Após ser adiada em dois anos devido à pandemia, a Autopar recebeu mais centenas de expositores e milhares de visitantes nos 30 mil m² do pavilhão do Expotrade em Pinhais/PR
A décima edição da Autopar (Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva), realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2022, teve sabor de reencontro. Após ser adiada em dois anos devido à pandemia, a feira, uma das principais do setor, recebeu mais de 500 marcas expositoras nos 30 mil m² do pavilhão do Expotrade em Pinhais/PR, região metropolitana de Curitiba.
O público participou em peso: mais de 50 mil pessoas de diferentes estados do Brasil e até de outros países foram conferir as novidades do mercado de reposição de autopeças, ferramentas e equipamentos — e fechar negócios, em um verdadeiro clima de festa. Estiveram no evento os principais players do mercado de reposição do Brasil e ficou evidente a alegria de todos pela oportunidade de se rever, matar a saudade, “colocar o papo em dia” e, claro, acelerar os negócios.
A Autopar estava inicialmente prevista para maio de 2020, sendo adiada para setembro do mesmo ano em função da pandemia de Covid-19. Depois adiada novamente para outubro e enfim remarcada para maio deste ano. O evento também contou com outras feiras simultâneas, como TruckParts, Tratorparts, Pró-Funliaria, Audiotech e Retifair, focados nos segmentos de pesados, customização, retíficas, funilaria & pintura, tratores e veículos fora de estrada.
Confira a seguir o que expositores exibiram em seus estandes e a opinião dos executivos sobre a Autopar 2022.
AUTHOMIX
A Authomix apresentou sua linha de palhetas e limpador de parabrisa, além da nova família de lâmpadas, parte de um portfólio de mais de quatro mil itens. Emerson Melo, gerente de Produtos e Comércio Exterior da BR Autoparts e responsável pela Authomix no grupo Comolatti, destacou a participação qualificada do público da feira. “Muitos negócios sendo fechados, chegamos com uma campanha trazendo um desconto adicional que foi um chamariz interessante”, explicou Emerson, que comemorou a volta do encontro presencial com os clientes. “A vivência de encontrar o cliente na feira, um pouco fora do dia a dia, permite uma outra [forma de] negociação e o aprofundamento da relação comercial, que no aftermarket se personifica de uma forma única, como em poucos setores”, afirmou. “Para nós, a pandemia, embora tenha sido muito triste, fez crescer os resultados e esse ponto de contato mais digital com o mecânico e redes sociais estão crescendo cada vez mais”, pontuou.
BOSCH
O estande da Bosch na Autopar teve como destaque o lançamento do sistema de diagnóstico de sistema ADAS, além do filtro de cabine Pure Air Premium e da linha de iluminação, com produtos de 12 e 24 volts. Segundo Marcelo Gomes, diretor de vendas do aftermarket da Bosch no Brasil, apostar no setor de reposição foi fundamental para os resultados da empresa durante a pandemia e celebrou a volta dos eventos. “É um prazer estar de volta ao contato com o público. Ficamos dois anos sem esse contato. Com a pandemia, encontramos novas formas de fazer negócio, aprendemos a fazer follow up de forma virtual, até porque conseguimos abranger um público maior e muito mais rápido, mas não substitui o presencial. Tivemos bons ventos na Bosch para atravessar a pandemia e quando deu aquela parada em março de 2020 a gente apostou que a manutenção ia continuar, porque somos um país extremamente rodoviário e o investimento em disponibilidade de peças fez com que a gente até ganhasse mais market share no setor. Foram dois anos extremamente produtivos”, pontua.
BORGWARNER, DELPHI & DELCO REMY
Após adquirir a Delphi Technologies em 2020, a BorgWarner apresentou em seu espaço produtos das duas marcas, além da Delco Remy, que também faz parte do grupo. As empresas apresentaram embreagens eletrônicas viscosas e ventiladores para motores Mercedes-Benz, motores de partida start-stop para aplicações Renault e Hyundai, novas linhas de suspensão e direção da Delphi, voltadas para carros premium de montadoras como BMW e Audi, além de bobinas de ignição e compressores para diversas aplicações. Em apresentação para a imprensa, Ronaldo Lipari (à dir.), gerente de Vendas Aftermarket da BorgWarner, para a marca Delco Remy, destacou o “momento fantástico” de voltar a participar de eventos. “A gente conseguiu, ao longo desses dois anos nas tratativas online, conversar com o cliente, levar informação, mas nada é tão importante quanto estar presente em uma feira”, afirmou. Guilherme Soares (à esq.), head de Aftermarket da BorgWarner Brasil e América Latina, para as linhas de Turbo e Thermal, também destacou a alegria de participar da “festa” da Autopar. “Estamos aqui para celebrar que estamos com nossos clientes, com nossos amigos e celebrar a vida. No tempo de pandemia, o mercado de reposição foi protagonista e para nós é um orgulho a BorgWarner ter feito parte disso”, afirmou. Sobre expectativas para o segundo semestre, Amaury Oliveira (ao centro), Vice- -Presidente de Aftermarket América do Sul da BorgWarner, para as marcas Delphi Technologies e Delco Remy, comentou que as três marcas estão em um momento positivo, mas que seria “imaturo” achar que aspectos como dólar, custos e lockdowns na China não influenciarão. Porém, afirmou, “até o momento, as três marcas estão encarando o futuro de uma forma muito promissora, positiva, tanto é que os investimentos e lançamentos continuam. A gente está seguindo”, afirmou.
CONTITECH
A Continental ContiTech apresentou sua linha de molas pneumáticas para pesados, além de correias alternativas. Segundo Paulo Alves, diretor geral Business Automotivo da empresa, também foram realizados investimentos na linha de produção. O executivo comemorou a participação da empresa na feira. “Oportunidade fantástica de ter contato pessoal com quem não víamos há muito tempo. Gosto muito do virtual, mas não tem substituição”, explicou. Segundo Alves, o mercado de aftermarket deve seguir vivendo bons momentos neste ano, principalmente por conta da baixa performance do segmento de carros novos, o que deve adiar a troca do carro para muitas pessoas e levar maior demanda para as oficinas. “O mercado se sustenta em momentos de crise. Tenho dúvida se a inflação vai afetar, mas a falta de carros novos mantém o mercado de reposição, então deve ficar até o final do ano nesse nível que a gente está vendo”, afirmou.
CUMMINS
A Cummins apresentou na Autopar sua linha de filtros de combustível E-TOP com a marca Fleetguard, que foram lançados em 2020, mas que por conta da pandemia estão sendo apresentados oficialmente agora pela empresa. “Eles já são campeões de vendas e estamos oficialmente lançando agora esses produtos que estão consolidados no mercado pelo seu ótimo desempenho e apelo ecológico”, destacou Arno Ludwig, consultor de Vendas da divisão de filtros. Segundo ele, a feira foi uma “surpresa agradável” pela presença massiva do público. O executivo não acredita ser possível dispensar o relacionamento interpessoal nos negócios. “É insubstituível e a feira tem mostrado isso. Estamos revendo pessoas e todos estão dizendo que esse contato que estamos retomando agora é maravilhoso”. Em relação ao mercado, ele destaca a importância de se adaptar. “Todo problema nos faz forçar um pouquinho a criatividade e com a pandemia não foi diferente. Tivemos que aprender a trabalhar de outras formas e ainda assim manter os resultados. Hoje, temos alguns problemas com logística, guerra acontecendo, porto de Xangai fechado, mas o aprendizado que a pandemia nos trouxe nos faz superar essas dificuldades com mais bagagem”, afirmou.
DANA
O destaque da Dana foi o lançamento do óleo para diferencial Spicer no aftermarket, lubrificante utilizado nos diferenciais da marca para as montadoras, possibilitando agora que os reparos sejam feitos utilizando a lubrificação original. A Dana também levou para o estande o selante Reinzosil, importado da Alemanha, para motores de alta performance e clássicos. Um dos destaques do produto é que pode ser utilizado em motores equipados com sensores, sem risco de danificar. Luiz Ferreira, diretor de Marketing, comunicação e RI da marca, comentou a experiência de voltar a participar de uma feira de negócios após anos de pandemia e o que espera do mercado. “Uniu a fome com a vontade de comer. Estava todo mundo com vontade de voltar a interagir pessoalmente. Estamos muito satisfeitos de estar aqui. Temos uma série de problemas estruturais em andamento no mercado nos últimos dois anos, desde questões logísticas, subprodutos no mercado, diferença no câmbio, mas, apesar dessas ondas negativas, nós vamos crescer este ano”, afirmou.
DAYCO
A Dayco apresentou sua linha de correias de tração para ATVs e UTVs, além de kits de distribuição que foram lançados recentemente, trazendo correias com tecido de proteção especial no dorso, correias elásticas e vários itens da linha pesada. “Nós sabíamos que o mercado estava carente de feira, com vontade de retornar e a Autopar está superando as expectativas”, afirma Nathalia Amorim, gerente de marketing para a América Latina da empresa. A executiva também pontuou a importância de conciliar o digital com o contato direto com os clientes. “Vamos ter o melhor do presencial com o melhor do digital, que cresceu na pandemia e nos ajuda a chegar a lugares que infelizmente, por conta de o Brasil ser tão grande, se torna difícil chegar presencialmente”. Para Nathalia, o futuro do mercado é promissor. “A gente acredita que a retomada será constante. Tivemos momentos na pandemia com a cadeia de fornecimento, mas por ser uma empresa global, tivemos uma facilidade para puxar de outras fábricas na Europa ou EUA os produtos que a gente precisa”.
DRiV
A DRiV levou à Autopar lançamentos de amortecedores Monroe para as linhas VW Virtus, T-Cross e Nivus; Jeep Renegade e Compass, exibiu amortecedores eletrônicos e novidades da linha Axios, com 84 novos itens entre bandejas e juntas homocinéticas. Ivan Furuya, head de vendas e marketing, também destacou a importância da volta do contato presencial. “É uma alegria muito grande rever as pessoas depois de dois anos e as pessoas também chegarem com alegria. É muito bom estar de volta dessa forma”, festejou. Furuya também vê com bons olhos o desempenho do mercado no curto prazo. “Dentre todos os segmentos, nosso mercado foi o menos afetado. O que foi afetado foi a cadeia de suprimentos. Por conta disso, chegamos a ter amortecedores parados no estoque por falta de parafusos, que o fornecedor não tinha condições de entregar. Mas esse ano eu vejo como positivo, o mercado tem respondido bem. Com o preço dos carros nas alturas, as pessoas têm feito mais manutenção nos veículos e postergado a troca, o que movimenta nosso mercado”, afirmou.
DS
A DS levou para seu estande na Autopar o lançamento do sensor ABS e eletrobombas para limpador de parabrisa e motor de partida a frio. Higor Mattos, gerente de Marketing da empresa, destacou o movimento acima do esperado da feira. “Tínhamos receio, mas surpreendeu, está muito bom em todos os sentidos para exposição da marca e fechamento de negócio com novos clientes”, afirmou. Segundo ele, nada substitui esse contato corpo a corpo com o cliente. “Nesse mercado, (o corpo a corpo) vale muito a pena e traz resultados, tanto é que a DS tem promotorias no Brasil inteiro para levar informação ao mecânico”, destaca o executivo, que cita desafios para o momento atual. “Apesar de a gente ser uma empresa 100% nacional e produzir tudo, algumas matérias-primas como semicondutores e polímeros são importadas. Mas estamos bem animados. Tivemos crescimento exponencial de dois dígitos nos últimos anos e a tendência é crescimento”, projetou.
EMASTER
A fabricante de elevadores automotivos Emaster aproveitou a feira para mostrar diversos lançamentos, como a linha de 3 toneladas, intermediária, que segundo a marca atende a mais de 90% das caminhonetes do mercado. “É um produto mais acessível, para quem não quer deixar as caminhonetes de fora, mas não quer ir para o (elevador) de quatro toneladas”, explicou Flavio Fornasier, sócio da empresa. Segundo ele, a empresa também está pensando no futuro da mobilidade. “Pensamos na chegada dos novos carros elétricos e estamos trazendo elevadores pórticos. É o único modelo nacional e alternativa para os que vêm da China”, destacou. Fornasier fez questão de destacar a importância de participar da feira. “Está show, estamos fazendo vários contatos interessantes. Cada ano que passa a gente vê que a Emaster já tem um espaço no coração dos clientes, que já chegam procurando por lançamentos. A gente estava sentindo falta, a parte digital não tem como ficar de fora, mas o corpo a corpo, estar frente ao cliente, cumprimentar, mostrar o diferencial do nosso produto (é essencial)”, destacou.
GATES
Fabricante de correias de motor, a Gates apresentou a sua linha de produtos, com destaque para a nova bomba d’água elétrica para trens de força eletrificados, já mostrando atenção da marca para esse novo mercado, que começa a ganhar corpo na reposição. Outro lançamento foi a linha de correias para transmissões CVT de scooters. Adriana Cantoni, gerente de marketing da marca, pontuou a importância do feedback que o público traz sobre os produtos, um detalhe importante sobre a participação em feiras. “Essa é a primeira feira que estamos fazendo desde a pandemia, ver tudo que o mercado está falando, saber das expectativas do mercado em relação à Gates. [Virtualmente] você pode mandar catálogo, material e o que for, mas o contato com o aplicador não tem como substituir”, afirmou a executiva. Segundo Adriana, o objetivo para 2022 é seguir em trajetória de crescimento. “Nossa expectativa é continuar esse processo de liderança, trazendo cada vez mais novidades”, afirmou.
GAUSS
A Gauss apresentou uma série de produtos na Autopar 2022, como embreagem viscosa, motor de limpador de parabrisa, motor para ventilador interno, resistência para ventilador e sua tradicional linha elétrica de alternador e injeção eletrônica. Segundo Claudio Doerzbacher, diretor executivo na Gauss, foi o momento ideal para a empresa apresentar o que tem feito nos últimos anos. “Acumulou bastante coisa, estamos aproveitando para apresentar o que temos feito, dobramos nosso catálogo, estamos com mais de duas mil referências. A feira está muito boa, povo com vontade, muitas visitas e clientes, conversas novas”, afirmou. Sobre o mercado, ele se mostra positivo. “É um mercado muito resiliente e anticíclico. Os carros estão na rua e precisam de manutenção. Na pandemia, a Gauss adotou uma posição corajosa de manter a operação funcionando, da forma como era permitida, e crescemos 30% em 2020, 18% ano passado e a meta para esse ano é de mais 20%”, comemorou o executivo.
HELLA
A Hella apresentou na Autopar as barras de led da família Black Magic, que tem muita demanda na linha off road, além da família de faróis auxiliares Hella 500 e Comet, agora com lâmpadas de LED. Reconhecida pela linha de iluminação, a marca aproveitou a feira para mostrar seus sensores e atuadores para sistemas de ignição, alternador e partida, que já eram vendidos na Europa com a marca da empresa. Marcos Osako, diretor de Vendas, destacou a importância da realização de um evento presencial para fechar negócios. “O digital não consegue substituir, ajuda a complementar, facilita em velocidade, mas o presencial é fundamental. É preciso olhar nos olhos para fechar um negócio, algo que o digital não consegue proporcionar”, afirmou. O executivo também destacou o bom momento do mercado. “Durante a pandemia, o mercado cresceu para todo mundo, a dificuldade de se obter um carro novo fez com que a manutenção acontecesse com mais frequência, gerando demanda, abrindo caminho para quem estava bem estruturado”, explicou.
HENGST
Conhecida pelos filtros originais em linhas de veículos pesados, a Hengst apresentou na Autopar sua linha de óleos lubrificantes de câmbio com marca própria. Também levou novos filtros de combustível, além de anunciar a compra de uma nova divisão de máscaras industriais para conjuntos de equipamentos de proteção individual (EPI). Luiz Mirara, CEO da empresa, destacou a importância da apresentação pessoal dos produtos para parceiros comerciais. “Para quem está interessado, poder tocar, ver e não somente olhar o catálogo é um diferencial muito positivo”. Segundo ele, as expectativas para o mercado são as melhores possíveis. “Estou com clientes em fila de espera, uma demanda super acelerada. Nos anos em que tivemos a covid-19 batemos recorde atrás de recorde de vendas, tanto OEM quanto aftermarket. Nossa posição é de entrante no mercado, não temos o maior market share, então a forma de conquistar novos clientes e fãs é estar presencialmente validando nosso produto, mostrando sua performance superior”, afirmou.
ISAPA
A importadora e fabricante de autopeças Isapa apresentou a marca Drivetec com uma linha extensa de produtos, como bandejas, tampa de distribuidor e diversos outros componentes para BMW e modelos importados. Segundo Marcelo Ferreira, gerente Nacional de Vendas da empresa, incluir no portfólio peças de reposição que normalmente são difíceis de serem encontradas no mercado é uma característica da empresa. “Tudo que eu tive dificuldade de achar no mercado estou trazendo nessa linha. A Isapa tem essa característica, de ter muitas peças para vans, picapes, carros importados, então a gente vem fazendo o contrário do mercado”, explica. Segundo o executivo, a Isapa passou por uma fase de crescimento na pandemia e as expectativas são as melhores possíveis para 2022. “Passamos dois anos com falta de feira, com carência de contato, mas o mercado não parou na pandemia; cresceu. Teve um delay lá no começo, mas em maio já estava normal e depois seguiu crescendo. A gente teve um crescimento muito bom ano passado, estamos crescendo nesse quadrimestre e o futuro a Deus pertence”, conta o gerente.
KYB
Especialista em amortecedores e reconhecida como marca original, a KYB foi à Autopar com o objetivo de mostrar que tem aplicações para toda a gama de veículos nacionais, e não apenas com modelos importados e de segmento premium. “Queremos mostrar que temos a tecnologia japonesa que supera a dos concorrentes, produtos dos quais podemos nos orgulhar, não somente para carros importados, japoneses e asiáticos, mas para populares também, ofertando qualidade e garantindo a segurança das famílias”, destacou o presidente das operações da KYB no Brasil, Tatsuya Satoh. Segundo o executivo, o aftermarket no Brasil tem mostrado uma performance superior em relação a outros países. “Em países desenvolvidos o aftermarket não tem tido crescimento, enquanto no Brasil ele tem crescido ano a ano, assim como nós. A matriz [no Japão] fica surpresa de ver como o mercado brasileiro tem crescido. Somos muito gratos ao Brasil e sabemos que seguirá crescendo”, afirmou.
KS KOLBENSCHMIDT
Marcas pertencentes ao grupo Rheinnmetall, KS e Pierburg apresentaram suas linhas completas de componentes para motor, como eletroválvulas, corpo de borboletas, bomba d’água e bomba de óleo. Talita Peres, gerente de Marketing da marca, destacou a quantidade de visitantes que passaram pelo estande da marca. “Recebemos visitantes do Brasil todo, muitos clientes potenciais vindo perguntar das marcas”, afirmou. Segundo Talita, a pandemia gerou mudanças de comportamento, mas a demanda só cresceu. “Foi um período de recorde de vendas. Fizemos questão de nos manter presentes mesmo que não fisicamente. Esperamos que o mercado continue aquecido, a gente vê uma tendência positiva de crescimento”, afirmou. “Os clientes perceberam o esforço da nossa parte de nos mantermos presentes de formas variadas, mas a gente tem como um propósito a tratativa interpessoal que não é substituível e agora voltamos com força. O digital é um braço das estratégias, mas nosso mercado é de relacionamento”, afirmou.
LOJA DO MECÂNICO
A Autopar 2022 marcou a primeira aparição da carreta da Loja do Mecânico, que segundo Rafael Rossato (à dir.), gerente de Marketing, será uma “estrutura móvel que levará cursos, treinamentos e conhecimento, ministrados por parceiros, influenciadores e pela própria Loja do Mecânico”. João Paulo Carloni (à esq.), gerente de Vendas, mostrou os produtos que a empresa trouxe para a feira. “Uma série de ferramentas manuais, como carregador de bateria, máquinas pneumáticas, furadeiras e parafusadeira a bateria, máquinas de solda, TIG, MIG e toda a linha para uso profissional”, citou. Segundo Carloni, a feira superou as expectativas “Está tendo uma aceitação muito boa, a gente fez uma divulgação muito forte nas mídias sociais e o cliente está vindo visitar. Rossato explicou que a empresa, baseada em e-commerce, agora faz o caminho inverso, apostando em relacionamento. “A gente tem um plano de expansão para lojas físicas e temos que ter esse contato. A feira é esse momento, todo mundo propenso a fechar negócio”, destacou.
LUMILEDS/PHILIPS
A Lumileds levou 10 novos produtos Philips, com destaque para as lanternas de inspeção em LED visando auxiliar o trabalho de diagnóstico para mecânicos, eletricistas, funileiros e pintores automotivos por ter temperatura de cor próxima à da luz do sol, refletindo cores com fidelidade. A marca também apresentou a marca Haloway e as barras de LED para uso em off-road. Juliana Guber, gerente de Marketing para América Latina da Lumileds, se surpreendeu com o grande público da Autopar e destacou a importância do encontro presencial. “A gente fez o possível durante a pandemia e as vendas não foram ruins, mas não tem igual poder encontrar os clientes, mostrar os produtos e eles verem a diferença”. Juliana também comentou os atuais desafios do mercado. “Estamos passando por impactos globais, com lockdown na China, guerra na Rússia e uma das nossas maiores fábricas é na Polônia, então tem um impacto logístico. Mas somos uma empresa grande, com contratos globais com grandes fornecedores, então conseguimos garantir o fornecimento”, explicou.
MANN+HUMMEL
Cobrindo linhas pesada, agrícola e leve, a MANN+Hummel levou mais de 100 itens, como filtro de combustível Mann-Filter para Scania e o modelo WK58/6, voltado para a linha leve. “Trouxemos os kits de filtros, por exemplo, que compõem um SKU, composto de filtro de ar, óleo, combustível e cabine, o que facilita muito o dia a dia das auto peças e mecânicos, que não precisam ficar recorrendo a várias lojas para comprar a linha completa. Em uma caixa eles já encontram todos os filtros”, destacou Luciana Steffen, coordenadora de Marketing da empresa. A MANN+Hummel também aproveitou a Autopar para promover o marketplace da marca. A executiva comentou a importância de se realizar eventos presenciais e expectativas para o futuro do mercado. “Nosso segmento é muito emotivo, tem a questão do contato, de rever os colegas, consumidores. Esse evento é uma quebra de paradigmas. A pandemia acelerou para colocar as pessoas no futuro, inovar na forma como a gente comercializa e abrir a mente para inovação, utilização de produtos com materiais recicláveis e preocupação com o meio ambiente”, pontuou.
MAXON OIL
A Maxon Oil aproveitou a Autopar para apresentar seu novo posicionamento de marca. Flávia Gulin, CMO da Maxon, explicou esse novo conceito: “Estamos trabalhando desde 2021 em um novo branding, uma renovação da marca, com visual mais minimalista. O principal lançamento é nosso selo de qualidade ‘Smart Choice’ em todas as embalagens, indicando que essa é a escolha inteligente para o consumidor”, afirmou a executiva, que explicou que a combinação de qualidade do produto com posicionamento de preço um pouco abaixo da concorrência é o diferencial da marca e resulta em uma escolha inteligente para o consumidor. Por trabalhar com um derivado de petróleo, commodity que tem sofrido com alta dos preços no último ano, a CMO da Maxon enxerga alguns desafios para o mercado. “Nosso produto é um derivado de petróleo, então estamos vivendo uma dificuldade em relação a essas altas expressivas. Mas, na Maxon, pelas análises estratégicas e de risco que a gente faz, ficamos confortáveis porque nosso produto cresce exatamente por ser uma escolha inteligente”, explica.
NGK
A NGK levou seu portfólio de bobinas de ignição com mais de 60 tipos e cinco lançamentos de bobinas individuais top coil de última geração. “Entramos com sete tipos de bobinas e hoje temos mais de 60 exatamente pela ótima aceitação. Estamos entre as principais marcas do mercado, somos referência”, afirmou José Eduardo de Souza, chefe de departamento de assistência técnica da NGK. A marca também apresentou sua linha de velas aquecedoras para motores diesel. Segundo ele, o retorno dos eventos era bastante esperado. “É importante a retomada desse contato presencial. Não paramos o contato online, atendendo aos protocolos, porém a volta do contato com o cliente é fundamental para os negócios continuarem com resultado positivo”, diz ele, que aposta em crescimento para o futuro. “Atingimos as metas de forma surpreendente e esperamos um crescimento consolidado. As pessoas estão ficando cada vez mais tempo com seus carros, então o aftermarket vai ficar cada vez mais forte”, analisa.
PARAFLU
A Paraflu apresentou sua linha completa de líquidos de arrefecimento, com a novidade de embalagem de 5 litros pronta para uso. Marcio Batista, diretor Comercial na Paraflu, destacou a importância da oportunidade de reencontrar clientes e fechar novos negócios. “Superou nossas expectativas, recebemos clientes de todas as regiões. Está com ar de feira nacional, com certeza uma das principais do mercado de reposição e peças”, contou. “O relacionamento humano ainda é fundamental nas relações de negócio, mas não podemos ficar à margem da tecnologia, das novas técnicas de vendas, que também são importantes no processo. Porém, a relação humana mostrou mais uma vez a sua força”, afirmou. Segundo Batista, os resultados até o momento foram positivos e a expectativa é de crescimento. “Fizemos nosso trabalho focado no cliente, com grandes resultados e crescimentos consideráveis. Para o pós- -pandemia, esperamos que se mantenha e até melhore”, projetou.
RANALLE
A Ranalle trouxe diversas novidades para a Autopar, como kits de distribuição e bombas d ‘água para a linha leve, além do seu catálogo para linha pesada. Segundo Letícia Eleutério, gerente de Vendas da marca, a Ranalle também está ampliando seu galpão, o que aumentará sua capacidade de logística e de aumento do portfólio de produtos. A executiva destacou o grande movimento da feira. “Está surpreendendo desde o primeiro dia. Muitas visitas, pessoal interessado e de todos os estados. Está sendo de grande valia. Estávamos com saudade, há dois anos sem esse contato. É isso que a gente leva, não é só venda e compra”, destacou. Letícia também espera bons resultados para o restante do ano. “Durante a pandemia foi um susto, ninguém sabia o que ia acontecer, mas seguimos na direção contrária: investir, colocar mais matéria-prima, um novo galpão e investir para que quando tudo voltasse nós tivéssemos presentes para abastecer os clientes. Foi uma estratégia boa e esperamos que seja ainda melhor agora que todo mundo se reencontrou”, afirmou.
RIOSULENSE
A Riosulense apresentou como lançamentos seu kit Pistão e Anel para a linha Fiat; camisas de cilindro para motores Ford Zetec Rocam 1.6 8v; e o eixo de comando para a linha leve, além de pistões para família GM e para motocicletas, como Honda Pop 100; camisas de cilindro da Honda CG 160 e válvulas de admissão e escape para VW Amarok e motores de três cilindros. Natália Vasconcelos, gerente comercial da marca, comemorou o sucesso da feira. “Está mais movimentada do que a gente pensava. [Participantes do] Brasil todo e também outros países. Ficamos dois anos sem se ver, sem ter feiras, sem visitas e agora estamos matando a saudade de clientes e parceiros”, afirmou a executiva, que vê o digital como um complemento, mas não substituto para o relacionamento pessoal. “Não tem como substituir. O que a gente descobriu é que as ferramentas de comunicação virtual são um apoio, mas não substituem. É importante como um suporte quando se está em um estado, precisando falar com outro. É um complemento, mas não substitui. E a feira está mostrando isso”, explicou.
SEG AUTOMOTIVE
A SEG Automotive levou para a Autopar sua linha de motores de partida, alternadores, unidades completas para todos os segmentos de linha leve, utilitários, caminhões e fora de estrada, como agrícolas e mineração, que compõem ao todo cerca de 120 itens. “Identificamos que havia uma demanda reprimida de todos os profissionais de aftermarket para esse momento, de restabelecer contato e gerar negócios”, comentou Fábio Juliato, diretor Geral de Aftermarket. “Por trás de uma grande marca como a SEG sempre tem ótimos profissionais e quando temos esse contato é possível transmitir isso, nossa seriedade e compromisso em atender bem”, afirmou o executivo. “Justamente no início (da pandemia) a gente começou a fazer o aftermarket e crescemos muito, porque o mecânico já pede pelo nosso produto, que é o produto original que está debaixo do capô do veículo. A gente, então, começou a desenvolver nossa rede de distribuidores e parceiros e estamos crescendo numa velocidade muito grande”, explicou.
SKF
A SKF trouxe como destaque para a Autopar bomba de óleo, sincronismo de corrente, além de diversos produtos para a linha pesada. “Estamos muito felizes, o mercado estava com abstinência de rever os amigos, criar oportunidades de negócio, com muita energia positiva. A SKF está muito feliz”, disse Daniel Leite, diretor comercial automotivo para a América Latina da marca. Ele comemorou a volta dos eventos e pondera que o atendimento ao cliente misturando o virtual e o presencial, deve ser o futuro para o mercado de reposição. ”A pandemia forçou a gente a entender novos caminhos e, hoje em dia, o híbrido entre o que a gente aprendeu digitalmente e o que estamos retomando na parte de relacionamento vai trazer um mundo de oportunidades”, afirmou. O executivo também se mostrou animado com o desempenho do mercado. “É um mercado muito robusto e muito maduro. A dificuldade de venda de novos veículos vem movimentando em níveis recordes as vendas de carros usados e consequentemente trazendo mais demanda para a reparação”, pontua.
STARKX & STAMPJET
Atuantes em segmentos diferentes, mas pertencentes ao mesmo grupo, Stampjet e Starkx passaram a ganhar mais sinergia. Segundo o diretor de operação das marcas, Eric Kiriyama, o início desse processo se deu durante a pandemia. “Quando [a Starkx] foi concebida, em 2018, teve uma separação natural, por serem segmentos distintos, embora voltados para o aftermarket. Desde 2020 estamos buscando a união das duas marcas e dos nossos times”, afirmou. Para o evento, a Starkx trouxe a linha SKX, marca própria de testadores de baterias, carregadores, auxiliares de partidas e a estrela do catálogo: sistema de calibração ADAS. Já a Stampjet trouxe sua linha de contrapesos para balanceamento de rodas de caminhões e motocicletas. Segundo Kiriyama, a volta dos eventos presenciais é fundamental para o setor. “Nosso público gosta de pegar o equipamento para efetuar a compra e isso ficou evidente neste primeiro evento. Então, esse modelo híbrido, que se complementa, é a chave do sucesso”, explica.
TAKAO
A Takao levou à feira um catálogo de mais de 300 lançamentos entre linhas de comando de válvulas, de correntes, parafusos, biela, bomba d’água, pistões, entre outros produtos para todas as famílias de motor. André Nieto, CEO da empresa, comemorou o reencontro com o mercado. “É uma alegria. O mercado reunido em um lugar, todo mundo com saúde, encontramos clientes do Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, então estamos muito felizes de ver a feira tão movimentada”, afirmou. “É um mercado de muita proximidade, o olho no olho é imprescindível. O digital não substitui, só acrescenta”, destaca o CEO, que viu grande crescimento para a empresa nos últimos anos e se mantém positivo para o futuro. “A Takao acelerou o crescimento, avançando mais de 30% no ano passado, com muito planejamento de demanda. Este ano, a gente vê o mercado se reequilibrando, com muitos concorrentes que talvez tenham sofrido mais voltando forte, mas ainda esperamos um retorno de dois dígitos”, projeta.
TECFIL
O estande da Tecfil apresentou diversas novidades na feira, como filtro de câmbio automático, a linha de palhetas Max Vision, além da Max Pro, de filtros para pesados. Segundo Plinio Fazol, gerente de marketing e desenvolvimento de novos produtos, a Autopar mostrou a vontade do mercado de se reencontrar. “Estávamos aguardando muito essa feira, quando todo mundo pudesse se encontrar sem máscara. O modelo digital funciona, mas não substitui 100% o relacionamento. A gente precisa se encontrar, sentar, conversar, sentir a temperatura do mercado. O modelo híbrido é o que vai vingar, porque o digital é bom quando precisa de velocidade e escala, mas nada substitui mostrar a cara”, opina. O executivo destacou o crescimento da Tecfil no período e as expectativas para o futuro. “A gente não parou, investimos mais, ganhamos participação, contratamos gente e crescemos muito nesses dois anos, graças a Deus e ao bom trabalho junto aos clientes. Esperamos que o segundo semestre seja ainda mais aquecido que o primeiro”, afirma.
TOTALENERGIES
A TotalEnergies, empresa detentora das marcas de lubrificantes Total e Elf, exibiu em seu estande na Autopar lançamentos e produtos de destaque do portfólio das duas marcas. Pela Elf, a principal novidade é a gama de lubrificantes voltada a scooters, com o óleo de motor Scooter4City 10W-30 semissintético, além de exibir a linha ELF Evolution de lubrificantes para veículos leves, ELF Moto destinada a motocicletas. Com a marca Total, um dos produtos em destaque foi o Quartz 9000 Xtra Future FGC 0W-20, um óleo sintético formulado para veículos híbridos. Segundo a empresa, ele conta com propriedades de economia de combustível, auxiliando na redução de emissão de poluentes. Também foram expostos outros produtos da linha Total Quartz Ineo e a linha Quartz 7000 (semissintéticos). Para caixas de câmbio, a fabricante levou os óleos Total Traxium (voltada a câmbios manuais e diferenciais) e Fluidmatic (todos os tipos de câmbio, incluindo automáticos epicicloidais, dupla embreagem e CVT).
URBA-BROSOL
A Urba-Brosol levou para a feira alguns lançamentos, como bomba de óleo e bomba d’água para modelos 3 cilindros e produtos para família Mercedes-Benz na linha pesada. A marca também aproveitou o evento para lançar sua campanha para autopeças e mecânicos, a “Copa de Prêmios Urba”. Luiz Tocci, diretor Comercial da marca, se mostrou feliz com a grande adesão do público ao evento. “Surpreendeu bastante. Muitas visitas de negócio, amigos que não víamos há três anos. Esse é um mercado de contato, estava fazendo falta. Recebi clientes do México, Venezuela, África, Paraguai e Chile. Então foi acima das expectativas. Relacionamento e confiança fazem a diferença”, contou. O executivo destacou ainda as expectativas para o setor. “Durante a pandemia tivemos problemas com suprimentos e matéria-prima, mas fizemos a modernização do nosso parque industrial e estamos com desempenho acima do pré-pandemia. Para o segundo semestre, esperamos crescimento como vem acontecendo com nosso setor”, afirmou.
ZEN
A ZEN trouxe para a feira mais de 200 itens, com destaque para a linha de motores de partida e alternadores, além de rolamentos. David Catasiner, diretor de Vendas e Marketing da empresa, comemorou o bom andamento do mercado de reposição. “Está difícil para as montadoras, mas a reposição está aí. Hoje, o faturamento está mais alto [na reposição] do que com as montadoras. A frota não está crescendo pela falta de venda de zero quilômetro, mas está envelhecendo, então estamos vendo um bom desempenho. Essa falta de venda a gente vai sentir lá na frente, vai ter um buraco, mas esse ano será extremamente positivo.”, analisou. O executivo também destacou a importância de se fazer negócio de forma pessoal, que agora voltou a ser possível com o arrefecimento da pandemia. “As empresas são feitas de pessoas. Por mais que você consiga fazer negócio por videochamada com alguém que conhece há muitos anos, nada substitui a conversa, a linguagem corporal. A reposição é uma grande família e aqui é como um grande almoço de família, um reencontro”, festejou.
ZM
A ZM apresentou como novidade na Autopar o seu catálogo de suspensão para a linha leve e terminais de direção para pesados. São mais de 12 linhas de produtos e a empresa promete ainda mais novidades. “A dinâmica da ZM é essa, nunca parar, sempre lançar”, afirma Poliana Zimmerman, coordenadora de Marketing da empresa. Na visão da executiva, o mercado estava “sedento de feira”, superando as expectativas. “Conseguimos ver clientes que não víamos há muito tempo e está tudo muito bem organizado, público engajado e focado. Vamos colher bons frutos nesse evento, que abre o pós-pandemia”, afirmou ela, que não vê substituto para o contato humano. “O olho no olho e aperto de mãos precisavam voltar e ainda bem que voltaram”, destacou. Sobre o mercado, Poliana vê com bons olhos o restante do ano. “As montadoras pararam e os carros precisam ser reparados, então o mercado cresceu e isso vai continuar. Além disso, o poder econômico não está fácil, as pessoas estão optando por comprar carros usados, fazendo o mercado vai crescer”, opina.
Por Flávio Faria
Entrevistas & fotos Fernando Lalli