Na 15ª edição do prêmio “Motor Internacional do Ano”, a revista Engine Technology International consagrou motores da Ford, PSA e Audi. A eleição reuniu um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países que atribuíram seus votos com base nos critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas de motores.

O grande vencedor foi o motor 1.0 EcoBoost da Ford, eleito o “Motor Internacional do Ano” pelo segundo ano consecutivo. O propulsor turbinado de 999 cm³ e três cilindros também venceu na categoria “Melhor Motor até 1.0 litro”. Segundo a Ford, seu motor alcançou a maior pontuação já registrada na história do prêmio, graças ao conjunto de tecnologias que combinam injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência.
O presidente do 15º prêmio Motor Internacional do Ano e editor da revista Engine Technology International, Dean Slavnich, disse que “o bebê EcoBoost, o primeiro três cilindros da Ford, ainda é o motor a ser vencido no mercado. Ele é econômico em condições reais de uso e seu turbo compacto garante força para impulsionar com facilidade veículos maiores como o Grand C-MAX”.

Na categoria de motores com cilindrada entre 1,4l e 1,8l, o já consagrado motor 1.6 THP desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën e BMW foi mais uma vez o vencedor. O motor recebe o prêmio pela sétima vez consecutiva, desta vez, por causa de sua versão de 200 cv de potência, que equipa versões dos modelos Peugeot RCZ, 308 CC e 308 GTI e Citroën DS4 e DS5. Seus recursos também agregam injeção direta na versão com turbocompressor e comando de válvulas variável, além de bomba de óleo variável e bomba de água automática.

Já na categoria de 2 a 2,5 litros, pelo quarto ano sucessivo, o motor Audi TFSI de 2,5 litros foi o premiado. Segundo a fabricante, o propulsor de cinco cilindros em linha e 2.480 cm³ equipa o TT RS Coupé e Roadster, também combinando de turbo e injeção direta de gasolina FSI. Essa versão do motor desenvolve potência de 360 cv entre 5.500 e 6.700 rpm, enquanto o pico de torque é de 465 Nm entre 1.650 e 5.400 rpm.