Confira como é feita a troca das lâmpadas do farol dianteiro (lanterna, pisca-alerta, farol alto e baixo), do farol de milha e do pisca-alerta traseiro em um Honda Fit 2009
Projetado para aproveitar todo o espaço possível em seu habitáculo e no cofre do motor, o Honda Fit é um dos carros mais complicados para alguns reparos. Com pouca folga para o trabalho do mecânico no cofre do motor, procedimentos básicos como a troca das lâmpadas requer paciência e sensibilidade. Em parceria com a Osram, mostramos nesta reportagem a melhor maneira para se substituir as lâmpadas dos faróis dianteiros e os piscas-alertas traseiros de um Honda Fit 2009.
Para se ter uma ideia de como cada espaço dentro do Fit é disputado, tivemos que desmontar os faróis dianteiros do veículo (o que demandou também a retirada dos para-choques) para que pudéssemos mostrar em fotos os detalhes do procedimento. Entretanto, é possível fazer a troca das lâmpadas sem a remoção do farol.
Alguns cuidados devem ser tomados na aplicação. O promotor técnico da Osram, Edrei Silas Lopes, adverte que, durante o reparo, não se deve colocar a mão no vidro da lâmpada. “A oleosidade natural da nossa pele vai marcar e danificar o vidro”, explica Edrei. “Se acontecer de a lâmpada ser tocada sem querer, pegue a lâmpada e utilize um pano seco ou papel toalha e limpe o vidro. Aí você pode utilizar a lâmpada normalmente”, orienta.
O reparador também deve orientar seu cliente a não dar partida no motor com os faróis ligados. “Isso vai gerar sobrecarga no sistema e oscilação de energia na lâmpada, que pode vir a queimá-la ou mesmo comprometer sua vida útil”, afirma o especialista da Osram.
Conjunto ótico dianteiro
1) O procedimento nas lâmpadas de pisca-alerta e “pingão” são semelhantes. Para ter acesso ao conector de seta, remova o pino-trava que faz a fixação do reservatório de água do limpador do para-brisa. Para a lanterna, não há impeditivos fora a limitação de espaço.
2) Nas duas lâmpadas, após desconectar o chicote, pressione para dentro e gire o soquete no sentido anti-horário para destravá-lo. Retire o soquete (2a). No caso do soquete da lâmpada “pingão”, se necessário, utilize um alicate, mas cuidado para não danificá-lo (2b).
3) Para a troca, basta desencaixar as lâmpadas antigas (no pisca, girando no sentido anti-horário) e colocar as lâmpadas novas.
4) Para recolocar o soquete, observe que sua base possui quatro travas, formando uma cruz, na qual uma dessas travas é mais grossa. Preste atenção na hora do encaixe. Faça o procedimento inverso da desmontagem.
5) A característica principal das lâmpadas PY21W Diadem Chrome no pisca-alerta, e W5W Cool Blue na lanterna, é estética. As lâmpadas “somem” quando não estão acionadas, deixando o conjunto ótico mais harmonioso, evitando, no caso da seta, o efeito popularmente conhecido como “gema de ovo” causado pela cor alaranjada da lâmpada original.
6) No farol principal, o conector é diferente do das outras lâmpadas: não possui engate rápido (6a). Para remover a lâmpada do farol, é necessário também remover a borracha de vedação (6b).
7) Em seguida, observe a trava que prende a lâmpada do farol em seu lugar. Destravá-la é um dos pontos mais complicados da operação. Tome cuidado para não danificá-la. Remova a lâmpada em seguida.
8) Observe o encaixe da lâmpada nova. Ela possui três abas em “Y” na base, que devem ficar plenamente acomodadas no encosto de seu receptáculo. Aqui, foi utilizada uma lâmpada H4 Night Breaker. A sequência da montagem segue a ordem inversa da desmontagem.
Farol de milha
9) No farol de milha, a troca requer a retirada da capa plástica e do farol em si. Remova inicialmente os parafusos de fixação da capa. Observe que a capa possui uma trava de encaixe.
10) Depois, solte os três parafusos de fixação do farol. Na retirada, tome cuidado para não danificar o chicote. Remova o conector.
11) Para retirar a lâmpada, basta girar no sentido anti-horário para desencaixá-la. Coloque a lâmpada nova observando o encaixe correto e certifique-se de que ela está bem travada.
Pisca-alerta traseiro
12) As ligações do farol traseiro estão protegidas por uma capa plástica acessível pelo porta-malas. Basta utilizar uma chave de fenda na abertura apropriada e será possível o acesso a todas as lâmpadas.
13) Remova o conector da lâmpada de pisca-alerta e o soquete a exemplo do que foi feito antes no pisca-alerta dianteiro.
14) Basta substituir pela lâmpada nova e recolocar o soquete e o conector corretamente.
Mais informações – Osram: 0800 55 7084
Onde liga o fio responsável pela luz de freio de ré Honda fit 2009
Muito bom dia, preciso trocar a lãmpada do farol , alto/baixo, pergunto é necessário retirar o Farol? Não entendi pelo informativo, da OSRAM