A AEA (Associação de Engenharia Automotiva) destaca que a manutenção do veículo, associada a forma de dirigir mais o planejamento são questões que colaboram para a redução do consumo de combustível, num momento em que o álcool subiu em torno de 50% e a gasolina 10%, em comparação ao custo médio de 2005. Nesse sentido, a associação orienta o motorista para respeitar a categoria do óleo especificada no manual do veículo; os pneus devem ser calibrados conforme especificação do fabricante, a cada duas semanas, sempre quando estiverem frios; a suspensão deve estar sempre alinhada para diminuir o atrito dos pneus no pavimento; e o filtro de pólem deve ser substituído nos intervalos estipulados.
Com relação aos hábitos da direção, o principal é acelerar suavemente, não esticar as marchas e nem trocá-las prematuramente e desligar o motor em grandes congestionamentos. Nas subidas, deve se evitar ultrapassagens que requerem redução de marcha e aceleração do veículo. Além disso, o excesso de velocidade é prejudicial ao consumo de combustível e a segurança do motorista e passageiros. Em relação ao planejamento, deve se evitar deslocamentos curtos em que o motor não atingiu a temperatura normal de funcionamento, evitar pontos de congestionamentos e anotar num caderno dados de abastecimento. “Se a frota da cidade de São Paulo, de mais de cinco milhões de veículos, aproveitasse essas simples sugestões, obteríamos índices significativos de economia de combustível e diminuição na emissão de poluentes”, declara o diretor técnico da AEA, Paulo Lozano.