No dia 26 de novembro, São Paulo/SP celebrou o Dia do Balconista de Autopeças – data que desde 2010 faz parte do Calendário Oficial de eventos da capital paulista. “O balconista é um profissional fundamental no mercado de reposição. É ele quem ajuda o reparador e o consumidor na escolha das peças para a manutenção do veículo”, afirma a gerente de marketing da Affinia, Sabrina Carbone,
Sabrina afirma que, atualmente, com a variedade de peças, o balconista de autopeças precisa de apoio e suporte da fábrica para atender bem o cliente. “Como a venda está mais técnica, o conhecimento sobre o produto é um fator determinante e cabe ao fabricante levar informação ao varejo”, diz a gerente de marketing.
A Affinia – que detém as marcas Nakata, Spicer e Wix – ressalta a importância do profissional dentro da cadeia do mercado de reposição, além de fornecer informação técnica desenvolvendo uma série de ações, como palestras técnicas, campanhas de incentivo, interação no site da empresa, Facebook, Twitter, Youtube e central de atendimento.
Entre as ações, a empresa destaca a série de treinamentos com foco no profissional da cadeia, com programas ministrados em conjunto com o Senai e palestras técnicas realizadas no próprio local da oficina ou da loja. Em 2011, segundo a Affinia, 11 mil profissionais receberam treinamentos e palestras gratuitas, enquanto a central de atendimento, que fornece informações sobre os produtos, recebeu 70 mil ligações.