Melhores itens de motor, na opinião dos mecânicos

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Na terceira matéria da série, mostramos as marcas de componentes de motor mais usadas e preferidas dos mecânicos, de acordo com a pesquisa elaborada pelo Instituto OPINION & EVOLUTION

Carolina Vilanova

 

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O motor é o coração do veículo e para mantê-lo saudável é preciso de uma boa manutenção, assim como acontece com o ser humano. Todos os componentes trabalham em conjunto, ou seja, se o problema em uma das peças não for resolvido no prazo determinado, pode colocar em risco todo seu funcionamento, influir em consumo de combustível, no desempenho e na emissão de poluentes, uma questão muito importante nos dias de hoje.

 

Por isso, utilizar peças de boa qualidade é tão importante na hora da revisão ou de um reparo. Componentes com a durabilidade comprometida podem causar uma baita dor de cabeça para você e para o seu cliente. E levando em consideração a quantidade de marcas existentes no mercado de reposição, ficar atento é imprescindível. Mecânico esperto sabe muito bem do que estamos falando e tem hábito de utilizar peças de boa qualidade, que ele sabe muito bem quais são.

 

Algumas dicas são procurar sempre por peças originais e de fabricantes renomados, que oferecem assistência técnica, garantia e suporte em geral. É importante ficar atento para a obrigatoriedade da certificação do Inmetro, que já é realidade para alguns componentes.

 

A comprovação desse fato é o resultado da pesquisa realizada pela OPINION & EVOLUTION Pesquisas de Mídia e Mercado, contratada pela Revista O Mecânico, na qual os mecânicos elegeram as marcas preferidas e as mais utilizadas na oficina entre os principais componentes de motor: bombas d’água e de óleo, correias sincronizadora e de acessórios, tensor de polias, juntas de motor e óleo lubrificante.

 

As entrevistas presenciais foram realizadas durante a Expomecânico 2011, entre os dias 17 e 18 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo/SP. Com relação à metodologia, o instituto adotou a quantitativa, ou seja, feita por meio de entrevistas individuais, dentro de uma amostra de 280 mecânicos. Foram utilizadas respostas únicas, ou seja, questões que exigem uma única resposta; e respostas múltiplas para questões que admitem mais de uma resposta.

 

Assim, a pesquisa revelou os hábitos dos profissionais, os índices de “Top of Mind”, conhecimento espontâneo e marcas mais usadas pelas oficinas entre mais de 30 categorias de produtos da reposição automotiva. Nesta matéria, a terceira da série, vamos saber quais foram as marcas eleitas quando o assunto é componentes de motor.

 

Como objetivo, a pesquisa conseguiu obter informações atualizadas dos profissionais da reparação, com ênfase nos mecânicos, que são os aplicadores dos produtos. De acordo com José Iolando Mallegni Filho, diretor de projetos de mídia do instituto, pesquisas presenciais permitem uma identificação em que o entrevistado se apresenta como ele é, ou seja, suas declarações são mais objetivas e ele se sente mais a vontade para dar a sua verdadeira opinião, oferecendo elogios e críticas construtivas.

 

“No senso comum, quando questionamos se uma pesquisa é confiável, estamos querendo saber se ela não é viesada, comprometida com outros interesses ou mesmo desonesta. O que garante o alto padrão de confiabilidade é a ética adotada pelo Instituto que planeja e executa a pesquisa. Os Institutos profissionais aplicam uma série de controles de qualidade, que evitam, por exemplos, os erros não intencionais e até mesmo fraudes”, complementa.

 

Vamos conhecer os componentes de motor eleitos pelos mecânicos:

Bomba d’água

 

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O componente serve para circular o líquido de arrefecimento por dentro das galerias internas do motor e do radiador, permitindo a troca de calor entre o conjunto e o meio ambiente. Seu acionamento é feito por meio da correia de acessórios, correia dentada ou engrenagens, e sempre que é realizado algum tipo de reparo na bomba, todo o sistema deve ser inspecionado.

 

Em geral, o mecânico não encontra grandes dificuldades para adquirir uma bomba d’água, mais um motivo para ficar bastante atento. Apenas modelos muito antigos ou alguns importados justificam uma busca mais apurada. Vale lembrar que a peça, dependendo do modelo, vem com a junta apropriada, que faz parte do kit de reparo.

 

A aplicação exige cuidado, pois em alguns veículos a bomba está instalada em locais de difícil acesso, onde falta espaço para trabalhar. Não se esqueça de utilizar as ferramentas especiais para a troca, evitando a quebra do componente na aplicação.

 

Para entregar um serviço bem feito, se informe previamente quanto ao posicionamento do componente, sincronismo da correia dentada, torques de aperto dos parafusos, seleção e aplicação de aditivo e sangria do sistema de arrefecimento.

 

Fique longe das peças de qualidade duvidosa, pois comprometem a durabilidade e a eficiência do componente, podendo causar vazamento ou superaquecimento. Faça os procedimentos recomendados pelo fabricante, pois a má aplicação provoca vazamentos, superaquecimento do motor, corrosão por falta de aditivo ou aditivo de má qualidade, atropelo de válvulas por erro de sincronismo, baixa durabilidade de componente, etc.

 

Bomba de óleo

 

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Sua função é circular e pressurizar o lubrificante por dentro das galerias internas do motor, garantindo sua lubrificação. Na hora do reparo, é fundamental utilizar peças de boa procedência: originais ou de fabricantes renomados. Peças mais difíceis de adquirir são as de modelos muito antigos ou de alguns importados. Não é recomendado o uso de bombas recondicionadas.

 

Peças de má qualidade provocam baixa durabilidade e ineficiência do componente, o que pode provocar danos sérios como o travamento do motor. Uma aplicação incorreta por parte do técnico pode provocar vazamento e travamento do motor (caso mais grave). Se for utilizado filtro de óleo excessivamente restrito, pode haver desgaste precoce.

 

O acesso em alguns veículos pode ser um pouco complicado por conta da falta de espaço, por isso, se faz necessário o uso de ferramentas especiais. É preciso que o técnico faça a verificação prévia do estado do componente (medir a pressão antes de começar a desmontar). Antes de começar a fazer o serviço, faça sua lição de casa: busque informações sobre posicionamento do componente, torques de aperto dos parafusos, utilização ou não de adesivos nas juntas, sincronismo de correia dentada, etc.

 

Uma dica importante é retirar a bomba da embalagem somente no momento da instalação, evitando assim que entre impurezas ou qualquer outro tipo de material no seu interior. Faça também uma boa limpeza em todo o sistema de lubrificação, começando pelo cárter, passando pelo pescador, respiro e na face do bloco e cavidade onde a bomba é instalada.

 

Óleo lubrificante

 

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É responsável por reduzir o atrito entre peças que fazem contato entre si dentro do motor, proporcionando redução de desgaste, resfriamento, limpeza e proteção de todo o conjunto.

 

O óleo deve ser utilizado na especificação correta do fabricante e ser trocado no prazo determinado pelo manual do proprietário. Isso vai garantir um bom funcionamento de todas as peças internas do motor. São raros os casos de dificuldade para encontrar um tipo determinado de lubrificante, apenas em veículos importados com características muito específicas.

 

A aplicação, em geral, não é difícil, porém, deve ser feita por profissionais qualificados. O acesso em alguns modelos pode ser mais complicado por falta de espaço e de posição. São importantes algumas recomendações: como fazer o armazenamento correto do produto e a seleção do lubrificante correto ao compartimento (especificações). Efetue uma limpeza prévia do local de enchimento e tenha em mãos as informações técnicas necessárias, ou seja, se precisa de substituição de vedadores e torques de aperto dos bujões, etc.

 

A utilização de um óleo lubrificante de má qualidade ou contaminado pode provocar sérios danos às partes internas do motor. Uma aplicação incorreta pode trazer dor de cabeça ao proprietário, com vazamentos e contaminação do lubrificante. O produto incorreto pode levar ao desgaste prematuro, ou mesmo, à destruição do motor.

 

Outro detalhe importante tem a ver com o descarte do óleo usado, que deve ser feito de maneira ecologicamente correta.

 

Correia sincronizadora

 

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Correia sincronizadora ou dentada, como é conhecida, tem a função de sincronizar o movimento das válvulas com a posição dos pistões. Por vezes, movimenta a bomba d’água e a bomba de óleo.

 

Pode ser difícil encontrar correias para alguns modelos muito específicos de carros importados, por isso, tenha sempre mais de um fornecedor e esteja atento aos distribuidores. O acesso na hora de instalar uma correia pode ser um pouco difícil, pois está posicionada do lado do motor, onde falta espaço para se trabalhar.

 

O uso de ferramentas especiais, como a trava de comando e do virabrequim e o relógio comparador, quando recomendado pelo fabricante, é essencial. É importante armazenar o produto em local e de forma adequadas e somente manuseá-lo na hora da instalação. Faça uma verificação prévia do estado dos componentes e tenha informações como posicionamento do componente, torques de aperto dos parafusos, e sincronismo das polias, sempre em mãos.

 

Adquira apenas marcas de renome, pois uma peça de qualidade inferior vai comprometer a durabilidade e pode acarretar em quebra e atropelamento das válvulas. Fazer a aplicação de forma incorreta pode provocar as mesmas avarias, por isso, faça o serviço de acordo com os procedimentos indicados pelo fabricante, no prazo determinado.
Correia

 

Correia de acessórios

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A função da correia de acessórios é movimentar dispositivos ligados ao motor, como o alternador e a bomba d’água, compressor do ar condicionado, direção hidráulica e compressor de ar (caminhões e ônibus). Algumas correias são projetadas para movimentar todos esses itens, mas alguns veículos equipados com itens de conforto podem ter correias de acessórios adicionais.
Em geral, é fácil encontrar a peça para modelos nacionais e até mesmo os importados, mas fique atento e adquira somente marcas de boa qualidade. A instalação pode ser mais complicada em alguns modelos por causa da falta de espaço, por isso, a necessidade de usar ferramentas especiais.

 

Faça o armazenamento correto do componente e a verificação prévia do seu estado. Além disso, abra a embalagem somente na hora de usar. Procure antecipadamente por informações técnicas, como posicionamento do componente e torques de aperto dos parafusos.

 

Peças de má qualidade frequentemente têm baixa durabilidade e podem causar quebra. A aplicação incorreta pode causar a parada do veículo e influenciar a quebra de outros componentes, como travamento dos rolamentos tensionador e de apoio, destruição precoce de rolamentos de bomba d’água e empenamento de rotores de alternadores. Não existem correias recondicionadas.

 

Tensor e Polias

 

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Os tensionadores de correia têm como responsabilidade aplicar carga/pressão constantes nas correias, evitando que se soltem do sistema de polias. Também compensam eventuais folgas ou tensões excessivas que possam prejudicar o sincronismo do motor e o funcionamento dos acessórios do veículo.

 

As peças de qualidade comprovada utilizam ligas metálicas de alto desempenho e matérias primas específicas para atender as condições de uso de cada aplicação. Em geral, não há dificuldades para encontrar peças para reposição, exceto em alguns modelos importados.

 

Marcas renomadas e originais devem ser a primeira opção do mecânico, Afinal, são produtos testados em relação à durabilidade, eficiência, corrosão, ressonância e fadiga. Na troca da peça, deve-se seguir os procedimentos do fabricante, com o uso das ferramentas adequadas. O acesso ao local de trabalho pode ser difícil em alguns veículos. Tenha em mãos informações técnicas sobre posicionamento do componente, torques de aperto dos parafusos e sincronismo das polias.

 

Fique de olho em produtos de qualidade duvidosa, que proporcionam baixa durabilidade e até mesmo a quebra da correia. Além disso, uma peça de qualidade inferior pode causar ruídos excessivos e desgaste prematuro da correia, podendo provocar sérios danos ao motor. Cuidados com os tensionadores importados de qualidade desconhecida que estão no nosso mercado.

 

Juntas de motor

 

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Outro componente essencial para o bom funcionamento do motor, a junta tem a responsabilidade de proporcionar vedação entre superfícies unidas, suportando as pressões e temperaturas do conjunto, assegurando a estanqueidade entre componentes na condução de gases e fluídos. Existem diferentes tipos: metálicas, borracha, papel, compostas e cortiça. Os fabricantes do item estão sempre investindo em novas tecnologias para melhorar cada vez mais a sua eficiência.

 

Por ter de suportar altas temperaturas, pressões e contato com agentes agressivos, é muito importante que a junta seja de boa qualidade, original ou de fornecedores renomados no mercado de reposição. Vale lembrar que mesmo em boas condições, as juntas de cabeçote devem ser substituídas em todas as intervenções, pois podem ter perdido sua função de vedação. A aquisição pode ser mais difícil para alguns veículos antigos ou importados.

 

Na hora da instalação, o técnico deve ficar atento aos procedimentos de desmontagem, sobretudo do cabeçote do motor. Para montar, faça a preparação prévia das superfícies e saiba exatamente o posicionamento correto do componente e torques de aperto dos parafusos. Uma instalação mal feita pode causar vazamentos e a parada do veículo, além de quebrar parafusos, provocar empenamento de tampas e vazamentos.

 

Peças de má qualidade vão ter baixa durabilidade, correndo o risco de causar vazamentos. Além disso, podem acarretar em obstrução dos dutos de lubrificação, combustível e arrefecimento; vazamento de compressão dos cilindros e pressão inadequada de fluídos.

2 comentários em “Melhores itens de motor, na opinião dos mecânicos

  1. qual é o melhor kit de corrente de comando da froentier ano 2009 , sem ser o original.?

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