hydro vai garantir que os componentes estruturais do carro sejam otimizados. As ligas de alumínio serão usadas em peças de extrema importância, como cubo, caixa de direção e mancais de transmissão. Tudo isso possibilitará uma redução do peso do nosso carro e como consequência, o aumento da sua eficiência”, comenta Douglas Shinkawa, membro da equipe Cheetah E-Racing.

A competição estudantil é organizada pela Society of Automotive Engineers com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula 1.

Durante os três dias da Fórmula SAE, que está em sua 16ª edição, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas e por avaliações das performances de cada projeto na pista.