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Umicore explica características dos catalisadores para veículos diesel

Catalisador Umicore

A Umicore explica as principais diferenças entre os sistemas de controle de emissões de poluentes para os veículos a diesel. As tecnologias disponíveis são: Catalisador de Redução Seletiva (SCR), Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e Filtro Catalítico de Partículas para Motores Diesel (cDPF). Para atender ao PROCONVE P8, que passará a vigorar em janeiro de 2023, os motores precisarão utilizar todas, em conjunto.

O Catalisador de Redução Seletiva (SCR) tem a função de reduzir os óxidos de nitrogênio (NOx) emitidos pelo motor em nitrogênio (N2) e água. Empregando uma solução aquosa de ureia (ARLA 32), a amônia (NH3) presente leva à reação química que diminui até 95% das emissões de NOx. Esses catalisadores podem ser produzidos com substratos cerâmico e corrugado, este último muito eficiente nos veículos pesados. De acordo com a empresa, o corrugado possui um sistema morfológico trimodal, com micro, meso e macroporos, que fazem com que os gases tóxicos atinjam com mais facilidade as camadas catalíticas.

Já o Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) visa absorver e converter os hidrocarbonetos (HC) não queimados na combustão e o monóxido de carbono (CO) emitidos pelo motor em gás carbônico e água. Esse sistema também transforma o monóxido de nitrogênio (NO) em dióxido de nitrogênio (NO2).

Por fim, o Filtro Catalítico de Partículas para Motores Diesel (cDPF) é, atualmente, utilizado apenas em veículos movidos a diesel no Brasil. Essa tecnologia reduz mais de 90% a emissão de material particulado, uma vez que a peça também possui função catalítica. A empresa ressalta que os filtros retêm as partículas e as convertem em CO2 e água, purificando os gases de exaustão e permitindo que o componente seja regenerado para novas filtrações.

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