Recentemente disseminada com o nome de sustentabilidade, a cultura da reciclagem é uma ideia praticada por muitas empresas do setor automobilístico, como a fabricante de amortecedores Nakata, empresa do grupo Affinia. Desde 1974, quando iniciou a produção de amortecedores, “a companhia envia para as siderúrgicas sucatas metálicas que são utilizadas como um dos componentes para fabricação de novos aços”, explica Frank Yoshida, coordenador do sistema integrado de gestão da Affinia Automotiva.
Outras ações de destaque que evidenciam a consciência ambiental da marca são a reciclagem de anodo de chumbo, que representa uma economia de cerca de 34% para a empresa, o reuso de banhos de enxágüe, que totalizam uma economia de 52m³ de água por mês e a destinação correta dos resíduos, recicláveis ou não.
Para o total reaproveitamento de componentes, a Affinia faz doações de cartuchos de impressoras e campanhas de reciclagem para a Obra São Francisco Xavier, que oferece cursos de informática, corte e costura, artesanato, entre outros, para crianças e jovens carentes, a partir de seis anos de idade, cadastrados na instituição.