Chip para pneus da Bridgestone fornece dados sobre rodagem

O mais recente lançamento da Bridgestone Bandag é um chip que passará a ser acoplado nos pneus de caminhões de frota. A finalidade do produto é fornecer dados como identificação numérica, marca, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de banda do pneu. A empresa afirma que o componente facilita o gerenciamento dos pneus e ajuda a reduzir custos com manutenção.

O sistema é totalmente eletrônico e oferece uma ótima relação entre custo e benefício. “Ao todo, a tecnologia é composta por um chip e por uma leitora que recebe dados via sinais de radiofrequência e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth, organizando-os em um banco de dados. Considerando uma frota composta por 500 pneus, o investimento total da solução é de R$ 10 mil”, afirma Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag no Brasil.

A instalação do chip não agride os pneus porque utiliza tecnologia própria para o procedimento. “O chip é fixado por meio da vulcanização química, um processo que permite a perfeita união de componentes de borracha em temperatura ambiente, fazendo com que as partes se unam permanentemente como uma única peça. Tudo isso sem ter que desmontar nada”, explica Ricardo.

Entre as soluções em software oferecidas pela Bridgestone Bandag além do chip, destaque para o Survey, o Controlban, o Profrota e o DAPM. “Com esses produtos, é possível monitorar a profundidade dos sulcos dos pneus, quais aqueles pneus necessitam de troca ou rodízio, combinar pneus de diferentes veículos, projetar tempo de vida útil dos pneus, diagnosticar anomalias mecânicas nos veículos e potenciais perdas financeiras”, finaliza.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php