Durante o Encontro da Rede Nacional de Retíficas Conarem, realizado, no dia 10/04, na Automec (12ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços para Veículos Leves), em São Paulo/SP, foram apresentadas novidades para o setor de retíficas que ajudam a ampliar o relacionamento com os fornecedores e entre os colegas retificadores. Segundo José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, é fundamental investir em treinamento da equipe e muito importante trabalhar bem o crédito, bem como ter estratégias para ficar à frente da concorrência.
Para auxiliar a rede de retíficas associada, a entidade firma diversas parcerias com fabricantes do setor, como a Takao Importadora, que possui mais de 16 mil itens, como anéis, pistões, bielas, bronzinas, buchas e arruelas, para veículos nacionais, importados e empilhadeiras, que, em breve, estará fornecendo para a Rede União Nacional de Peças, central de negócios para compra de peças de motores, parceira do Conarem, que permite reduzir custos de mercadores e elevar a competitividade das retíficas.
Já a Riomaq conta com pacote de produtos voltados para o segmento, como fresadora de assento de válvulas, retificadora de válvulas, testes de trinca de cabeçotes, mandriladora de mancais, prensa hidráulica, aquecedor de bielas e lavadora de peças. A fabricante, neste ano, inicia também a produção da máquina de virabrequim e de coluna.
Outra parceria é a Deutz, que fabrica motores a diesel, a gás, grupo geradores, motores ferroviários, marítimos e para bombas contra incêndio, contando, entre seus diferenciais, com a eficiência da assistência técnica baseada na rede Conarem, dando suporte pós-vendas em todo o território nacional e a disponibilidade peças.
Com a Yanmar, empresa que nomeou todas as retíficas credenciadas Conarem, pois comercializa motores estacionários, equipa grupos geradores e máquinas para a construção civil, além das linhas agrícolas e marítimas. Além dos benefícios comerciais, disponibiliza aos retificadores seu Centro de Treinamento, que possui amplo cronograma para capacitar os técnicos para prestarem um serviço de alta qualidade.
A entidade também renovou a parceria com a KS e a Cummins. A KS fornece componentes para mais de 2 mil motores diferentes por meio das marcas Kolbenschmidt (KS) e Pierburg. “A empresa também contribui com a melhoria do negócio de retíficas, oferecendo diversas formas de treinamento”, ressaltou. Há treinamentos intensivos, dedicado conforme a necessidade das retíficas, cursos de montagem de motores em Nova Odessa, assistência técnica na fábrica, treinamento virtual, programa de treinamento para o montador, bem como folhetos técnicos. Já a Cummins que há dois anos vem nomeando muitas retíficas Conarem, reposicionou sua política de preços, tornando 3,4 mil itens mais competitivos. “Uma oportunidade para comprar peças originais”, enfatiza.