O etanol contido na gasolina (18 a 27%) não é prejudicial para veículos antigos que rodam pouco? Por experiência própria, adiciono uma pequena quantidade de óleo 2T à gasolina, e com isso protejo todo o sistema da ação corrosiva do etanol. Importante: estou me referindo a veículos antigos, carburados.
ANDRE – VW 1200
Via YouTube O Mecâniconline
Realmente, os componentes do sistema de alimentação veículos antigos não foram construídos prevendo essa quantidade de etanol que temos na gasolina hoje, o que pode causar uma deterioração deles. Utilizar óleo 2T pode até ajudar a proteger esses componentes (não há comprovação científica disso). No entanto, ao queimar essa mistura, estão sendo favorecidas as formações de depósitos de carvão nas cabeças dos pistões (que quando excessivas podem gerar pré-ignição), nas canaletas dos anéis do pistão, podendo travar os mesmos e prejudicar a sua função de vedação e nas válvulas. Logo, não recomendamos esse procedimento. Ao invés disso, recomendamos a utilização de gasolina Premium, que tem menor teor de etanol, nos “Clássicos”.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: [email protected]