A importância da lubrificação após a retífica

retífica motor Motorservice

Empresa alerta para os riscos e dá orientações sobre como fazer a lubrificação correta após o processo de retífica do motor

 

A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall que comercializa as marcas premium de componentes motor Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, reforça a importância da lubrificação após o processo de recondicionamento de uma moto. A retífica por ser necessária por vários motivos: correia dentada danificada, superaquecimento, falta de lubrificação, problemas na injeção, entre outros. Se for o caso, a empresa lembra que quando o motor é recondicionado todos os componentes são limpos. Ou seja, não há mais óleo no circuito.

Por isso ser tão importante que, desde a primeira partida, todas as bronzinas sejam adequadamente lubrificadas com óleo o mais rapidamente possível. A orientação da empresa é pressurizar e preencher com óleo as galerias de óleo do motor, o filtro de óleo e o radiador de óleo.

A Motorservice esclarece que esse processo é essencial porque os motores com óleo pressurizado podem alcançar a pressão de óleo adequada muito mais rápido e a lubrificação suficiente nos mancais depois de poucas rotações no motor. E para evitar o desgaste ocasionado por lubrificação insuficiente, a dica é que todos os motores recebam o preenchimento com óleo pressurizado.

É possível usar, por exemplo, um pressurizado de óleo com acumulador de pressão, bastando colocar o óleo especificado pelo fabricante no recipiente, fechar a válvula de alívio e atingir uma pressão de cerca de 2,5 bar com bomba manual ou dispositivo de pressurização a ar conectado. Contudo, vale a atenção com a pressão máxima de óleo especificada pelo fabricante, que não deve ser excedida para que não danifique os elementos vedadores ou componentes utilizados.

Outra recomendação é que, se for possível, use um ponto de conexão localizado na frente do filtro de óleo. Esses pontos podem ser bujões já existentes no canal de óleo ou no ponto de conexão do pressostato de óleo. Uma vez conectado, o óleo é pressurizado sob pressão constante nas linhas de alimentação de óleo do motor.

O mecânico também deve ficar atento para que o nível de óleo no recipiente não atinja níveis abaixo do mínimo estabelecido. Importante: se o ar for sugado durante o enchimento e pressurizado para dentro do circuito de lubrificação, todo o processo precisará ser repetido. A Motorservice orienta fazer a pressurização do óleo no motor sem o cárter e a tampa de válvula, o que permitirá observar quais mancais receberam a lubrificação. Então já será possível aliviar a pressão do pressurizador de óleo e fechar o circuito de óleo de motor, dando a primeira partida.

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