O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação especializado no setor automotivo e acreditado pelo INMETRO, apresenta a certificação de centros de reparação referenciados pelas seguradoras de veículos na Automec 2007, entre 10 e 14 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Atualmente existem 157 centros de reparação no País (58 linha leve e 96 pesados) com a certificação IQA. O projeto convida as seguradoras a indicarem sua rede referenciada para auditoria, com o intuito de atender os padrões de qualidade exigidos pelo consumidor.
O projeto começou com um grupo piloto da seguradora Sulamérica, formado por 20 centros de reparação da Grande São Paulo, na modalidade funilaria e pintura, de um total de mais de 700 empresas reparadoras da rede no País. Além da Sulamérica, outras nove grandes seguradoras estão na lista do IQA para propor a certificação da rede.
Segundo o IQA, cerca de 80% da frota brasileira, formada hoje por 22 milhões de veículos, são reparados pela rede independente, ou àquelas não ligadas às montadoras. Sem parâmetro legal ou conhecimento técnico na hora de escolher uma oficina de reparação de veículos, muitos proprietários não se sentem confortáveis de que o estabelecimento não apresente as credenciais necessárias para consertar o veículo com qualidade.
“As oficinas precisam se preparar para acompanhar as evoluções tecnológicas e também mudar a forma do atendimento ao consumidor, que hoje está mais exigente e possui muita informação”, conta José Nogueira dos Santos, diretor do IQA, instituto que tem em seu conselho diretor o Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). “Com a certificação do IQA, o centro de reparação passa a apresentar um diferencial fundamental no setor terciário e importante em relação ao mercado, pois é a credencial de um órgão acreditado pelo próprio governo”, finaliza o diretor do IQA.