Novos Mercedes-Benz GL 500 e GL 63 AMG chegam ao Brasil

A Mercedes-Benz amplia sua gama de utilitários esportivos da série G no Brasil com o lançamento dos modelos GL 500 e GL 63 AMG. De acordo com a fabricante, as principais novidades dos modelos estão no Crosswind Assist (que ajuda o motorista a manter a trajetória quando o carro é submetido a fortes ventos laterais), o sistema de assistência STEER CONTROL (controle de esterço), reconhecimento de carga e câmera de 360 graus aliada ao sistema COMAND.

Mercedes-Benz GL 500
Mercedes-Benz GL 500

O GL 500 é equipado com motor biturbo BlueDIRECT a gasolina com injeção direta, de 4.663 cm³ e 8 cilindros, capaz de gerar potência máxima de 435 cv a 5250 rpm e torque de 700 Nm entre 1800 e 3500 rpm. Segundo a fabricante, a nova geração do propulsor consome em média 18% menos combustível do que a anterior, graças ao pacote de medidas BlueEFFICIENCY, que inclui, além da função ECO start/stop de série, a nova transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas.

Outros itens redutores de consumo listados pelas Mercedes-Benz são o gerenciamento inteligente do alternador, a direção elétrica, pneus com baixa resistência à rolagem, o sistema de corrente condutora com desacoplador, o controle inteligente (sob demanda) de todos os equipamentos auxiliares e bombas e o baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico (cx de 0,35).

O GL 500 teve seu peso reduzido através de recursos de construção leve, como o uso de ligas de alumínio nos braços dos eixos dianteiro e traseiro, no capô e no para-lamas; novo para-brisa acústico, a travessa de magnésio do painel e componentes como o freio de estacionamento elétrico, suporte do motor feito de polímeros e novo servo-freio em alumínio.

Além da transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, o modelo possui sistema de tração integral permanente 4MATIC e assistente de partida, Downhill Speed Regulation (controle de velocidade em descidas) e um programa especial de ajustes para off-road. Sistemas de assistência é o que não falta ao modelo: além dos já citados, estão presentes ESP, ASR e ABS, sistema PRE-SAFE (frenagem autônoma em situações de risco não percebidas pelo motorista), Intelligent Light System (ILS – sistema de iluminação inteligente) e Adaptive Highbeam Assist (assistente de farol alto).

Na segurança passiva, o modelo traz de série airbags adaptativos de duplo estágio para o motorista e o passageiro da frente, airbag de joelho para o motorista, airbags laterais para a primeira e segunda fileiras de bancos e airbags de janelas nas três fileiras de assentos. O equipamento de série ainda inclui o sistema integral de suspensão a ar AIRMATIC com reconhecimento de carga. O AIRMATIC contribui para o excelente conforto associado à melhoria da dirigibilidade.

Mercedes-Benz GL 63 AMG
Mercedes-Benz GL 63 AMG

GL 63 AMG
O modelo preparado pela AMG traz motor V8 biturbo AMG de 5,5 litros, capaz de gerar potência máxima de 557 cv e o torque máximo de 760 Nm. O propulsor tem injeção de gasolina com aspersão controlada, injetores piezelétricos, alimentação biturbo, intercooler a ar e água, cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com comando variável, além de gerenciamento do alternador e sistema de desligamento e arranque automático ECO start/stop.

A transmissão é a AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC, com três modos e função de dupla debreagem nas reduções de marchas. A Mercedes explica que, para aumentar a eficiência, a transmissão incorpora um conversor com pêndulo centrífugo especialmente econômico, mancais projetados para reduzir as perdas por atrito e um sistema de gerenciamento térmico do óleo da transmissão. Engrenagens dos eixos com atrito reduzido, direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade, correia de transmissão otimizada e controle sob demanda de todas as unidades auxiliares e bombas contribuem também para reduzir o consumo de combustível. Já a tração integral permanente 4MATIC tem caixa de transferência especial que distribui a força propulsiva entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção 40:60 para melhorar a dinâmica de condução. Outro item de série é o sistema de controle de tração eletrônico 4ETS.

A suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, com o pacote AIRMATIC (formado pela suspensão pneumática, torres de amortecedores especiais, controle de nível automático e sistema de amortecimento adaptativo), é combinada ao ACTIVE CURVE SYSTEM (sistema ativo de curvas) para controle ativo da rolagem. O sistema vem de série e, explica a fabricante, emprega barras antirrolagem ativas nos eixos dianteiro e traseiro para reduzir a inclinação da carroceria nas curvas, proporcionando maior estabilidade e, consequentemente, segurança, principalmente em alta velocidade.

O motorista pode escolher entre três diferentes modos de operação da suspensão, “Comfort”, “Sport” e “Sport plus”. O sistema de suspensão totalmente a ar é sensível à velocidade, rebaixando a carroceria em alta velocidade para reduzir o arrasto e aumentar a estabilidade. A direção esportiva eletromecânica AMG também é sensível à velocidade e atua de acordo com o modo de suspensão selecionado. Por fim, o sistema de freios possui pinças na cor vermelha e discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, com 390 x 36 mm na frente e 345 x 26 mm na traseira.

Dados técnicos

Mercedes-Benz GL 500 BlueEfficiency
Cilindrada: 4.663 cm³
Potência: 435 cv a 5250 rpm
Torque Máx: 700 Nm a 1800-3500 rpm
Peso: 2.445 kg
Pneus: 275 / 50 R20

Mercedes-Benz GL 63 AMG
Cilindrada: 5.461 cm³
Potência: 557 cv a 5250-5750 rpm
Torque Máx: 760 Nm a 2000-5000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Peso: 2.580 kg
Pneus: 295 / 40 R21

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