A MAN, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, está iniciando a produção da linha VW Worker com o conceito Advantech, que, entre outras soluções, adéqua o bruto à legislação de emissões de poluentes Pronconve P7/Euro 5. A linha terá três modelos, 13.190, 15.190 e 17.190, dotados da tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) que, ao contrário do sistema SCR, não demanda a utilização do ARLA 32.
De acordo com a empresa, os caminhões dessa linha são indicados para operações que exigem durabilidade e resistência, como o transporte de bebidas, coleta de lixo, transporte de carga frigorífica, guindaste e auto bomba. O modelo é empurrado pelo motor MAN D08 de 4,6 litros e quatro cilindros, que desenvolve potência de 190 cavalos. Segundo a MAN, além do EGR este motor tem dois turbocompressores e sistema de injeção Common Rail.
A fábrica garante que a tecnologia empregada no projeto e na construção proporcionaram baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo para as manutenções e menor emissão de poluentes. Outro elemento exclusivo do modelo é o sistema de freio motor EVB. Completando o powertrain do VW Worker Advantech está a transmissão Eaton 5406-A de seis marchas com acionamento a cabo e embreagem com diâmetro de 395 mm. O conjunto de câmbio ainda dispõe de sistema eletrônico com indicativo da marcha selecionada sendo mostrada no painel e presença de sensores que inibem os erros de operação da embreagem e da transmissão.
Além das versões normais dos três modelos do VW Worker Advantech, a MAN destaca o caminhão 17.190 na versão Distributor, preparado com ítens específicos para atender ao mercado de transporte de bebidas, como motor de partida reforçado, nova suspensão dianteira e amortecedores recalibrados, nova suspensão traseira com eixo reforçado e molas curtas reposicionadas, cardã adicional já fixado no chassi, preparação para alongamento do chicote elétrico, além de novo sistema de exaustão com o escapamento reposicionado, evitando interferência com o chassi.