F-Truck: Roberval vence e leva decisão para Brasília

2492O paulista Roberval Andrade (Scania) venceu a etapa de Campo Grande/MS e conseguiu atingir seu objetivo de levar a decisão do campeonato para a última etapa do ano marcada para o próximo dia 16 de dezembro, em Brasília. Felipe Giaffone (Volkswagen), que esperava sair da prova como campeão da temporada, ficou com o segundo lugar no pódio e mantém 17 pontos de vantagem sobre Roberval, que sabe bem que apenas vencer a próxima corrida não basta para ele conseguir seu segundo título na categoria. Para Andrade, é preciso também que o piloto da Volkswagen não consiga um bom resultado na etapa final.

“Esta foi minha primeira vitória no ano e também a corrida mais difícil desta temporada. O caminhão do Felipe estava bem melhor do que o meu, e na curva da vitória, na última volta, tive a primeira posição ameaçada devido a um problema de vazamento, mas ainda consegui cruzar a linha de chegada em primeiro lugar”, disse o piloto.
Giaffone, por sua vez, que largou da 19ª posição – devido a um problema no motor do seu caminhão ocorrido durante a tomada de tempo no sábado à tarde – fez uma corrida de recuperação e ainda conseguiu terminar na segunda posição. “Se eu conseguisse chegar ao pódio já seria uma vitória, mas no início da corrida contei muito com a ajuda dos pilotos mais lentos e não tive problemas para fazer as ultrapassagens. Além disso, meu caminhão estava muito bom”, explicou. O piloto assumiu o segundo lugar na 13ª volta e passou a pressionar Roberval. Por várias vezes tentou fazer a ultrapassagem na freiada no final da reta dos boxes.

A chuva que caiu durante toda à noite de sábado em Campo Grande se estendeu durante as primeiras horas da manhã, e no momento da largada, às 13 horas, o tempo estava nublado, o asfalto úmido e os pilotos preferiram ir para a pista com pneu de pista molhada. Nos boxes das equipes de Andrade e Giaffone, a expectativa era saber qual o tipo de pneu que o adversário entraria na pista.

Apesar de ter sido bastante disputada, a corrida em Campo Grande aconteceu sem nenhum acidente, a não ser as tradicionais “escapadas”, com destaque para o paranaense Leandro Totti, que saiu da pista por várias vezes e ainda conseguiu terminar a prova a prova na sexta posição.

Um dos incidentes na 13ª volta envolveu o paulista Valmir Benavides, que liderava a prova desde largada e recebeu um toque lateral de Vinicius Ramires. Seu caminhão saiu da pista e o piloto abandonou a competição. “Avaliei errado, pois pensei que já havia feito a ultrapassagem quando tentei posicionar meu caminhão à frente dele. Apesar do retrovisor do lado direito estar sujo, e ter prejudicado minha visibilidade, reconheço que cometi um erro”, disse Ramires, que também não completou a prova e pediu desculpas pessoalmente a Valmir Benevides.

Com o segundo lugar obtido de Giaffone, mais o terceiro de Jonatas Borlenghi e o quarto de Renato Martins, a Volkswagen somou 320 pontos e abriu uma diferença de 128 pontos à frente da segunda colocada, a Mercedes-Benz, no Campeonato de Marcas e sagrou-se campeã de Marcas da temporada 2007.

Apesar do mau tempo, um público estimado em 25 mil pessoas compareceu ao autódromo para acompanhar a penúltima etapa do campeonato.
Resultado da prova:

1 – Roberval Andrade
2 – Felipe Giaffone
3 – Jonatas Borlenghi
4 – Renato Martins
5 – Luiz Zappelini
6 – Leandro Totti
7 – Geraldo Piquet
8 – Vignaldo Fizio
9 – José Maria Reis
10- João Maistro
11- Fred Marinelli
12- Regis Boéssio
13- José Cangueiro
14- Fabiano Brito
15- Djalma Fogaça

Não completaram:
Vinicius Ramires
Valmir Benavides
André Carreira
Adalberto Jardim
Wellington Cirino
Diumar Bueno

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php