O grupo Affinia Automotiva conseguiu reduzir o volume de efluente gerado no processo galvânico de haste de amortecedores na fábrica da Nakata. Antes de ser descartado, o resíduo passa por tratamento para não causar impacto no meio ambiente. De 2009 para 2012, a quantidade do material gerado na fabricação caiu de 420 m³ ao ano para 20 m³/anual.
Nos últimos três anos, a fabricante também diminuiu 30% do consumo de água e 17% na utilização de energia. Segundo Frank Yoshida, coordenador de gestão da qualidade da Affinia, os resultados alcançados foram possíveis devido ao EHS (Environmental, Health e Safety), política de compromisso com o meio ambiente, saúde e segurança, implantada globalmente na companhia.
“Com certeza, a prática da Política EHS, em conjunto com as certificações da ISO14001 (Meio Ambiente) e OHSAS18001 (Saúde e Segurança) é fator significativo na busca da melhoria contínua dos processos de produção, garantindo agilidade e levando em conta as questões ambientais e de saúde e segurança”, ressalta Yoshida.