A Mercedes-Benz anunciou, no último dia 17, os fornecedores que mais se destacaram ao longo de 2013, em evento realizado no Espaço Mercedes, situado na fábrica de São Bernardo do Campo/SP. Segundo a marca, o evento contou com a presença de mais de 400 pessoas e foram anunciados os vencedores do Prêmio Interação 2013 e os destaques da 4ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental. Os fornecedores foram premiados nas categorias de inovação tecnológica, excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços.
Na categoria “Inovação Tecnológica” a vencedora foi a ZF Sistemas de Direção, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de direção completos, enquanto a Chevron Brasil Lubrificantes, que atua na produção de petróleo, fabricação de gás, lubrificantes e aditivos químicos foi a vencedora da categoria “Excelência em Custos”. No quesito “Excelência Operacional em Qualidade” o prêmio foi entregue para a Valeo, fornecedora de componentes, módulos e sistemas integrados e a IBRATEC, fornecedora de peças técnicas e de segurança.
A Tuper e Yazaki foram os destaques na categoria “Excelência Operacional em Logística”. A Tuper fornece sistemas de exaustão para a montadora, enquanto a Yazaki é especializada em chicotes elétricos. Na categoria “Excelência em Material Indireto/Serviço”, três empresas conquistaram o prêmio da Mercedes-Benz: Algar, Viação Cometa e Jedel. A Algar é responsável pela Central de Atendimento da montadora, a Viação Cometa trabalha no transporte rodoviário de passageiros e a Jedel fabrica metal duro para usinagem em geral.
A categoria “Excelência” teve como vencedores as fornecedoras Cinpal e Maxiforja. A primeira é fornecedora de semi-eixos, eixos de freio, engrenagens, entre outros enquanto a segunda atende o mercado de peças forjadas nos segmentos automotivo e agrícola.
No prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013, ao Ripack ficou em primeiro lugar, a Schaeffler em segundo e a Magneti Marelli em terceiro, submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, equipe técnica ambiental do BNDES e Universidades Unicamp e Unesp. A Ripack atua no mercado de embalagens, enquanto a Schaeffler e a Magneti Marelli trabalham no setor de componentes automotivos.