A MWM International Motores registra crescimento no mercado externo com forte participação nas exportações indiretas de negócios concluídos por clientes da companhia. Em 2007, foram exportados 22.700 veículos equipados com motores da empresa, e somados às exportações diretas, totalizam 51.200 unidades, representando 42% do volume comercializado no ano passado.
Recentemente, a Agrale, cliente da fabricante de motores há 25 anos, fechou a venda de 70 chassis de ônibus da linha Midibus para Sarja, um dos sete emirados localizados no Golfo Pérsico. Os chassis, modelo MT 12 LE, são equipados com motores Acteon 4.12 TCE.
A General Motors, por sua vez, exporta o utilitário esportivo Blazer e a picape S10 com o motor Sprint 4.07 TCE para cerca de 40 países em várias regiões, com destaque para as Américas do Sul e Central, Pacto Andino, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. Além dela, a Volvo comercializa para a América Latina os caminhões da linha VM, equipados com motores Acteon de 4 e 6 cilindros. Volkswagen, por sua vez, exporta caminhões e ônibus com aplicações da empresa para diversos países.
“Além das exportações diretas que representam 26% do faturamento da companhia e contemplam mais de 30 países, também estamos presentes em diversos mercados através dos nossos clientes, que comercializam seus modelos com nossos propulsores para a África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, México, e Emirados Árabes, entre outros”, explica o gerente de Marketing, Roberto Alves dos Santos.