Empresas celebram Dia Mundial do Meio Ambiente

Para ressaltar a importância do Dia Mundial de Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, montadoras de automóveis e concessionárias de rodovias realizam atividades para conscientizar a população.

– GM
Dentre as montadoras, a General Motors do Brasil realiza diversas atividades para conscientizar os funcionários em todas as unidades industriais e comerciais instaladas no País. As atividades consistem em palestras, exposições, plantio e doação de mudas. Já os colaboradores que participarem de gincanas a respeito de coleta seletiva irão concorrer a uma visita na Estação de Tratamento de Efluentes, em sua respectiva unidade de trabalho.

A GM do Brasil possui Estações de Tratamento de Efluentes no Brasil e desde 1976 possui um departamento específico para gerenciar a área do meio ambiente. Essa foi uma das principais ações que permitiu à empresa conquistar a ISO 14001. A implantação da coleta seletiva em todas as unidades, reciclagem de materiais e o programa de auto-monitoramenteo de qualidade da água, ar e resíduos sólidos também foram fundamentais.

Nas concessionárias da Rede Chevrolet, em São Paulo, serão oferecidos check-ups ecológicos de 15 itens e distribuição de 10 mil mudas de árvores e 10 mil lixeiras ecológicas de papel reciclado para automóveis. Além disso, a GM do Brasil, em parceria com a SOS Mata Atlântica, participará do Programa Florestas do Futuro com o plantio de cinco mil árvores nativas. O programa incentiva o reflorestamento e a recuperação de áreas com espécies nativas.

– Ford
A Ford promove até 6 de junho ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nass fábricas de São Bernardo e Taubaté, ambas em São Paulo, no Campo de Provas, em Tatuí, no interior paulista, e no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari/BA. A programação inclui oficinas de reciclagem para os empregados, exposições, palestras ministradas por profissionais da área ambiental, além do plantio de mil mudas. O Porto da Ford, Terminal Privativo Miguel de Oliveira, em Candeias/BA, também realizará iniciativas ambientais com distribuição de panfletos, doação de mudas, mutirão de limpeza da praia e a escolha do mascote ambiental.

Em paralelo às ações comemorativas, a Ford mantém uma parceria permanente com a ONG Trevo, em São Bernardo, Tatuí e Taubaté, e a ONG RENOVE, em Camaçari, para recolher óleo de cozinha usado, entregue pelos empregados. Com a coleta, são produzidos materiais de limpeza que são encaminhados a instituições sociais assistidas pela montadora. Nos ambientes administrativo e fabril, as campanhas de reciclagem de papel, plástico, latas de alumínio, garrafas pets, pilhas, baterias e cartuchos de impressoras são contínuas.

-Renault
A Renault do Brasil destaca que desde sua implantação no País, no final dos anos 90, trabalha para que suas ações se desenvolvam e mobilizem os colaboradores e a comunidade sobre a importância de preservar a natureza. As iniciativas ambientais englobam todos os processos de criação de veículos, desde os estudos iniciais para se empregar um determinado material, até a reciclagem de resíduos industriais. No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais/PR, por exemplo, a montadora preserva uma região de mata nativa que responde por 60% da área total do complexo, de 2,5 milhões de m². Nessa região há grande diversidade de espécies de flora e fauna, como nascentes, córregos e rios.

Em 2007, a empresa atingiu 25 mil toneladas de material reciclado, que corresponde a 94% do total de resíduos gerados pelas unidades industriais do Complexo Ayrton Senna. Este volume é 67% superior ao obtido em 2006. Para 2008, a meta é chegar a um índice de reciclagem de 96% do total de resíduos produzidos no complexo industrial. Do total reciclado, foram 711 toneladas de plástico, 5.856 toneladas de madeira, e 13.899 toneladas de metais, entre outros. Somente em 2007, o trabalho de reciclagem de papéis e madeira evitou o corte de 417 mil árvores. Os demais resíduos, que não são reciclados, passam por co-processamento, sendo reaproveitados energeticamente na produção de cimento.

– Reforma de pneus
A Borrachas Vipal, fabricante de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras-de-ar, divulga que há 34 anos, desde sua fundação, tem o desenvolvimento sustentável como um dos pilares de sua gestão. A empresa já ganhou vários prêmios nesse setor e possui um Sistema de Gestão Ambiental implementado segundo a norma ABNT ISO 14001. Com isso, todos os funcionários são treinados e conscientizados com o intuito de “fazer Meio Ambiente” como uma atividade do seu dia-a-dia, a qual é repassada às comunidades das cidades onde atua.

Além da reforma de pneus amenizar os impactos nocivos ao planeta, a companhia divulga que possui um programa que coleta água da chuva para evitar ao máximo extrair água de lençol subterrâneo. Atualmente, a água da chuva atende 15% do consumo na linha de produção, utilizada para resfriamento e geração de vapor, a qual seria suficiente para abastecer diariamente 13,6% da população de Nova Prata/ RS, cidade sede da empresa com cerca de 22 mil habitantes. Outra preocupação em relação à água é implantação da Estação de Tratamento de Efluentes. Após receber água residuária gerada pela produção, sanitários e refeitório, os efluentes passam por duas etapas de tratamento.

– Catalisadores para motocicletas
Os catalisadores automotivos – presentes nos carros há mais de dez anos e responsáveis por reduzir em parte a emissão de poluentes – serão obrigatórios nas motocicletas produzidas a partir de janeiro de 2009. Esses veículos são grande fonte de poluição do ar, chegando a emitir sete vezes mais gases tóxicos do que um carro zero-quilômetro.

Para isso, a Umicore divulga que desenvolveu um catalisador exclusivo já disponível no mercado. O equipamento possui dimensões reduzidas e, segundo a empresa, converte os poluentes regulamentados, monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) em gases inofensivos ao meio ambiente.

– Inspeção na prefeitura de Limeira/SP
A Prefeitura Municipal de Limeira, por meio do Departamento de Transportes Interno e Conservação da Frota em parceria com a Mastra, inicia a inspeção do sistema de exaustão de toda a frota da Prefeitura de Limeira. A empresa também irá promover a capacitação dos responsáveis pela frota quanto à importância do catalisador e a necessidade de manter o sistema de exaustão em bom estado de funcionamento.

– Projetos no Ibirapuera
Promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, a quarta edição do evento Viva a Mata, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, de 30 de maio a 1 de junho, mostrou os desafios para  conservar os 7,26% que restam do Bioma e o que as pessoas podem fazer para protegê-lo. Na ocasião, foram divulgados os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, apontando a taxa de desflorestamento e as áreas mais críticas em 10 dos 17 Estados onde há remanescentes florestais, além de palestras, debates, exposição de mais de 100 projetos de ONGs. Também foram realizadas oficinas de plantio de espécies nativas e de brinquedos com materiais recicláveis.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php