A Volvo do Brasil está lançando um programa de treinamento de motoristas de caminhão denominado “TransFORMAR” e tem como lema “Vida e economia na mesma direção”. O programa é baseado no gerenciamento de riscos da viagem e é executado levando-se em consideração o cotidiano do condutor. Todo o treinamento é executado levando-se em consideração o cotidiano do motorista, como o veículo, o contexto e o local.
Para conhecer melhor esses três itens, durante uma semana os motoristas recebem informações sobre a importância do veículo, suas características técnicas e a carga que transporta. “Mas, tão importante quanto o caminhão, é necessário conhecer o contexto que envolve o condutor e outras pessoas envolvidas na viagem: as condições do motorista e do meio ambiente, dos passageiros, dos pedestres, enfim, tudo o que atua naquele momento”, explica Nereide Tolentino, especialista em trânsito e educação e coordenadora pedagógica do programa.
Paralelamente, os instrutores e os motoristas estudam como o local da viagem pode interferir na segurança e no resultado da viagem. No treinamento, o tipo de pavimento, as condições climáticas, os buracos na rodovia e uma série de outros itens relacionados ao local devem ser levados em consideração no planejamento da viagem e na eventualidade de ocorrências. Além disso, se baseia no gerenciamento de todos os momentos, como na implementação da viagem, quando o motorista faz as verificações gerais: o asseio pessoal, tipo de roupas e calçados que irá usar, condições físicas e emocionais, objetos de uso pessoal, informações sobre o veículo, a carga, a viagem, o cliente e os possíveis fornecedores, além de realizar check-list do caminhão, entre outros dados.
Estatísticas de entidades e empresas ligadas ao setor de transporte informam que anualmente ocorrem 91 mil acidentes com o envolvimento de veículos de carga nas rodovias brasileiras. Estas ocorrências resultam na morte de aproximadamente 12 mil pessoas, 4 mil delas motoristas de caminhões. No total, o Brasil perde em torno de R$ 22 bilhões por ano com acidentes, cerca de R$ 10 bilhões somente com o transporte rodoviário de carga.
A gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil, Solange Fusco, observa que esse prejuízo é muito maior que o montante de R$ 1 bilhão de perdas com o roubo de cargas. Ela acrescenta que programa é voltado para o comprometimento dos motoristas com um trânsito mais seguro nas estradas, mas também dirigido para uma condução mais econômica. Marcelo Gonçalves, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo para a América do Sul, complementa que um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada.
– Falta de motoristas
Estatísticas de diferentes entidades ligadas ao setor de transporte apontam um déficit de mais de 70 mil motoristas profissionais de caminhão no Brasil. Embora os números não sejam oficiais, estima-se que 10% da frota brasileira estaria parada por falta de condutores qualificados, o que corresponderia a mais de 70 mil veículos. “É um problema sério. Faltam motoristas qualificados”, disse Edgar Guolo, coordenador do programa de desenvolvimento de motoristas da Volvo.
– Foco na segurança
A segurança está sempre em foco quando a Volvo desenvolve novos produtos. Os dispositivos e as inovações nesta área vêm aos poucos sendo introduzidos na linha de veículos da marca em todo o mundo. No Brasil, os caminhões da Volvo têm sido pioneiros em vários pontos de segurança: desde seu lançamento, em 1998, até hoje, os caminhões Volvo FH são os únicos disponíveis no País com airbags. Antes mesmo de iniciar a produção do FH no Brasil, a Volvo já oferecia veículos com airbags, quando iniciou a importação do FH sueco, em 1994.
Os veículos lançados pela empresa nos diferentes mercados mundiais comprovam que caminhões seguros são um conceito fundamental para a marca. O alcolock, uma espécie de bafômetro instalado dentro do caminhão, que precisa ser acionado toda vez que o veículo for para a estrada, foi introduzido na Suécia em 2005 e será oferecido ainda este ano no Brasil.