Disco de freio empenado? Saiba como identificar

Vibrações durante a frenagem podem ser provenientes de discos empenados

O disco de freio, junto com as pastilhas, tem a função de reduzir a velocidade ou parar o giro das rodas após o acionamento do pedal de freio.

Esse processo de frenagem ocorre por causa do atrito gerado entre pastilhas e discos, porém, o atrito eleva a temperatura e, em casos de sobrecarga do sistema, pode causar desgaste ou alterações na superfície dos discos, como o empenamento.

De acordo com Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, nesses casos é possível identificar que, ao pisar no pedal de freio, ocorrerão vibrações no volante ou pulsação no pedal, acompanhadas na perda considerável na eficiência de frenagem. “Por mais sugestivo que seja, essa vibração nem sempre está relacionada ao disco. Pode estar no cubo de roda, cuja tolerância máxima de empeno é de 0,05 mm. Já no disco de freio, o empeno máximo é de 0,10 mm”, detalha Leite, destacando que a medição deve ser feita com um relógio comparador e base magnética.

Durante a manutenção no sistema de frenagem, é essencial avaliar o estado de todos os componentes do sistema, como tambor, pastilha, pinça, sapata, cilindro mestre e de roda, cabo do freio de mão, tubulação, servo freio, fluido de freio e sistema ABS.

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