Marcas chinesas fizeram segmento de concessionários crescer no Brasil

 

Texto: Marcos Camargo

O mercado de carros novos vive um crescimento ao ritmo de 6% previsto para esse ano. Porém, como sabemos, a chegada de novas marcas chinesas nos últimos anos como GAC, OMODA JAECOO, BYD e GWM está fazendo crescer também o número de lojas. Hoje no Expo Fenabrave as autoridades do setor informaram que o Brasil chegou a 8.225 concessionárias em funcionamento. E quem impulsionou o setor? As marcas chinesas.

 

 

Arcélio Júnior, presidente da Fenabrave, federação nacional de distribuidores de veículos comentou na plenária: “Temos atualmente 58 associações de marca no nosso quadro de associados. Não fazemos restrições com relação à origem, o que solicitamos somente é a isonomia, que todos tenham igualdade de competição.”

O recado é claro; a concorrência chinesa é bem-vinda para os quadros da entidade. Até porque grandes grupos de distribuidores também foram nomeados como representantes dessas novas marcas.

 

 

Recentemente o governo federal abriu uma cota de importação com tarifa zero para kits de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in nos formatos CKD (completamente desmontado) e SKD (semi-desmontado) por seis meses, com limite de US$ 463 milhões (cerca de R$ 2,6 bi), válida até o fim de janeiro de 2026. Por outro lado tem oferecido IPI zero ou reduzido para veículos de entrada flex e feitos totalmente no Brasil.

 

 

O Congresso da Fenabrave é organizado pela entidade que reúne os distribuidores de veículos e a The Experiencie Company que organiza eventos automotivos como Rent Next, Smart City e Feirão AutoShow.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php