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Wabco dá dicas de diagnóstico do filtro secador de ar do freio

Com intenção de ajudar o mecânico no momento da manutenção do veículo, a Wabco destaca os pontos mais importantes para avaliar corretamente as condições do filtro secador de ar do sistema de freio.

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De acordo com a fabricante, é importante certificar-se de que a linha de pressão pneumática entre o compressor de ar e o secador de ar esteja despressurizada. Para isso, prossiga da seguinte maneira: ligue o motor do veículo para carregar o sistema pneumático; espere até ocorrer a descarga por meio da válvula do secador de ar; desligue o motor do veículo; e acione o freio de estacionamento.

Outro fator importante são as instruções para a desmontagem do filtro de ar. Para retirar o filtro, a Wabco recomenda a utilização da ferramenta adequada, tipo cinta para desrosqueá-lo da base do secador de ar. Não utilizar ferramentas como corrente, por exemplo. Envolva o filtro com a cinta observando a posição correta, de modo a fazer uma alavanca, e desrosqueie o filtro. Há modelos de filtros nos quais se pode utilizar chave universal.

Após a retirada do filtro de ar, para avaliar o nível de contaminação, verifique se há indícios de presença de óleo e/ou água na área de saída do filtro. Em caso positivo, substitua o filtro saturado por um novo. A condição do filtro de ar é reconhecida como saturada quando os orifícios de entrada e/ou de saída estão com impurezas.

A fabricante recomenda para nunca avaliar as condições do filtro por meio da descarga do secador de ar. A presença de impurezas na região da descarga do secador de ar é característica decorrente do processo de regeneração do filtro. Normalmente, há resíduos de água ou óleo (pequenas quantidades) nos orifícios de entrada do filtro de ar. Isto ocorre devido ao processo de regeneração do filtro no momento da descarga.

Para avaliar o filtro de ar como normal (não saturado), os orifícios de saída devem estar com a tonalidade cinza-claro. Caso o filtro de ar esteja saturado, com cor escura, substitua-o por um novo.

Durante a montagem do filtro de ar, certifique-se de que os demais componentes, como compressor de ar, tubulações, válvulas etc., estejam em boas condições de uso (sistema pneumático limpo e sem a presença de água, óleo ou carbonização).

Confirmada a necessidade de substituição do filtro de ar, é importante realizar também a manutenção dos demais componentes do sistema pneumático. Dessa maneira, manterá a segurança e o funcionamento dos sistemas de freio de veículo.

Para todos estes procedimentos, e após a realização da primeira troca do filtro, é recomendado que se avalie as condições do filtro a cada 10 mil quilômetros. Apenas para referência, quando o veículo circula frequentemente em área urbana ou intermunicipal, a primeira troca do filtro de ar costuma acontecer entre 90 mil e 120 mil quilômetros rodados; quando roda usualmente em rodovias, normalmente é substituído entre 200 mil e 240 mil quilômetros; e em área agrícola ou de mineração, a primeira troca é feita, no máximo, aos 60 mil quilômetros.

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