Alpine vence as 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2

626-ALPINE-LE-MANS-2016-01
Fazendo uma corrida perfeita no carro Signatech-Alpine n° 36, Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richelmi vencem a categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans. A equipe também terminou em quinto lugar na classificação geral. Após a vitória em Spa, a equipe aumenta a vantagem na liderança da categoria no Campeonato Mundial da FIA WEC.
Depois de uma largada sob a atuação do carro de segurança, por causa da forte chuva, a corrida só começou realmente após aproximadamente cinquenta minutos. Os dois Alpine A460 assumiram a liderança da categoria LMP2 e, depois uma hora, o carro Signatech-Alpine n° 36 já estava logo à frente do Baxi DC Racing de n°35.
626-ALPINE-LE-MANS-2016-02
A pista secou rapidamente, mas a previsão era de novas tempestades, portanto várias opções estratégicas eram possíveis em matéria de pneus. A decisão tomada não foi conclusiva e os carros Alpine A460 tiveram que fazer uma parada adicional, caindo para a 12ª e 15ª posições depois de duas horas.
626-ALPINE-LE-MANS-2016-05
Com a interrupção da chuva, a o tempo se firmou. Ao volante desde a largada, Nicolas Lapierre logo subiu em sua classificação. Ele cedeu o volante a Gustavo Menezes, depois a Stéphane Richelmi. Às 21h, após ter se passado um quarto da corrida, Gustavo Menezes já estava na segunda posição com o carro n°36. Mas equipe foi realmente se aproximar da vitória durante a noite, alterando a estratégia de corrida em função dos acontecimentos. Consequentemente, durante uma neutralização da prova durante a atuação do carro de segurança, a equipe de Philippe Sinault parou o carro de n° 36 para um check-up preventivo completo.
626-ALPINE-LE-MANS-2016-03
Após assumir a liderança, Nicolas Lapierre passou o bastão a Gustavo Menezes. Em sua primeira participação na prova realizada na região francesa de Sarthe, o californiano deu o máximo durante as três horas em que esteve ao volante, aumentando ainda mais a vantagem da Signatech-Alpine. Quando passou o carro de volta a Nicolas Lapierre, às 4h da manhã, sua performance foi aplaudida pelos fãs em torno da garagem. “Minha única experiência associada a Le Mans se limitava aos vídeos que assisti na internet, mas isso faz parte das coisas que tenho que fazer na vida”, contou Gustavo Menezes após a corrida. “O carro estava perfeito, com um comportamento bastante previsível e um desgaste homogêneo dos pneus, o que tornou nossa tarefa mais fácil”, concluiu.
626-ALPINE-LE-MANS-2016-04
Pela manhã, o carro nº35 abandonaria devido a um acidente, mas o n°36 liderava com uma volta de vantagem. Com um ritmo regular apesar do tráfego intenso, Stéphane Richelmi consolidou o trabalho de seus companheiros de equipe. Foi o francês quem teve a responsabilidade e a honra de cruzar a linha de chegada.
A vitória na categoria LMP2 é o segundo melhor resultado da Alpine na tradicional corrida disputada em Le Mans, perdendo apenas para a vitória obtida na classificação geral no ano de 1978. Graças aos pontos dobrados na chegada em Le Mans, o trio Lapierre / Menezes / Richelmi assume sozinho a liderança do Troféu FIA Endurance LMP2. Já a Signatech-Alpine lidera a classificação reservada às equipes.
626-ALPINE-LE-MANS-2016-06
Classificação LMP2 – 24 Horas de Le Mans
1. Signatech-Alpine n° 36 – 357 voltas
2. G-Drive Racing n° 6 +2’40’’640
3. SMP Racing n° 37 +4 voltas
4. Strakka Racing +6 voltas
5. Eurasia Motorsport +9 voltas

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php