Chevrolet lança sedã Cruze com motor Ecotec e câmbio de seis velocidades

Mais um carro global chega ao Brasil, dessa vez com assinatura da Chevrolet, trazendo muita tecnologia, novo trem de força e um preço competitivo. Trata-se do sedã Cruze, o modelo que substitui o Vectra e vem com armas para brigar de frente nesse concorrido segmento, liderado pelos japoneses Honda Civic e Toyota Corolla.

Comercializado em mais de 70 paises, o Cruze foi apresentado pela General Motors do Brasil em duas versões, a LT e a LTZ, seguindo a nova nomenclatura da marca iniciada com o lançamento do Agile. É um modelo que certamente vai encantar o consumidor brasileiro, com um desenho muito bonito, seguindo a elegância dos sedas de luxo e trazendo itens de segurança e conforto que são opcionais nos carros da categoria. De acordo com a GM, em relação aos principais concorrentes, o Cruze oferece mais itens de série. As duas versões vem de fábrica com rodas de aro 17” e alumínio, airbags frontais, ESP, Controle de Tração e sistema Isofix para a fixação de cadeirinha infantil. A versão LTZ ainda conta com airbags laterais e de cortina.

8367

As grandes novidades do Cruze para o mercado brasileiro estão no trem de força. Além da transmissão manual de 6 marchas, o sedã oferece a versão automática, também de 6 marchas, com mudanças no modo seqüencial. De acordo com a montadora, a caixa de câmbio se adapta ao estilo de condução do motorista e traz um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade, reduzindo marchas em uma descida para ajudar a segurar o carro, enquanto em subidas, o sensor evita trocas desnecessárias de marcha.

Já o motor do Cruze é o novo 1.8 Ecotec6, que conta com duplo comando de válvulas continuamente variável no cabeçote (Dual CVVT), além de coletor de admissão variável – itens que diminuem o consumo e a emissão de gases. A construção do motor se destaca também pela preocupação com o consumo e durabilidade: o bloco tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, cabeçote e cárter de alumínio, e galerias internas de refrigeração desenhadas para diminuir a temperatura do cabeçote, permitindo um maior avanço de ignição e menor consumo de combustível. Por sua vez, a bomba d’água é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, mas sim pela correia de acessórios, melhorando o acesso ao componente na manutenção.

8366

O 1.8 Ecotec6 desenvolve 144 cv de potência (com etanol) ou 140 cv (com gasolina), ambos a 6.300 rpm. Quanto ao torque, o motor chega a 18,9 kgfm (com etanol) ou 17,9 kgfm (com gasolina) a 3.800 rpm, com 90% da força disponível às 2.200 rpm.

Com esses valores, o Cruze, com câmbio manual e abastecido com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos (ou 11s com gasolina) e atinge a velocidade máxima de 204 km/h (ou 203 km/h com gasolina). Já quando equipado com o câmbio automático de 6 marchas, o sedã vai de 0 a 100 km/h em leva 11,4 segundos (ou 11,7s com gasolina) e atinge a máxima de 197 km/h com os dois combustíveis.

8368

O conjunto mecânico apresenta ainda direção assistida eletricamente, freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e assistência de frenagem de pânico (PBA) como itens de série. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com buchas hidráulicas fixando os braços inferiores da suspensão ao subchassi, que permitem melhor absorção das vibrações em pisos irregulares, melhorando a estabilidade do modelo. Já a suspensão traseira é do tipo Z-link, com um sistema composto de barra de torção especial com perfil em ‘U’, construído com duas camadas.

A versão de entrada do Cruze está disponível a partir de R$ 67.900,00.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php