Com requisitos mais brandos e menor custo, a Qualificação de Serviços Automotivos foi criada para ser a primeira etapa de uma oficina de reparação em busca da Certificação IQA.
A busca pela excelência de qualidade em serviços de reparação automotiva está cada vez mais intensa entre os profissionais das oficinas e uma das maneiras mais eficientes de proporcionar esse compromisso ao consumidor é conquistar as certificações do setor, como a do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).
Para facilitar esse processo de certificação e apoiar as empresas que buscam crescimento e diferenciação no mercado, o IQA passa a disponibilizar a Qualificação de Serviços Automotivos, um título de qualificação com exigências de equipamentos e requisitos reduzidas, para funcionar como a primeira etapa no processo para a Certificação IQA.
É importante ressaltar que a empresa que investe na Qualidade diferencia e valoriza seu negócio, percebendo oportunidades de melhoria, deixando seus clientes mais satisfeitos e reduzindo custos através da diminuição dos desperdícios.
A nova qualificação foi criada para atender às oficinas automotivas e varejo de autopeças, que buscam um reconhecimento de seu negócio, porém ainda não estão adequadas para a certificação IQA. De acordo com a instituição, essa qualificação é uma nova possibilidade de aprimorar os processos e iniciar contato com as práticas da qualidade, necessárias para uma certificação IQA com reconhecimento Inmetro *, além de contar com o suporte do Sindirepa e do Sincopeças.
Esse novo modelo de qualificação permite que a empresa invista num processo de melhoria contínua, por meio da especialização de sua mão-de-obra, gerenciamento de informações técnicas e administrativas, e da maneira correta de utilizar as ferramentas e equipamentos, conforme as normas brasileiras. Isso significa mais clientes para sua oficina, saindo satisfeito e indicando seus serviços para os amigos.
Para maiores informações contate o IQA- Instituto da Qualidade Automotiva pelo site www.iqa.org.br, e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 5533-4545.
Vantagens do certificado:
– Crescimento da lucratividade – Melhoria contínua dos processos – Aumento da satisfação do cliente – Redução de custos (pela diminuição de desperdícios) – Maiores possibilidades de permanência no mercado – Interação e comprometimento da equipe |
Etapas da Qualificação:
– Solicitação de Proposta – Análise Técnica – Pré-Auditoria (opcional) – Auditoria de Qualificação – Emissão do Certificado – Auditorias de Manutenção |