GM traz novo Omega em agosto

2259A General Motors do Brasil importou a nova geração do Chevrolet Omega 2008 da GM Holden, na Austrália e irá lançá-lo no mercado doméstico na segunda quinzena de agosto deste ano. O visual do modelo foi totalmente renovado, tanto no interior quanto na parte externa, além de inovações em seus equipamentos mecânicos, incluindo um novo sistema de freio.

A distância entreeixos do carro foi aumentada para 2.915 milímetros, com ganho de 126 mm, possibilitando a ampliação do conforto e do espaço interno, sem qualquer prejuízo à estabilidade e desempenho. Além disso, o carro oferece tecnologia desenvolvida para evitar acidentes, conhecida como Electronic Stability Program (ESP), que é responsável pelo gerenciamento de outros programas específicos como o sistema ABS (Anti-lock Braking System), EBD (Electronic Brakeforece Distribution), EBA (Eletronic Brake Assist) e o TCS (Traction Control System). Ainda no quesito segurança, o veículo oferece além dos tradicionais airbags frontais e laterais, airbags tipo cortina que quando acionados, se projetam de cima dos vidros laterais, protegendo principalmente a cabeça dos ocupantes.

A parte eletrônica  teve a sua capacidade de microprocessamento elevada, garantindo novos índices de segurança e a incorporação de equipamentos ainda mais sofisticados e úteis para o motorista e passageiros. O porta-malas também ganhou maior capacidade de volume, agora com 496 litros. Houve uma ampliação de 31 litros em relação ao porta-malas do modelo anterior, que era de 465 litros.

Os sistemas de suspensão dianteira e traseira também são novos, com junta esférica dupla na dianteira e braços multi-link na traseira, oferecendo uma sofisticada dirigibilidade e proporcionando maior conforto. O sistema de transmissão automático oferece cinco marchas com o dispositivo “Active Select” na própria manopla do câmbio, design projetado para atender aos consumidores, que permite a opção da troca de marchas também pelo motorista.

O automóvel possui um novo sistema de ventilação, aquecimento e ar-condicionado com ‘dual zone’, que permite uma diferenciação da temperatura desejada pelo motorista e passageiro que vai ao seu lado. As funções do ar-condicionado podem ser ajustadas com o auxílio do display colorido multi-função posicionado no painel central do veículo.

Existem ainda informações dos sensores de estacionamento traseiro, que por meio de um diagrama apresentado no display do painel central, possibilita indicar a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos quando a marcha à ré é acionada. A estrutura do veículo é ultra-rígida e foi aperfeiçoada para acentuar a segurança, com materiais de elevada resistência e estruturalmente otimizada com zonas de deformação na dianteira e traseira.

O automóvel vem equipado com o motor Alloytec V6 3.6 litros (seis cilindros em formato de ‘V’), que foi recalibrado privilegiando o seu torque. Atinge potência de 250 cv (187kW a 6000 rotações por minuto – rpm), com torque de 350Nm (35 kgf.m @ 2600 rpm). O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 8s1, alcançando uma velocidade máxima de 229 km/h. Antes de começar a ser vendido, o novo Omega foi tropicalizado pela engenharia da GM do Brasil, incluindo uma calibração do motor para o uso da gasolina utilizada no mercado brasileiro, que tem uma mistura de cerca de 25% de álcool.

A versão do Omega produzida no Brasil foi lançada em 1992 e saiu de linha em 31 de julho de 1998, com produção de 93.282 unidades durante esse período, incluindo a station-wagon Suprema, que foi produzida de março de 1993 a julho de 1996, num total de 12.221 unidades. Em 1999, a GM substituiu o ‘Omega nacional’ por uma nova geração do automóvel, produzido pela GM Holden, na Austrália, um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos da GM.

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