
Confirmado para ser produzido na futura fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia/RJ a partir de 2016, o Range Rover Evoque traz mudanças em sua versão 2016. A linha é oferecida no mercado brasileiro em quatro diferentes versões de acabamento, com apelos distintos: SE, SE Dynamic, HSE e HSE Dynamic.
Todas elas são equipadas com o conjunto motor–câmbio que traz propulsor Si4 de 240 cv de potência e 340 Nm de torque, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e à velocidade final de 217 Km/h. A motorização SD4 2.2 Diesel também está disponível. Na nova versão do modelo, passa a contar com sistema Start/Stop para auxiliar na economia de combustível.
A caixa de câmbio ZF-9HP teve relação de marchas configurada para oferecer mais força em velocidades reduzidas ou em situações de retomada, ideais para ultrapassagens. Já em velocidade de cruzeiro, as rotações são bastante reduzidas o que ajuda na economia de combustível, na preservação do motor e permite um nível quase imperceptível de ruído na cabine.
Além de novo sistema de som e entretenimento, o Range Rover Evoque 2016 traz Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.
Já a tecnologia de Vetorização de Torque (Torque Vectoring) distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade. Os sistemas de auxílio à condução incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.
O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo. Já o modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.