Stellantis revela novo sistema de condução autônoma

Dependendo da situação o motorista não precisa segurar o volante e pode tirar os olhos da estrada

O grupo Stellantis apresentou o seu novo sistema de condução autônoma, chamado de STLA AutoDrive 1.0. O sistema possui certificação de automação nível 3 até 60 km/h, o que significa que se as condições de tráfego e clima estiverem favoráveis, o motorista pode soltar o volante e realizar outras tarefas, como assistir filmes ou ler um livro.

Já para velocidades mais altas, o STLA AutoDrive oferece as funções de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e centralização de faixa nos modos nível 2, com o motorista segurando o volante, e nível 2+, com o motorista olhando a estrada, mas sem segurar o volante.

Segundo a Stellantis, o sistema foi desenvolvimento especialmente para as situações de trânsito pesado, ideal para áreas urbanas densamente ocupadas. Quando o STLA AutoDrive reconhece que as condições foram atendidas, uma notificação surge para o condutor e é possível ativá-lo por meio de um botão físico.

Para assegurar a confiabilidade do sistema, uma série de sensores de alta precisão registram diversos dados do ambiente, além de possuírem limpadores integrados nos sensores principais para permitir uma leitura correta. Também, é possível realizar atualizações OVA em nuvem, possibilitando a melhoria contínua do seu comportamento.

O STLA AutoDrive poderá ser atualizado futuramente para possibilitar seu uso em velocidades de até 95 km/h, segundo a Stellantis. Além disso, esse sistema já está pronto para equipar novos veículos do grupo no mercado global, aumentando o conforto e segurança para os motoristas.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php