Conheça os detalhes da desmontagem do câmbio no hatch da JAC, com a troca de disco, platô e rolamento de embreagem
por Fernando Naccari fotos Lucas Porto
Sob o pé esquerdo está o pedal com uma das maiores responsabilidades na condução do veículo: o da embreagem. Além de fazer a ligação entre o motor e o câmbio, ela embreagem tem a missão de fazê-lo de maneira suave, mas com a aderência necessária para promover a melhor resposta do veículo nas mais variadas condições de tráfego. Foi neste quesito que o proprietário do JAC J3 2011, de 105 mil quilômetros rodados, tinha sua principal reclamação: em algumas situações parecia faltar força e, além disso, o pedal duro era um problema notado.
Dessa forma, o hatch de origem chinesa foi encaminhado à oficina Hightech, onde o mecânico e proprietário da oficina, Roberto Ghelardini Montibeller realizou a análise e substituição do conjunto com o apoio do técnico de campo da ZF Sachs, Laércio Pereira. Após a desmontagem do conjunto, os componentes foram analisados, onde percebeu-se que o kit de embreagem presente ainda era o original de fábrica e apresentava excessivo desgaste do disco. Além disso, com a utilização de um dinamômetro de pedal, Laércio confirmou que este estava realmente “pesado”.
“No teste, identificamos que para acionar o pedal totalmente, foi necessário gerar uma força de 10,46 kgf, enquanto o valor considerado normal varia entre 6 a 9 kgf”, comentou.
PEÇA DE REPOSIÇÃO
Laércio explica que o kit de embreagem aplicável ao JAC J3 2011 é o de código 3000 954 368, composto por platô, disco e rolamento. Ele ressalta ainda que o mecânico deve sempre conferir se a embalagem do produto não foi violada e conferir a integridade dos componentes.
DESMONTAGEM
1. Inicie o processo com a desconexão dos cabos da bateria com uma chave combinada de 10 mm, começando pelo polo negativo. Para liberar espaço, já que o coxim superior esta localizado embaixo da bateria.
2. Em seguida, para soltá-la de seu suporte, utilize uma chave L12 mm.
3. Com uma chave L10 mm, solte os parafusos que fixam a tomada de ar frontal do motor e, em seguida, remova-a.
4. Para soltar a capa plástica superior do motor, são quatro parafusos removidos com a chave L10 mm.
5. Remova a mangueira que liga a caixa do filtro de ar ao TBI do motor. Para tal, utilize uma chave de 8 mm ou fenda pequena, assim são desapertadas as respectivas abraçadeiras.
6. Solte os 4 parafusos de fixação da caixa do filtro de ar com uma chave L10 mm.
7. Após a retirada do conjunto do filtro de ar, solte o suporte inferior da bateria. São três parafusos de 12 mm que podem ser removidos com uma chave L12 mm.
ATENÇÃO: Note que, preso ao suporte, há um conector fixado por trava. É necessário desencaixá-lo a fim de permitir a remoção completa do suporte.
8. Remova a trava do atuador de embreagem com o auxílio de uma chave de fenda pequena, utilizando-a como uma pequena alavanca. Ela fixa a ponta do atuador à alavanca de seleção de marchas e fica na região inferior desta. Após isso, remova o respectivo pino de fixação.
9. Com uma chave L12 mm, solte o atuador da embreagem de seu suporte fixo à carcaça do câmbio.
10. Desloque o atuador junto com suas respectivas mangueiras “para o lado”, junto à longarina esquerda. Isso liberará espaço para posterior remoção do câmbio.
11. Desencaixe o interruptor de marcha à ré.
12. Agora, utilize uma chave combinada de 14 mm para remover o suporte do chicote que vai preso junto à carcaça do câmbio em sua região frontal.
IMPORTANTE: Para evitar a perda de parafusos, Roberto aconselha deixá-los pré-apertados em sua sede, fato que facilitará encontra-los na montagem.
13. Solte também a trava do cabo do trambulador. O tipo de trava é idêntico ao utilizado no passo 8, com a diferença de que, neste caso, não há um pino móvel.
14. Na parte traseira, confira que também há outra trava que fixa o outro cabo. Repita conforme o passo 13.
15. Remova o suporte dos cabos que é fixado a um segundo suporte preso à carcaça do câmbio. São três parafusos sextavados de 12 mm. Neste, há uma bucha em borracha que, caso apresente degradação (neste caso havia), deve ser substituída.
16. Mova os cabos juntos ao seu respectivo suporte para trás, a fim de liberar espaço no cofre do motor.
17. Retire o cabo terra que é preso por um suporte à carcaça do câmbio. Note que o parafuso é passante e também tem a função de fixar a caixa do câmbio ao bloco do motor. A chave utilizada aqui é uma L12 mm.
18. Continue desapertando os demais parafusos que fixam o câmbio em toda a volta superior.
19. Agora, instale o suporte que segurará o motor quando os coxins forem removidos. Atente-se para o gancho de apoio no próprio motor e para posicionar os “pés do suporte” de maneira segura nas laterais, sem que danifique os faróis.
20. Com duas chaves, uma combinada de 18 mm e um cabo de força com soquete também de 18 mm, afrouxe o parafuso de fixação do coxim superior do câmbio.
21. Solte os três parafusos de 18 mm que fixam o suporte do coxim do câmbio à carcaça deste. traseiro.
22. Com o auxílio de outro mecânico, realize a remoção completa do parafuso de fixação do coxim superior do câmbio.
23. Remova o coxim superior do câmbio.
24. Com uma parafusadeira pneumática, desparafuse as rodas dianteiras.
25. Retire os contrapinos que travam as porcas dos cubos de rodas e, em seguida, remova-as com um soquete sextavado de 32 mm.
26. Solte os contrapinos de fixação dos terminais de direção e, em seguida, suas respectivas porcas de fixação com uma chave combinada de 18 mm.
27. Com um extrator específico, solte os terminais de direção das mangas de eixo.
28. Para soltar os pivôs, utilize uma chave combinada de 18 mm.
29. Faça uma alavanca entre o pivô e o cubo de rodas, para facilitar o desencaixe entre as partes. No entanto, tome cuidado para que não haja danos entre os componentes. Faça o mesmo procedimento em ambos os lados.
30. Solte a manga de eixo da ponta de eixo.
31. Desaperte a porca inferior de fixação das bieletas com uma chave combinada de 14 mm. Para tal, posicione esta chave na porca que a trava na barra estabilizadora e, entre ela e a bieleta, utilize uma chave fixa de mesma medida, o que permitirá segurar o conjunto para que ele não gire junto durante o processo.
32. Retire as capas protetoras internas das caixas de roda e os protetores de cárter (que são divididos entre esquerda e direita). Para isso, utilize uma chave Phillips pequena e uma L10 mm. Faça o processo em ambos os lados.
33. Com uma catraca com soquete de 14 mm, solte o parafuso do coxim frontal inferior do câmbio. Lembre-se de utilizar também uma chave combinada de mesma medida para segurar a respectiva contraporca de fixação.
34. Repita o processo no coxim traseiro inferior.
35. Para remover a travessa inferior, utilize uma catraca com extensor e soquete sextavado de 18 mm. São quatro parafusos.
Atenção: Na parte traseira da travessa, atente-se para o comprimento de cada parafuso, pois ambos possuem tamanhos diferentes.
Importante: Com a travessa fora, aproveite para conferir o estado dos coxins e, detectando-se algum problema, realize a substituição destes.
36. Solte os parafusos sextavados de 10 mm que prendem a chapa protetora da cremalheira do volante do motor.
37. Após ter soltado a chapa protetora, com uma chave combinada de 12 mm, solte ambos os parafusos que fixam o motor de partida em sua sede. São apenas 2, um superior e um inferior.
38. Com o motor de partida solto, afaste-o para garantir a retirada da caixa de câmbio.
39. Desconecte o conector do sensor de rotação.
40. Novamente com uma chave de 12 mm, termine de desapertar os parafusos restantes que fixam a caixa de câmbio ao bloco do motor.
Atenção: Note que, novamente, há parafusos de comprimentos diferentes na fixação do câmbio.
41. O próximo passo é remover o semi-eixo do lado direito. Para tal, utilize uma chave combinada de 12 mm e 10 mm para remover o seu suporte de fixação junto ao câmbio. Em seguida, remova o suporte do escapamento que é fixado junto ao coletor.
Atenção: ao sacar o semi-eixo, irá ocorrer o vazamento do óleo do câmbio. Neste caso, utilize uma bandeja coletora ou recipiente próprio para posterior descarte adequado.
42. Após escoar todo o óleo do câmbio, utilize um suporte para apoiar e facilitar a retirada do câmbio
43. Com a ajuda de outro mecânico, force o desencaixe da caixa de câmbio dos seus respectivos guias, para assim desacoplá-la totalmente e permitir o acesso ao conjunto de embreagem. Em seguida, desça o conjunto em segurança no suporte.
44. Agora desaperte o platô de embreagem do volante do motor com uma chave L12 mm e retire-o juntamente com o disco.
Importante: Com a peça desmontada, foi constatado o excesso de desgaste do disco de embreagem, bem como marcas de superaquecimento no platô e volante do motor.
ANÁLISE E MANUTENÇÃO NA CAIXA SECA
45. Com uma chave sextavada de 16 mm, solte a porca que fixa o eixo do garfo de embreagem à carcaça do câmbio e, em seguida, remova sua haste externa.
Atenção: note que o eixo do garfo é estriado e não possui um guia. Assim, aconselha-se realizar uma marcação no eixo e na haste para garantir uma correta posição de montagem.
46. Para remover o garfo de embreagem, puxe o rolamento no sentido do acionamento, até que este se desloque do eixo piloto do câmbio e possa ser retirado.
Importante: Analise as pontas de contato do garfo de embreagem com o rolamento, do eixo do garfo e das buchas-guia inferior e superior. Havendo desgaste excessivo ou dano, opte pela troca do componente.
47. Realize a limpeza da caixa seca, a fim de se remover os resíduos gerados pelo desgaste do material de atrito do disco de embreagem.
48. Com uma escova, realize também a limpeza das estrias do eixo piloto e aproveite para conferir o estado geral do tubo guia.
MONTAGEM DOS COMPONENTES
O processo de montagem é iniciado pelo mancal (rolamento). Atenção: Antes de instalá-lo, confira que este é autocentrante. Além disso, o material interno plástico é autolubrificante, portanto, não utilize nenhum tipo de graxa para lubrificá-lo, pois isso gerará aumento do atrito e, consequentemente, aumento do desgaste.
49. Monte o rolamento no garfo de embreagem, encaixe na parte inferior e utilize a bucha superior para terminar de centralizá-lo em sua sede.
50. Aproveite a marcação realizada no eixo do garfo em relação a haste superior externa e aperte a porca que trava o conjunto com uma chave sextavada de 16 mm.
51. Antes de iniciar a montagem do disco e do platô no volante, confira se as estrias do disco deslizam suavemente no eixo piloto, tomando cuidado para não tocar no material de atrito com as mãos sujas.
carro.
52. No platô, realize a limpeza da placa de pressão do platô com álcool isopropílico, a fim de se remover a oleosidade da peça.
Atenção: antes de encaixar o disco e o platô ao volante, atente-se para o lado de montagem: o lado do pacote de molas deve ficar voltado em direção ao volante.
Atenção: antes de realizar a montagem do conjunto ao volante, é recomendada a usinagem de sua superfície, a fim de deixá-la novamente plana e com característica semelhante ao que era quando nova. O quanto este volante do motor pode “receber um passe” deve ser avaliado pelo profissional.
53. Posicione o platô da embreagem junto com o disco no volante e dê um pré-aperto em alguns parafusos, a fim de deixá-lo pré-fixado, mas ainda com capacidade de ter o disco ajustado quanto à sua centralização.
54. Com a ferramenta 9AK11, da King Tony, centralize o disco de embreagem em relação aos dentes da mola membrana do platô.
55. Agora que o disco está centralizado, aperte os parafusos do platô com uma chave L12 mm, de forma alternada, para que a peça se ajuste de maneira uniforme ao volante do motor. Vale lembrar que o torque final recomendado deve ser de 15 Nm e deve ser realizado com torquímetro.
56. Posicione novamente o coxim sobre o suporte articulado e suba o câmbio com cuidado até que fique em uma posição em que possa ser reapertado em sua sede.
57. Encaixe o motor de partida e reaperte seus dois parafusos.
58. Alinhe o semi-eixo direito, de forma que encaixe no câmbio. Fixe o seu suporte com os três parafusos.
59. O próximo passo é posicionar e parafusar o suporte do escapamento.
60. Monte o semi-eixo do lado esquerdo na manga de eixo e instale o pivô do lado esquerdo.
Importante: repita os passos 59 e 60 também do lado direito.
61. Encaixe a bieleta e fixe-a na barra estabilizadora com sua respectiva contraporca. Repita o processo em ambos os lados.
62. Instale e reaperte o terminal de direção. Não esqueça de colocar o respectivo contrapino em sua posição.
63. Agora, monte e aperte a porca da ponteira da homocinética com sua porca-trava sextavada de 32 mm e trave-a também com seu contrapino.
64. Encaixe o interruptor do sensor de marcha-ré.
65. Monte o suporte do coxim superior do câmbio. Utilize uma chave fixa de 18 mm e outra catraca com soquete também de 18 mm, utilizando-a para dar o aperto.
66. Encaixe as pontas dos cabos do trambulador em suas respectivas posições e prenda-os com a trava correspondente a cada um juntamente com sua arruela.
67. Fixe o atuador de embreagem em seu suporte com o auxílio de uma chave L12 mm. Em seguida, prenda a ponta do atuador à haste de acionamento do garfo de embreagem com sua respectiva trava. Atenção: a trava fica em uma posição de difícil acesso, montado por baixo da haste seletora. Se possível, utilize um espelho para facilitar a visualização do local.
68. Coloque a travessa que possui os coxins inferiores do câmbio/ motor. Não esqueça que, na parte traseira, há parafusos de tamanhos diferentes.
69. Monte os parafusos passantes dos coxins e, com uma catraca com soquete de 18 mm, além de uma combinada de mesma medida, aperte-os.
70. Retire o bujão e faça o reabastecimento do óleo de câmbio. Para facilitar, utilize ou adapte um funil. Utilize aqui um soquete sextavado de 17 mm.
71. Substitua o fluido do sistema hidráulico de embreagem por um novo DOT4, que é o utilizado e recomendado pela JAC para o veículo.
Atenção: Não esqueça de realizar a sangria no atuador, a fim de permitir que todo o ar seja expulso e que a eficiência tanto da embreagem, quanto dos freios (pois compartilha o reservatório de fluido), não sejam prejudicadas.
72. Instale os protetores de cárter do lado esquerdo e do direito.
73. Com uma chave Phillips pequena e uma L10 mm, prenda a capa de proteção de ambas as caixas de rodas dianteiras.
74. Prenda novamente o suporte inferior da bateria com uma chave L12 mm.
75. Fixe a caixa de ar do motor em seu suporte com os 4 parafusos sextavados de 10 mm.
76. Conecte a mangueira de admissão que liga o filtro de ar ao TBI. Utilize uma chave de 8 mm ou fenda pequena, assim é possível reapertar suas respectivas abraçadeiras.
77. Instale a bateria e ligue os seus respectivos polos com uma chave combinada de 10 mm, iniciando o processo pelo positivo.
78. Para finalizar, monte as rodas e saia com o veículo para um teste de rodagem, assim certifique-se de que tudo está funcionando de acordo.
Atenção. Finalizada a troca da embreagem, repetiu-se o teste de carga no pedal e o dinamômetro revelou que os pesados 10,46 kgf foram reduzidos para 6,74 kgf.
Mais informações – SAC ZF – SACHS: 0800 019 44 77
Colaboração técnica – Oficina HighTech site: oficinahightech.com.br