Alunos de engenharia da Faculdade de Desenho Industrial de Mauá (FADIM) construíram dois carros numa combinação de plástico e aço 90% reciclável, para participarem da Maratona da Eficiência Energética, de 24 a 26 de julho, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.
Na categoria Elétrica, esses veículos, denominados FIO, incluem chassi feito com tubo de aço leve e carroceria produzida com material compósito, de plástico acrílico, tudo reciclável. O destaque é o amplo pára-brisa em formato de bolha feito de policarbonato, quem também é um material reutilizável.
Essa preocupação com o meio ambiente é garantida pela utilização da nova bateria Heliar PowerSports que, cedida às equipes pela organização da prova, não permite vazamento do ácido de seu interior. A participação nessa categoria é justificada pelo fato de a eletricidade constituir-se em uma fonte de energia alternativa e viável ao efêmero petróleo.
O carro da categoria Gasolina, o Iguana, é equipado com motor Honda, da moto CG, de 125 cm³ de cilindrada. A meta de sustentabilidade ambiental é garantida ainda pela utilização da nova bateria Heliar PowerSports que, cedida às equipes pela organização da prova, não permite vazamento do ácido de seu interior.