Cuidado é essencial no processo de retirada, para evitar danos e custos elevados
As velas de ignição são componentes que precisam de atenção quanto a sua manutenção. Quando ela não é feita, podem ocorrer problemas de funcionamento do motor e até o travamento delas no cabeçote. Pensando nisso, a revista O Mecânico traz dicas para ajudar a tirar as velas que estão com dificuldade de remoção.
Para iniciar o processo de remoção de velas travadas no cabeçote, um dos pontos fundamentais é utilizar as ferramentas adequadas, como um soquete próprio para velas de ignição, por exemplo. O primeiro passo consiste em limpar a superfície do alojamento das velas no cabeçote, removendo as sujeiras que se acumularam.
Depois, a recomendação é aplicar desengripante no alojamento das velas no cabeçote, de maneira que o fluido penetre entre os componentes. Para funcionar melhor, deixe o desengripante agir por cerca de 15 a 30 minutos. Após esse período, com o soquete adequado para velas, aplique força para removê-las. Também, se a resistência estiver muito grande, gire um pouco no sentido de aperto e depois volte a soltar. É possível fazer a aplicação de desengripante mais de uma vez, esperando algumas horas entre cada aplicação, para aumentar as chances de remover as velas sem quebrá-las.
Se mesmo após a aplicação do desengripante as velas ainda apresentarem muita resistência para sua retirada, utilize, com muito cuidado, um soprador térmico direcionado no alojamento da vela no cabeçote. O calor fará com que os componentes se dilatem, possibilitando que o fluido penetre melhor e melhore a chance de remoção das velas.
Normalmente, os problemas de travamento das velas de ignição no cabeçote são causados por corrosão derivada de umidade e longos períodos sem remover as velas. Além disso, instalar as velas de ignição com torque excessivo, fora do especificado pelo fabricante, pode dificultar o processo de retirada. Embora menos frequente, um superaquecimento do motor também pode causar a degradação das roscas entre velas e cabeçote, dificultado sua remoção.
Para diminuir as chances de as velas travarem no cabeçote, algumas medidas podem ser tomadas, como aplicar uma pequena quantidade de graxa de alta temperatura do tipo anti-seize nas roscas das velas antes da instalação, sempre utilizar o torque recomendado na instalação, verificar as velas de ignição durante as manutenções de rotina e, também, usar componentes que sejam de qualidade. Seguindo essas práticas, haverá uma chance menor das velas de ignição apresentarem dificuldades na retirada.