Minha dúvida é sobre as pastilhas de freio. Estas, quando em uso, apresentam folga do disco de freio ou estão em constante contato com ele? Se tal folga é pertinente (devido ao recuo do pistão), qual a medida correta? É possível verificar esta folga no momento do diagnóstico? Por fim, isso pode significar problema na pinça ou no sistema hidráulico?
William Cruz
Via Site O Mecânico
Assunto quente que frequenta muitos foros. Pouco ou quase nada é mencionado a respeito na literatura acadêmica, assim como, nos manuais técnico/comerciais de sistemistas, que se limitam a mencionar a sua existência e que:
a) Quando excessivamente baixa pode, após o aquecimento do conjunto, provocar toque da pastilha no disco, quando o freio não se encontra acionado. Consequentemente: superaquecimento do conjunto e perda de performance e aumento de consumo de combustível do veículo.
b) Quando excessivamente alta: aumento do curso do pedal de freio e tempo de resposta do sistema.
No que diz respeito a valores, os mesmos, quando especificados, devem constar dos manuais de reparação das montadoras.
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