Tudo tem um tempo de validade, mesmo que não seja especificado pelo fabricante, aponta especialista
Alguns carros são usados com grande frequëncia mas há quem utilize pouco o veículo. geralmente são pessoas que optam por transporte público para trabalhar ou residem perto do seu trabalho o utilizam o veículo apenas para passeios no final de semana. Com isso, existem diversas dúvidas sobre a durabilidade de alguns componentes como os freios. Inclusive, Adailton, enviou por YouTube uma questão relacionada com esse tema. “Pastilha de freio tem validade por tempo? Eu rodo pouco com o carro e as rodas dianteiras sujam muito com pó preto da pastilha de freio. Isso não acontecia há algum tempo atrás e ainda tem muito material na pastilha. Meu carro é um Fiat Palio 1.8 2005”, disse Adailton.
Para responder a essa pergunta conversamos com o professor Ulisses Miguel, consultor técnico da Revista O Mecânico, que disse: “Tudo tem um tempo de validade, mesmo que não seja especificado pelo fabricante, aponta especialista”.
Além disso, o professor ressaltou que o material das pastilhas pode enrijecer. “No caso das pastilhas de freio, com o tempo, o material pode enrijecer, o que aumenta a liberação de pó. Além disso, é importante ter cuidado ao escolher a marca das pastilhas. Algumas são tão duras que podem empenar o disco, enquanto outras são muito macias e se desgastam mais rapidamente. Ademais, mesmo sem uso, a pastilha fica exposta a fatores como umidade, poeira e variações de temperatura, o que pode comprometer sua eficiência. Quando a superfície de atrito já não está nas condições ideais, o desgaste ao frear será maior. Por isso, o recomendado é sempre substituir as pastilhas por uma de boa qualidade”, afirmou Miguel.