Veja o passo a passo da troca da bandeja, pivô da suspensão, terminal da direção e barra axial da direção do compacto da Volkswagen com motor 1.0, ano 2008/2009
F. Tavares
Isabelly Otaviano
Diferente do que muitos pensam, suspensão de veículos não se resume apenas às molas e amortecedores. O amigo mecânico sabe muito bem que esse importante componente vai além do que se imagina. Uma bandeja de suspensão danificada, por exemplo, pode prejudicar todo o conjunto, fazendo com que o proprietário tenha muita dor de cabeça com gastos, ou pior, comprometer toda a segurança de quem conduz o veículo.
Por isso, a Revista O Mecânico traz para esta edição uma reportagem sobre a troca do sistema de suspensão dianteira de um Volkswagen Gol G5 1.0 Flex, ano 2008/2009, com aproximadamente 200 mil km rodados, quilometragem suficiente para deixar qualquer possante gritando por uma bela revisão e reparação.
O Gol G5 possui suspensão McPherson na dianteira, um dos tipos mais comuns encontrados em veículos leves. O sistema é composto principalmente por bandeja, pivô, manga de eixo e conjunto de amortecedor e mola.
A bandeja de suspensão tem a função de, trabalhando em conjunto com os demais componentes, ligar a roda ao chassi do veículo e contribuir para o melhor funcionamento do sistema, controlando o posicionamento dos componentes para que eles atuem em diversas situações como subir e descer, para frente e para trás, ou para dentro e para fora.
Já os terminais de direção interligam a articulação axial com a roda do veículo, o que possibilita os movimentos angulares. As barras axiais fazem a transmissão dos esforços e movimentos do mecanismo da direção para as rodas direcionais do veículo e atua, em conjunto com a barra, fazendo a ligação da caixa de direção com o terminal de direção.
Os pivôs da suspensão são pinos articulados que prendem o cubo da roda à suspensão e fazem a união entre as partes suspensas (chassi, carroceria) e as partes não suspensas (telescópico, manga de eixo, cubo de roda).
Por tudo isso é importante que o amigo mecânico coloque na cabeça dos clientes que, se uma dessas peças falhar, todo o componente de suspensão pode ser danificado.
Para este procedimento, contamos com a ajuda de dois profissionais da Perfect, empresa atuante no mercado de peças para reposição há 20 anos. Luiz Augusto, coordenador Técnico e Paloma Queiroz, técnica promotora, fizeram a substituição da bandeja, pivô, terminal da direção e barra axial da direção do veículo.
Ausência de barra estabilizadora e bieletas
Não há uma regra específica da montadora sobre quais Gol G5 1.0 são equipados com barra estabilizadora e bieletas ou não. Existem carros idênticos rodando nas ruas com e sem esses componentes – o mecânico só tem como saber se há barra estabilizadora ou não olhando pessoalmente a suspensão do carro. Preste atenção, porque isso influi inclusive na compra das peças: um amortecedor sem suporte de bieleta não pode ser instalado em um carro com barra estabilizadora. Caso vá fazer a manutenção da suspensão desse modelo, não compre as peças antes de ver o carro do cliente.
Procedimento
1) Com o veículo ainda no chão, solte os parafusos da roda, mas não completamente. Esse processo deve ser feito com o carro ainda no piso para a roda não girar em falso. Lembre-se sempre de usar os equipamentos de segurança.
2) Para manter o balanceamento da roda, faça uma marcação tomando como referência o parafuso mais distante do bico de ar.
3) Para a remoção da bandeja de suspensão, remova os parafusos que a unem ao pivô de suspensão.
4) Utilizando um soquete 18 mm ou chave combinada, solte os parafusos que fixam a bandeja ao agregado (4a e 4b).
5) Verificamos que a bucha da bandeja de suspensão estava com uma ruptura. Esse problema pode gerar instabilidade na direção ao frear ou acelerar o veículo, prejudicando a segurança de condutor e passageiros. Substitua a peça nessas condições.
6) Após a soltura da bandeja, verifique a situação do pivô. No veículo utilizado nesta reportagem, houve ruptura na coifa, gerando vazamento da graxa no componente. Se isso acontecer, substitua a peça.
7) Retire o terminal de direção para verificar a barra axial. Para esse procedimento é recomendando o uso de uma chave 19 mm e de um saca-terminal.
8) Ao remover o terminal de direção, foi verificado um corte no guarda-pó. Assim, o terminal deve ser substituído completo.
9) Com alicate de corte, retire as fitas elásticas da barra axial de direção. Existe uma fita em cada extremidade da coifa.
10) Após extrair as fitas elásticas, remova o guarda-pó do terminal axial. Verifique as condições do guarda-pó, se há corte ou ruptura em suas extremidades.
11) Remova a barra axial e com a ajuda de uma morsa (11a), verifique se há folga nesta peça. Neste caso havia, por isso foi feita a substituição (11b).
11
11a
11b
OBS: Antes de remover a porca da barra axial, conte os filetes de rosca para manter a mesma posição aproximada da rosca que irá na barra nova.
12) Coloque a nova barra axial e a coifa, que deve ser fixada com uma cinta elástica, ou enforca-gato.
13) A porca da barra axial deve ficar aproximadamente na mesma posição que ficava a antiga, para manter a geometria do veículo. Por isso, antes de remover a antiga, deve-se contar os filetes de rosca.
14) Aplique o novo terminal de direção na barra axial e, posteriormente, conecte o terminal na manga de eixo do veículo.
15) Conecte o pivô de suspensão na manga de eixo do veículo.
16) Para a instalação da bandeja de suspensão, os parafusos devem ser apenas apontados (sem aperto final) nos locais indicados para depois receberem o torque definitivo.
17) Para dar o torque final, comece pelo parafuso da parte de trás da bandeja. Depois disso, aplique e apenas encoste o parafuso da frente, pois o aperto final será dado apenas com o veículo apoiado no solo.
18) Acople a bandeja ao pivô da suspensão e fixe com as porcas, utilizando o torquímetro.
19) Após a fixação do parafuso final na bandeja de suspensão, realize a calibragem e a geometria do veículo.
Mais informações: Perfect peças automotivas 0800 726 4800
Atenção galera:
Aquele aviso de ao retirar a roda, marcar a posição para manter o balanceamento, é falso..o balanceamento das rodas independe de posição das mesmas..inclusive pode e deve ser feita o cruzamento das rodas, para ajustar os desgastes dos pneus.
Balanceamento e alinhamentos, se fazem regularmente para manter o veículo em boas condições de rodagem.
Bom dia Herman, tudo bem?
De acordo com a Perfect Brasil o torque de aperto é de 60Nm.
Atenciosamente,
Victor Piccin
No item 18 utiliza-se o torquímetro para aplicar o torque correto no pivô,qual o torque recomendado?
Tenho um Voyage G5 1.6
Troquei os 4 amortecedores, e coloquei rodas 225/40/18.
Mais sinto que as dianteiras batem duras em pisos irregulares, isso vai danificar minha suspensão?
O que posso fazer pra reforçar ela? Para que possa usar essas rodas sem preocupação?
Eu tenho um gol g6 básico e ele não tem barra estabilizadora se eu quiser por tem jeito
Eu troquei os amortecedores do meu g5 2010 e continua batendo o mecânico disse q quando ele foi trocar os amortecedores não tinha bieletas