A Mitsubishi Motors do Brasil acaba de lançar o Pajero Dakar, veículo que celebra a participação da montadora no Rally Dakar, que pela primeira vez chega a América do Sul. De visual esportivo, o veículo traz acessórios de série como snorkel, pára-choque de impulsão e rack de teto longitudinal com barras transversais e motor diesel VGT de 2,5 litros, com configuração inédita de 150 cv e 30,6 kgf.m.
O snorkel de série torna o veículo ideal para travessias de grandes trechos alagados, e um terceiro par de faróis instalado em seu pára-choque de impulsão auxilia o motorista durante os trajetos noturnos e de baixa visibilidade. Para completar o visual esportivo, o rack de teto longitudinal, com barras transversais móveis possibilita maior segurança e versatilidade no transporte de bagagem de grande volume.
O Pajero Dakar inclui rodas de aço, pneus Mud de série e eficiente sistema de tração Easy
Select, suspensão calibrada e diferencial traseiro autoblocante (LSD). O sistema de tração permite três diferentes modos de dirigibilidade – 4×2, 4×4, e 4×4 com reduzida – e ainda que a mudança de 4×2 para 4×4, e vice-versa, ocorra mesmo com o veículo em velocidade de até 100 km/h.
O veículo ainda conta com um sistema automático de ar condicionado com gerenciamento eletrônico, direção hidráulica progressiva, vidros com acionamento elétrico, trava elétrica central, sistema de som com CD player MP3 e entrada para iPod e USB frontal.
No quesito segurança, o novo Pajero Dakar apresenta duplo air bag dianteiro e sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, que em momentos de uso severo dos freios permitem que o veículo desacelere sem perder sua trajetória linear. Inclui barras laterais antiintrusão nas portas, que protegem os ocupantes em caso de colisões laterais. O modelo chega ao mercado em março de 2009, em série limitada de 500 veículos por ano e estará disponível na cor verde catalão.