7CBM atrai mais de 8 mil inscritos e cresce 20% em 2024; veja cobertura completa

7º Congresso Brasileiro do Mecânico quebrou recordes e aproximou mecânicos de montadoras, fabricantes de autopeças e especialistas

texto Marcos Camargo Jr, Felipe Salomão, Vitor Lima e Ricardo Moriah
fotos Ricardo Moriah/Revista O Mecânico

De 2017 a 2024, o Congresso Brasileiro do Mecânico tem se aproximado cada vez mais dos mecânicos, trazendo o cotidiano das oficinas brasileiras e as inovações do setor a partir do ponto de vista dos fabricantes e especialistas. Além disso, o evento oferece aos profissionais a oportunidade de contato direto com com estas novidades, sua aplicação teórica e prática além das tendências em tecnologia para o cotidiano dos milhares de profissionais em todo o país.

Dito isso, no 7º Congresso Brasileiro do Mecânico – 7CBM, realizado no dia 19 de outubro do pavilhão amarelo do Expo Center Norte, registrou pouco mais de 8 mil profissionais inscritos, acompanhando de perto as novidades de 52 grandes marcas. O crescimento foi de 20% em relação ao público de 2023 com maior número de empresas e parceiros presentes.

O 7º Congresso Brasileiro do Mecânico – 7CBM contou com 10 palestras no Grande Auditório, abordando temas como eletrificação, lubrificação, motores três cilindros e serviços nas oficinas. O evento também ofereceu palestras técnicas nos Boxes Técnicos e Práticos. Com 40 expositores e uma pista de Test Drive com veículos eletrificados como GWM Ora 03 GT, Haval H6, Ford Mustang Mach-E, Ford Maverick, Fiat 500e e Jeep Cherokee híbrido, o Congresso proporcionou uma experiência completa para os participantes. Para muitos foi o primeiro contato com um modelo híbrido ou elétrico que em breve estarão mais presentes no cotidiano das oficinas.

As equipes da Revista O Mecânico e da Loja do Mecânico já preparam a próxima edição em 2025. Agora, a estratégia é coletar dados e Feedback dos participantes para aprimorar a próxima edição no próximo ano.

 

Confira as novidades apresentadas pelos expositores

ACDelco: A ACDelco esteve presente e apresentou uma ampla gama de produtos para vários segmentos. Entre os destaques estavam novidades em fluidos de arrefecimento, baterias 12V, lubrificante para motor, cabos de vela, filtro de cabine, entre outros produtos que podem ser aplicados nos veículos vendidos pela General Motors, bem como em diversos modelos vendidos no mercado automotivo brasileiro.

Allen: A Allen, presente no mercado há mais de 15 anos, destacou sua linha de amortecedores, bandejas, molas, bolsas de ar de suspensão e amortecedor de tampa. No evento, a Allen enfatizou a importância do amortecedor, trazendo uma Tecnologia Anti-Impacto (TAI), um sistema de stop mecânico que traz maior conforto para a suspensão e mais estabilidade. Paulo Campos “PH”, coordenador de marketing da Allen, comenta: “A feira foi de suma importância para promoção da marca e a divulgação de outros itens, que não os amortecedores”. Campos, afirma: “E por falar em amortecedores, nossa palestra aqui no congresso, apresentou aos reparadores técnicas corretas de aplicação de nossos produtos, que contam com a exclusiva Tecnologia Anti-Impacto”.

Amortex: Parte do grupo Universal desde 2011 e atuando no mercado brasileiro de reposição, a Amortex destacou no Congresso sua linha de amortecedores de tampa, sistemas de suspensão, direção e transmissão. A Amortex também apresentou como destaque os amortecedores de suspensão linha leve e correias de acessórios. No congresso, a Amortex promoveu uma palestra com o tema: “Diagnóstico e manutenção da suspensão: dicas práticas para os mecânicos”. Thais Ottoni, gerente de marketing da Universal, comenta: “O evento foi muito bom para consolidarmos a marca junto aos reparadores, além de apresentarmos nossos produtos, lançamentos e conteúdo técnico”

Authomix: A Authomix, que está desde 2005 no mercado de reparação de leves, pesados e motos, destacou no Congresso a linha de molas helicoidais, coxins, batentes, rolamentos e cubos de rodas. No estande, a Authomix exibiu parte da linha completa composta por kit de distribuição com bomba d’água, aditivos, fluidos de freios, sapatas, pastilhas, entre outros, num portfólio de mais de 6 mil itens. Joana Fernandes, coordenadora de produtos da Authomix, comenta: “A marca vem focando em mostrar ao mercado, o portfólio com qualidade e preço competitivo, também trazer informação para o mecânico “.

Bproauto: No Congresso Brasileiro do Mecânico, a Brproauto se mostra ao profissional de reparação com linhas do mercado OEM da Stellantis. Aumentando e ampliando seu portfólio de produtos no mercado nacional, a empresa também atua no mercado de outras marcas automotivas, fora do grupo. Em seu estande, a Bproauto destaca linhas de disco e pastilha de freio, bomba d’água, lubrificantes, kit de transmissão, kit de distribuição, bieleta, bateria, cabo de ignição, líquido de arrefecimento, bomba de combustível, ARLA 32, fluido de freio, bobinas, entre outros. Jacqueline Soares, marketing Stellantis, comenta: “A bproauto é uma marca antenada para atender as necessidades do mercado, nosso portfólio multimarcas sempre em expansão está disponível em vários canais de vendas. Sabemos através da pesquisa GIPA, que mais de 80% dos clientes adquirem peças com base na recomendação de um mecânico, estar no Congresso é conectar diretamente com esse público. Entregamos a eles uma linha peças, lubrificantes e acessórios com padrão técnico com qualidade de montadora, já que a bproauto faz parte do Grupo Stellantis, detentora das marcas Citroen, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram”.

Castrol: A Castrol esteve presente e apresentou uma ampla gama de produtos na linha de lubrificantes, além de promover ações interativas com o público. Entre os destaques apresentados pela empresa estavam a linha Castrol Edge e Castrol GTX, que podem ser aplicados em diversos modelos vendidos no mercado automotivo brasileiro.

Cobra Automotiva: A Cobra Automotiva, empresa com 25 anos de atividade no mercado de autopeças e motopeças, estreou na 7ª Edição do Congresso Brasileiro do Mecânico com sua linha de produtos para reposição, destacando polias, tensores, rolamentos, cubos de rodas, kits de distribuição, metal-borracha, entre outros. Com duas fábricas próprias, em São Paulo-SP e Cariacica-ES, a Cobra Automotiva produz polias e tensores, atuando ainda como importador dos demais produtos da marca. A empresa atua no Brasil com 34 unidades de venda em 20 estados. Cristiano Guerreiro, gerente nacional da Cobra Automotiva, comenta: “Estamos muito felizes de participar pela primeira vez do Congresso do Mecânico. É uma alegria muito grande, divulgar a nossa marca nesse evento tão especial”.

Continental: A Continental, empresa centenária de atuação global, esteve presente na 7ª Edição do Congresso trazendo como novidade o fluido de freio DOT4 LV, de baixa viscosidade, bem como sensor de nível de combustível. O DOT4 LV é indicado para veículos que utilizam sistemas de controle de estabilidade, tendo um dos mais altos pontos de ebulição do mercado, enquanto o sensor de nível de combustível traz o know how da clássica VDO, que faz parte da Continental há mais de 10 anos.

Dayco: A americana Dayco, com atuação global e com presença no Brasil desde 2000, apresenta no 7ª Edição do Congresso Brasileiro do Mecânico, sua linha de correias, polias e tensores, trazendo ainda outras novidades. Entre elas, sistemas de direção e suspensão, mangueiras de arrefecimento e de ar na linha HD, correias de transmissão CVT e kit de distribuição com bomba d’água. A Dayco destaca ainda suas correias de alta performance (High Tenacity) e BIO (Belt-In-Oil). Davi Cruz, supervisor do departamento técnico da Dayco, diz: “A Dayco destaca as novidades e tecnologias, sempre visando aproximar o mecânico de conhecer suas linhas de produtos e tirar as dúvidas”.

Delphi: A Phinia, marca líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, exibiu no evento a linha de sensores de freios ABS, aditivos, velas de ignição, compressores de ar-condicionado, sensores de oxigênio e turbocompressores. No evento, o técnico de suporte Pedro Valêncio, abordou conteúdos técnicos para o público como bobinas de ignição e sistemas de injeção direta de combustíveis (GDI). Adriano Lozano, coordenador de marketing da Delphi, fala sobre a expectativa da empresa para o Congresso do Mecânico de 2024: “Participar do Congresso Brasileiro do Mecânico nos oferece uma importante oportunidade para estreitarmos os nossos laços com a comunidade reparadora, além da satisfação para contribuirmos com o público presente”.

Duralast: A Duralast, marca exclusiva da AutoZone, está presente na 7ª Edição do Congresso Brasileiro do Mecânico, trazendo sua linha de ferramentas gerais e peças de reposição, destacando ainda o seu programa Amigo Mecânico. Neste programa, o mecânico cliente da rede de lojas tem algumas vantagens como atendimento exclusivo, entrega grátis, empréstimo de ferramentas e descontos progressivos. A Duralast está presente em mais de 120 lojas da rede AutoZone, inclusive sábados, domingos e feriados, com horário estendido. Gleverson Cavallaro, coordenador de marketing e eventos da AutoZone, comenta: “A expectativa neste evento é muito grande, especialmente para a AutoZone, por ser o primeiro evento de exposição de marca. E a perspectiva de estreitar o relacionamento com o mecânico”.

Elring: A Elring, atuando há 27 anos no mercado de reposição no Brasil e mais de 140 anos na Alemanha, apresentou sua linha de retentores e juntas de cabeçote e especiais. No evento, a Elring destacou juntas, retentores, químicos, kit de o-rings, entre outros produtos, destacando a régua de desempeno e raspador de selantes. A Elring teve uma palestra sobre juntas de cabeçote e parafusos, com outra a tarde de selantes químicos. Viviane Segura, supervisora de marketing da Elring, comenta: “O evento foi um grande sucesso, com público maior que o anterior e nos permitiu o contato com diversas oficinas e retíficas, para falarmos dos nossos produtos, tirar dúvidas e trazer novidades”.

Escola do Mecânico: A Escola do Mecânico atua há mais de 12 anos na formação de profissionais de mecânica e também especialização, trazendo ao evento, oportunidades de ensino para aprendizes, contratantes e também empresas do setor. Com 47 unidades da Escola do Mecânico e abrindo a primeira em Angola, a instituição de ensino oferece no evento os cursos de mecânica e funilaria, destacando que ao final do ano, criará o curso de elétricos e híbridos. Viviane Andrade, analista de marketing da Escola do Mecânico, enfatiza sobre o próximo curso da instituição: “A Escola do Mecânico vem trazer uma oportunidade nova de ingresso de mecânicos na área de híbridos e elétricos, dando ênfase numa formação de qualidade”.

Idemitsu: A japonesa Idemitsu Lubricants, com mais de 110 anos de experiência no setor de lubrificantes, destacou no Congresso seu novo foco nos profissionais do setor. Atuando no Brasil em 2009 como fornecedora de lubrificantes para as montadoras, a Idemitsu passou a atuar também ao lado do mecânico desde 2016, destacando agora a nanotecnologia em seus lubrificantes.

Indisa: A Indisa, fabricantes há mais de 70 anos, trouxe sua nova linha de eixo comando de válvulas para o mercado de reposição de peças. Além disso, a Indisa destacou sua linha de bomba de vácuo, balancins, atuadores e outros produtos, igualmente para o mercado de reposição de peças. Luiz Felipe de Oliveira, gerente de produtos da Indisa, destaca: “Em relação ao portfólio da Indisa, desenvolvemos mais de 500 produtos para o mercado de reposição, desde o primeiro semestre de 2024. Traremos também novidades para o segundo semestre, ampliando a solução completa ao aplicador, com o maior portfólio técnico do Brasil”.

Ingersoll Rand: Há mais de 40 anos no Brasil e mais de 150 anos no mercado mundial, a Ingersoll Rand traz ao evento do profissional mecânico sua linha de ferramentas a bateria, com destaque para a chave de impacto pneumática 2236 QTMAX. No estande, a Ingersoll Rand tem como outro destaque a chave-catraca pneumática de alta rotação, modelo 121 MAX-D3. Também mostra as ferramentas eletrônicas de torque controlado e demais equipamentos de seu portfólio. Paulo Miguel da Silva Jr., gerente de contas da Ingersoll Rand, afirma: “A Ingersoll tem a solução do tamanho exato para aplicação profissional”.

Jtekt: A Jtekt, empresa japonesa com mais de 100 anos, vem ao Congresso do Mecânico para reforçar a importância de lembrar ao mercado que agora, a empresa agrega os portfólios das absorvidas Koyo e Toyoda, dentro agora do mesmo grupo. No evento, a Jtekt destacou o sistema de direção elétrica do Toyota Corolla, além de apresentar sua linha de rolamentos, onde atua também nos setores industrial, agrícola, aviação, náutico, entre outros. Daniele Cristina da Silva, especialista comercial de mercado de reposição da Jtekt, reforça: “O nosso objetivo é a de reforçar nossa marca perante o mercado, enfatizando a transição das marcas Koyo e Toyoda, no grupo JTEKT”.

Kolbenschmidt (KS): A KS está novamente presente no Congresso destacando seu portfólio da linha de componentes de motor e também com a marca Pierburg, trazendo um amplo portfólio de itens para a linha mecatrônica. A empresa ainda preparou uma programação de palestras com a presença no Box Técnico de seus influenciadores Saulo da Retifort, Jairo da Retífica Projeto e Niela Mecânica. Foram apresentados cursos técnicos de curta duração, abordando suas famílias de produtos e dicas para reposição. Talita Peres, gerente de marketing e comunicação corporativa da Kolbenschmidt (KS), comenta: “Nós acreditamos muito nesse contato direto com o reparador, pois através deles, conseguimos entender o mercado e trazer sob medida, tudo o que temos em termos de produtos e dicas mundialmente”. Peres amplia: “Através dos boxes técnicos, nós preparamos um conteúdo muito especial que vai engrandecer o conhecimento dos mecânicos em geral”.

KYB: Com 105 anos, a KYB está no Brasil desde 2013, atuando na reposição e também na indústria, fornecendo amortecedores e kits de tanto para as montadoras quanto para as autopeças. Na 7ª Edição do Congresso a empresa destaca a ampliação de linha de kits e o lançamento de alguns modelos de amortecedores. Na linha de kits, a KYB lança mais 63 novas referências, destacando a linha Klassic que traz um custo-benefício atrativo para veículos mais antigos. No evento, Alexandre Parise, supervisor técnico, que fez uma palestra no Box Técnico F às 15h. Gelcia Fedalto, gerente de vendas e marketing da KYB, comenta: “A KYB presa muito pelo compartilhamento de informações, principalmente com o público aplicador. E essa preocupação com os mecânicos é o que vem doutrinando as atividades da KYB no mercado atualmente. Pois, o mecânico, além de ser o elo de ligação da indústria com os donos dos veículos, é o nosso público técnico”.

Lubrax: A Lubrax, divisão de lubrificantes da Petrobras, trouxe para o Congresso sua linha de produtos para as linhas leves, pesada e também para motocicletas. Atuando há três anos no mercado de lubrificantes, a Brida destaca as linhas de óleos lubrificantes Supera, Valora e o Top Turbo, este último específico para pesados. Juliana Albuquerque, coordenadora de marketing da Brida, comenta: “Nossa expectativa com o congresso é mostrar a qualidade do nosso produto para os reparadores”.

Mahle: A Mahle, tradicional fabricante alemão com mais de 100 anos de atividade, lançou uma nova linha de aditivos na 7ª Edição do Congresso Brasileiro do Mecânico, destacando ainda o pré-lançamento do portfólio de juntas, que chega em breve ao mercado. Na linha de aditivos, o destaque para os produtos diluídos orgânicos para radiadores, além de um aditivo concentrado para a linha de pesados de 5 litros. Marcelo Morgon, gerente de marketing da América do Sul da Mahle, comenta: “O Congresso do Mecânico é uma excelente oportunidade de nos aproximarmos dos aplicadores e apresentar ao mercado, as novidades em lançamentos de produtos”.

Maxon Oil: A Maxon Oil, empresa paranaense de lubrificantes presente há 11 anos no mercado nacional e que produz mais de 2 milhões de litros de óleos por mês, destacou no Congresso seus produtos das linhas Performa, Ultra, Premium e Long Life. No evento, a Maxon Oil colocou em destaque os lubrificantes Performa para correias banhadas a óleo, assim como para todos os tipos de motores. A marca trouxe como atração para o evento dois carros da categoria Nascar Brasil com a presença dos pilotos Leo Torres e Edson Reis. Adriana Reis, coordenadora de marketing da Maxon Oil, comenta: “Temos a expectativa de levar para o mecânico e demais profissionais, conhecimento sobre a qualidade de nossos produtos, usados em todos os caminhões da Copa Truck e Nascar Brasil”.

Menzoil: A Menzoil, que atua desde 2005 no mercado de lubrificantes e no desenvolvimento de formulações avançadas trouxe para o Congresso sua linha de produtos para motores leves. No evento, a Menzoil destacou toda sua linha leve Race One, Evolution Plus e Super Premium. Além disso, a marca oferece ainda lubrificantes para transmissão e diferencial, bem como para motores diesel.

Monroe: No Congresso a Monroe esteve presente e apresentou uma ampla gama de produtos, além de fazer ações divertidas de interação com o público. Entre os destaques apresentados pela empresa estavam sua linha completa de amortecedores, bieleta, coxins, entre outros produtos, que podem ser aplicados em diversos modelos vendidos no mercado automotivo.

MWM: A MWM estreou no Congresso focando na aproximação com o profissional mecânico por meio de sua linha de produtos do segmento de pesados, onde a empresa atua há 71 anos. No evento, a MWM destacou a linha de peças genuínas, opcionais e masterparts, para procedimentos de reparação de todos os tipos de motores diesel. Paula Chaves, supervisora de marketing da MWM, diz: “Estar no Congresso do Mecânico pela primeira vez foi uma forma de reforçar nossas marcas perante os reparadores e também um meio de sanar as dúvidas técnicas presentes no dia a dia deles”.


PDR: A PDR, presente no mercado de ferramentas desde 2016 atuando em reparação, manutenção e pintura, levou ao Congresso sua nova linha de ferramentas à bateria e elétricas, com destaque para o Motocompressor de Ar Direto e a Chave de Impacto à Bateria. O Motocompressor Pro-08 C tem como vantagem usar duas voltagens, no caso 127V e 230V, enquanto o Chave de Impacto à Bateria da PDR, modelos Pro-B630, Pro-B420 e Pro-B1080, destacam-se pela praticidade de uso, garantindo maior mobilidade para o profissional. Armarildo Carvalho, coordenador comercial da Berliner do Brasil, controladora da marca PDR, comenta: “A Berliner vem com grande expectativa e entusiasmo com o lançamento da linha de produtos a bateria e elétrica aqui no congresso, que contempla chave de impacto e politriz”.

Ranalle: Além das correias, a Ranalle exibiu também em seu estande, polias e tensores para a linha de veículos pesados, bem como da linha leve. Outro destaque é a linha de bombas d’água. No evento, a empresa promoveu uma palestra com o tema “Sistema de distribuição: Como aumentar a credibilidade e lucratividade da sua oficina através da substituição”.

Rio – Riosulense: A Rio – Riosulense levou seu portfólio de produtos para motores e também uma palestra sobre “componentes de motores” ministrada por Livia de Oliveira, Analista de Desenvolvimento de Produto da RIO. “Essa é a terceira vez que participamos do evento, voltado sobretudo para aplicadores e mecânicos em busca de aperfeiçoamento em cursos. Queremos nos aproximar desses profissionais para identificar as necessidades em relação à nossa marca, levantar dúvidas sobre os produtos e, assim, abrir caminhos para novas oportunidades”, informa Ornelio Kleber, CEO da RIO. A empresa projeta fechar 2024 com um crescimento acima de 20%. Para alcançar esse objetivo, é fundamental para a RIO, entre outras estratégias, também participar de feiras e eventos de aftermarketing. Neste ano, participou da AUTOPAR (PR), AUTOP (CE) e Expo Peças (GO), além de algumas feiras de exportação.

Sampel: No mercado de reposição há mais de 60 anos, a Sampel trouxe para o Congresso seu portfólio completo de peças de suspensão automotiva com destaque para os suportes hidráulicos. Neste último, a Sampel é a única fabricante que atende o mercado de autopeças. A empresa exibiu as minhas de buchas e coxins, kits de amortecedor, bieletas, bem como os coxins hidráulicos. Thiago Kiyoshi, desenvolvedor de produtos da Sampel, comenta: “O evento para nós é importante pela oportunidade de levarmos as informações de dentro da fábrica, direto para o aplicador. Bem como, características de produto, métodos de inspeção, dicas ténicas, métodos de análise, entre outros, fazendo uma troca de informação”.

Schaeffler: A tradicional fabricante alemã de componentes e soluções automotivas destacou na 7ª Edição do Congresso Brasileiro do Mecânico a linha de bomba d’água TMM e uma palestra sobre a tecnologia. Destaque da Schaeffler, a bomba d’água utiliza a nova tecnologia de gerenciamento térmico por meio de um sensor, sendo ela chamada TMM. Outro destaque é o RepSet, um kit de embreagem da Luk.

Serraf: A Serraf Autopeças, empresa com 32 anos no mercado de peças de reposição, destaca na 7ª Edição do Congresso o serviço de entrega rápida de peças com prazo de até 35 minutos. Atuando na capital paulista e com 22 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, a Serraf atua no mercado com peças de motor, suspensão, freios e também químicos e lubrificantes, tendo mais de 45 mil itens disponíveis para entrega rápida.

SKF: A SKF, tradicional fabricante e fornecedor de autopeças, trouxe para o Congreeso o relançamento da linha de bomba d’água, bem como o kit de corrente de distribuição. A marca sueca mostra ainda cubos de rodas e rolamentos, destacando em seu estande no evento os itens relacionados com o arrefecimento do motor, bem como foco no acionador do comando de válvulas.

Sun: A Sun, com atuação no mercado nacional há mais de 60 anos, trouxe ois lançamentos para o evento: lanterna extensiva de capô e nova versão de sua chave de impacto pneumática. Além disso, a Sun também trouxe para o congresso sua linha de diagnóstico automotivo, armário de ferramentas e outras ferramentas e equipamentos de uso diário do mecânico. Gabriel Flores, assistente de marketing da Sun, comenta: “É notável o contínuo crescimento do congresso e temos boas expectativas em relação às vendas no evento, além de ser uma oportunidade de nos conectar com os nossos clientes”.

Texaco: No 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, que aconteceu no dia 19 de outubro, no Pavilhão Amarelo no Expo Center Norte, a Texaco esteve presente e apresentou uma ampla gama de lubrificantes. Entre os destaques apresentado pela companhia estava a linha Pro DS, que é um óleo sintético para motor com a especificação 5W-20 SAE, entre outros produtos que podem ser aplicados em diversos modelos vendidos no mercado automotivo.

TotalEnergies: A francesa TotalEnergies, presente há mais de 50 anos destacou no Congresso o programa de vantagens Clube PRO+, onde os clientes profissionais obtêm benefícios por meio da compra de produtos da marca. Por meio de um app, o mecânico se cadastra e escaneando QR Codes dos produtos adquiridos da TotalEnergies, concorre a prêmios e resgate de cash back via Pix. Lucas Domingues, analista de marketing da TotalEnergies, comenta: “Nós queremos incentivar os mecânicos a adotar nossos produtos e ainda ganhar dinheiro com isso”.

Valvoline: A Valvoline, líder global em lubrificantes automotivos esteve no evento destacando o lubrificante Maxlife para transmissões automáticas e do tipo CVT. As linhas Advanced, Maxlife e Multi Freeze foram apresentadas aos mecânicos com destaque para o Advanced 5W30 SP, disponível com uma condição especial de compra. No evento, a Valvoline participa com o Box Prático e o Box Técnico. Alberto Freitas, head de lubrificantes da Valvoline Brasil, comenta: “O foco da Valvoline para esta edição do Congresso do Mecânico é reforçar o posicionamento da marca junto aos mecânicos. A Valvoline foi pioneira e trouxe para o mercado o primeiro lubrificante do mercado que atende transmissões automáticas de até nove velocidades e transmissões tipo CVT, em um único produto”. Sobre demais lubrificantes, Freitas continua: “Também queremos fortalecer nosso mix de produtos que atende linha leve, pesada e motos, com destaque para os produtos importados Advanced Classificação SP, que atende a maioria das homologações das montadoras mundiais”.

Wega: A argentina Wega, presente no Brasil há 22 anos e com atuação em seu país de origem há 63 anos, lançou no Congresso Brasileiro do Mecânico sua linha de kits de filtros para troca completa, que inclui os quatro elementos presentes no veículo, sendo eles; filtro de ar, filtro de cabine, filtro de óleo e de combustível. Além dos filtros, a Wega mostra no evento sua linha de ferramentas, velas e filtros para transmissão automática. Durante o congresso, a Wega promoveu a palestra “A Importância dos Filtros para Longevidade da Transmissão Automática”. Diogo Afonso da Silva Rocha, coordenador técnico do departamento de assistência técnica da Wega, fala: “Cada ano que passa, a estrutura do evento melhora e as palestras são de suma importância, tanto para o mecânico quanto para as fábricas, onde as fábricas têm a oportunidade de demonstrar suas novidades e tecnologias, e o aplicador tirar suas dúvidas junto às marcas”.

Palestras no Grande Auditório mostraram tecnologias e rotina dos mecânicos

Sistema híbrido 48V: você sabe como atender esse veículo em sua oficina?

O 7º Congresso Brasileiro do Mecânico começou com palestras sobre sistemas híbridos e manutenção de veículos. Fábio Delatore abordou o sistema híbrido de 48V explicando a atuação dos motores em conjunto (a combustão e elétrico), sendo mais seguro para manutenção do que veículos totalmente elétricos, mas com componentes específicos, como a bateria de 48V. O alternador BRM também é maior que o convencional. Delatore enfatizou a segurança na manutenção, como o uso de scanner e luvas adequadas bem como outros procedimentos para a reparação adequada.

Leonardo Pereira, da Bosch, explicou as tipologias do sistema híbrido 48V e a importância do sistema 12V para o funcionamento do sistema 48V. Ele também demonstrou um caso real de falha na bateria de 48V com exemplos gráficos de uma situação bem corriqueira desses tipos de veículos. Maurício Marcelino compartilhou sua experiência como mecânico e destacou os benefícios dos veículos híbridos 48V, como a redução de CO2 e economia de combustível, além de alertar sobre os cuidados com a bateria de 12V durante a manutenção.

O etanol é o causador de problemas em veículos com injeção direta?

O uso de etanol em veículos com injeção direta tem gerado discussões sobre seus efeitos nos sistemas de combustível. Nas redes sociais mecânicos e influenciadores relatam problemas cuja discussão já está em pauta entre clientes e mecânicos. Por isso o Congresso trouxe esse tema polêmico em destaque. André Vaz dos Santos, coordenador de engenharia, destacou que os injetores de alta pressão precisa ser mais robustos para resistir ao etanol. Ele mencionou que um veículo em testes de durabilidade com etanol acumulou mais de 240.000 km sem problemas significativos, o que indica a viabilidade do combustível quando utilizado corretamente.

Fernando Landulfo, consultor técnico da Revista O Mecânico e professor com ampla experiência, questionou se o etanol é o único problema, explicando que os motores de injeção direta têm bom desempenho mas a corrosão e a formação de depósitos nos injetores podem ser um problema a médio prazo. No entanto, ele ressaltou que os estudos sobre esses efeitos ainda estão em andamento. Landulfo acompanha diversos testes feitos com esse combustível e prometeu nos atualizar a respeito da aplicação do etanol nos motores flexíveis com novos conteúdos e artigos técnicos.

Gerson Borini, engenheiro mecânico com 35 anos de vivência no mercado automotivo, abordou o impacto histórico do álcool nos carburadores e concluiu que, com o combustível de boa qualidade e testes adequados, o etanol pode ser utilizado de forma segura e eficiente em motores modernos, com um futuro promissor no Brasil.

 

Bosch destacou sistemas de baterias de alta tensão no 7CBM

No 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, a Bosch abordou as baterias de alta tensão, utilizadas em veículos 100% elétricos e híbridos.

A empresa explicou como essas baterias desempenham um papel crucial no funcionamento desses veículos, destacando a importância do diagnóstico adequado para garantir sua eficiência e segurança. Durante a palestra, foi demonstrado na prática como realizar o diagnóstico do sistema de bateria de alta tensão em um Toyota Corolla 2022. A Bosch enfatizou a necessidade de uma abordagem especializada para trabalhar com esses componentes, visto que o sistema exige cuidados específicos devido à alta tensão envolvida.

Capacitação e investimentos para sua oficina iniciar o atendimento com veículos eletrificados

No 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, especialistas também discutiram como os mecânicos podem se preparar para atender veículos eletrificados. Ulisses Miguel, Fábio Alves, Fábio Delatore e José Martinho abordaram as etapas necessárias para capacitação e investimentos em equipamentos e ferramentas. Ulisses destacou a importância dos EPIs e cuidados com a gestão térmica nos veículos eletrificados. José Martinho falou sobre os três níveis de capacitação, com ênfase no nível III, que habilita para reparos em baterias de alta voltagem, além de reforçar o uso de luvas isolantes e protetores faciais.

Fábio Delatore comentou que a manutenção de veículos eletrificados é similar à de combustão, mas exige atenção aos sistemas de alta tensão. Fábio Alves enfatizou que, embora os investimentos em equipamentos sejam altos, o foco inicial deve ser na capacitação dos profissionais.

 

Como diagnosticar os motores 3 cilindros 1.0 turboalimentados?

No 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, especialistas abordaram o preparo necessário para diagnosticar e manter motores 1.0 turboalimentados, uma tendência crescente no setor automotivo. Com ampla aplicação especialmente nos veículos de entrada (quase todas as marcas tem em seu portfólio motores com essa configuração), Cleyton André, mecânico e proprietário da Repair Car Service, destacou a importância da atualização contínua dos profissionais, além da atenção especial com a troca de óleo em motores com correias imersas.

O uso de óleo adequado é crucial para preservar sistemas de sincronismo e evitar falhas, como a baixa pressão do turbocompressor. Flávio Donizete Poloni, da Mahle, explicou os cuidados necessários com o pistão e a montagem correta dos componentes. Fábio Jose Pereira Silva, da Horse, comentou sobre as adaptações dos motores 1.0 turbo para o mercado brasileiro, e Claudinei Oliveira Dias, da Nissan, abordou a manutenção do motor HR10, enfatizando os cuidados na regulagem das válvulas e a substituição de parafusos defeituosos.

 

Novas tecnologias e certificações para o profissional do setor automotivo

A palestra “Qualidade e Inovação como Oportunidades de Negócios para Oficinas Mecânicas”, apresentada por Sérgio Ricardo Fabiano, Gerente de Certificação de Serviços no IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), discutiu como novas tecnologias estão transformando o setor automotivo. Sérgio abordou a utilização de óculos 3D para manutenção de veículos em mercados como Estados Unidos e Europa, além da conectividade, que vai além do scanner, com restrições de acesso em alguns veículos modernos bem como algumas tendências e boas práticas para o dia a dia das oficinas. O gerente enfatizou a importância de investir em equipamentos específicos com base na demanda local e nas tendências de mercado. A palestra também destacou a necessidade de capacitação para atender veículos elétricos e híbridos, além do uso crescente de Inteligência Artificial no setor automotivo.

 

Boxes Técnicos e Teóricos

No Box C, que foi patrocinado pela Idemitsu e contou como o Honda HR-V de exposição a palestra ministrada por Diogo Rocha, da Wega, abordou a Importância do Filtro para a Longevidade da Transmissão Automática. Além disso, Eduardo Sartori da Idemitsu falou sobre os Mitos e Verdades da Transmissão Automática.

Já Adilson Pereira da Indisa falou sobre “Técnicas de Aplicação de componentes de Direção, Motor e Sistemas de Arrefecimento”. Juliano Caretta da Monroe abordou o tema Amortecedores Eletrônicos – Novas tecnologias no mercado automotivo.

Lívia de Oliveira da RIO apresentou o tema Componentes para motor, enquanto Fábio Alvez da Menzoil falou sobre “Curiosidades sobre os lubrificantes: Pode ou não pode?” e discorreu sobre os principais mitos do mundo dos lubrificantes.

Por sua vez, o Box D, que foi patrocinado pela Authomix e teve o Fiat Pulse 1.3 exposto, contou com a palestrada de Sidney Gomes e Breno Henrique da Authomix sobre Fluidos de freio: “tipos, características e procedimentos de sangria em sistemas de freio convencionais e ABS” abordando o sistema antitravamento e os cuidados com esse equipamento obrigatório já há alguns anos no mercado nacional.

Na sequência Diogo Teixeira da Continental falou sobre “Fluidos de Freio ATE e Sensores de Nível Continental: Conheça a qualidade superior dos produtos das nossas marcas” e destacou como conteúdo os diferenciais da linha. Já Fábio Waldomero da Universal destacou o tema “Diagnóstico e Manutenção da Suspensão: Dicas Práticas para Mecânicos”.

Vinícius Alberti da Valvoline falou sobre “Correia banhada à Óleo: A importância do lubrificante correto” que é um dos temas mais polêmicos do universo da mecânica hoje em dia. Por fim, Francisco Sacco da Elring falou sobre juntas liquidas e massas vedantes e Johnny Oliveira da Escola do Mecânico abordou “Diagnostico de falhas em turbocompressores com o uso do osciloscópio automotivo”.

O Box E foi patrocinado pelo “O Mecânico” e teve como exposição a Fiat Titano. Nesse espaço foram abordados temas da linha diesel. Rafael Amorim da Bosch e Mecânico Pro falou sobre Manutenção de veículos Diesel de acordo com as normas ambientais e o que muda com a vigência da norma PROCONVE P8. Já Pedro Henrique da Cruz da MWM falou sobre Gerenciamento Eletrônico de Motor Diesel Common Rail. O influenciado Mineirinho falou sobre Biodiesel: vantagens e desvantagens do ponto de vista do mecânico. Na sequência Itamar Oliveira da KS falou sobre Tecnologias e cuidados com a manutenção dos motores Diesel leve. Fechou as palestras desse box Luz Canton da TotalEnergies falando sobre Linha diesel leve e diesel pesado.

No Box F estava presente a Chevrolet Montana e contou com o patrocínio da Texaco. A primeira palestra foi ministrada pelo Pedro Bighetti da Serraf que abordou o tema “Tecnologia de juntas de cabeçote e sistemas de vedação”. Na sequência Roger Daleffe da Texaco falou sobre motores com correia banhada a óleo. Silvio Junior da Autozone abordou o tema Se torne um especialista em baterias. Guilherme Bueno da KS deu dicas de reparação dos motores 3 cilindros.

Por fim, Alexandre Parise da KYB falou sobre “Desmistificando ruídos em amortecedores: Abordagem técnica da KYB para identificar a verdadeira causa dos barulhos”, equanto o Consório Loja do Mecânico abordou o tema Monte sua oficina com as facilidades do Consórcio.

A Sampel patrocinou o Box G, que teve o Chevrolet Onix como veículo de exposição. A primeira palestra foi ministrada por Thiago Kiyoshi que falou sobre o tema “Coxins hidráulicos, construção, características e inspeção”.

Por sua vez, a Ranalle apresentou o tema “Sistema de distribuição: Como aumentar a credibilidade e lucratividade da sua oficina através da substituição”, com a palestra de Rodrigo Anchieta. Já Maxon Oil trouxe o tema “Lubrificantes de Alta Performance: A Tecnologia que Impulsiona o Automobilismo de Ponta”, com o técnico Edson Leandro dos Reis.

Além dessas, a Dayco abordou o tema “Sistema de Suspensão – cuidados e dicas técnicas”, com a apresentação de Romário Teixeira. A Delphi discutiu a “Importância da utilização de peças originais no mercado de reposição”, com a palestra de Pedro Valencio. Por fim, a Ingersoll Rand apresentou o tema “Oficina Mecânica 4.0”, com o técnico Paulo Silva.

O novo Citroën Basalt em fase de lançamento nacional foi a estrela do Box H, que foi patrocinado pela Stellantis. A primeira palestra foi ministrada pelo Luigi Riccio de Souza Pinto da Bproauto e abordou o tema Arrefecimento na área de eletrificação: o presente e o futuro.

Já a Sustainera abordou o tema “O poder da remanufatura: eficiência e rentabilidade”, com a palestra de Robson Chaves. Por sua vez a Schaeffler apresentou o tema “Bomba d´água e TMM (Gerenciador Térmico)”, com a participação de Attilio Gioielli. A SKF discutiu “Soluções para motores de linha leve”, com a apresentação de Leonardo Menegatti.

A Allen trouxe o tema “Tecnologia Anti Impacto: Funcionamento e Dicas de Instalação em Amortecedores TAI”, com as palestras de Bruno Fernandes e Vinicius Pacheco. Fechou as palestras desse box a Castrol abordou “Tendências do Mercado de Transmissões e como a Castrol está se posicionando”, com o técnico Guto Cintra.

O Box I, que teve como estrela o Volkswagen Polo, foi patrocinado pela Mahle e teve diversas palestras começando pela Cobra que apresentou o tema “Rolamentos polias e tensores”, com o técnico Danilo Ferreia.

A Mahle apresentou o tema “Tecnologia MAHLE nos equipamentos para oficinas”, com a palestra de Caique Barbosa. Na sequência a Lubrax trouxe o tema “Lubrificantes Lubrax & Combustíveis Aditivados”, com as apresentações de Pamela Fernandes de Oliveira Barreto e Jean Leone da Conceição Esteves. Por sua vez a JTEKT discutiu “Escolha Inteligente: A Vantagem das Peças Originais Japonesas em Relação às Paralelas para Rolamentos e Direções”, com os técnicos Andre Borges e Edson Melo. Já a PDR apresentou o tema “Ferramentas e pistola de pintura PDR”, com as palestras de Amarildo Carvalho e Michel Vitaliano. Por fim, a SUN abordou “Diagnóstico com Osciloscópio na Rede CAN”, com o técnico Luciano Mariano.

 

Boxes Técnicos Práticos

O Box J, que foi patrocinado pela Valvoline, contou com os temas “Como otimizar e rentabilizar a troca de óleo do motor, do câmbio e do arrefecimento” e “Como otimizar e rentabilizar a troca de óleo do motor, do câmbio e do arrefecimento”.

O Box K teve o patrocinio da Nakata e contou com as palestras práticas do O Clube Experts trouxe diversos temas relevantes para os mecânicos durante o evento. Já a Fras-Le apresentou o tema “Pastilhas de Freio Linha Leve – Tecnologias Empregadas e os Cuidados na Hora da Manutenção”, com o instrutor Edson Vieira. Por sua vez a Nakata trouxe “Suspensão Nakata: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre os Amortecedores Pressurizados HG”, com o instrutor Eduardo Lett.

Após o almoço, as palestras continuaram com a Fremax que abordou o tema “Diagnóstico e Substituição dos Componentes de Atrito”, com a palestra de Eduardo Lett. Por fim, a Controil encerrou o ciclo com o tema “Freios Controil: Diagnóstico e Substituição dos Componentes Hidráulicos”, com o instrutor Edson Vieira.

O Box L contou com a presença dos influenciadores Quintal do Tonella e Project Car. A primeira palestra foi sobre “Montagem e ajustes do motor a ar Volkswagen” e foi ministrada por Marcelo Tonella.

No período da tarde, o tema “Polimento na prática” foi apresentado pelo instrutor Higino Gonçalves.

O Box M contocou com a KS e teve diversas demonstrações práticas començando com o tema “Bombas de Vácuo para os Motores Ciclo Otto”, com os instrutores Bruno Clemente e Guilherme Bueno.

O tema “Blocos de Alumínio para os Motores 03 Cilindros – Quando e Como Realizar a Retífica?” foi abordado pelos instrutores Gabriel Brianez, Guilherme Bueno e Saulo (Retifort). A palestra sobre “Bronzinas – Como Analisar o Conjunto Alojamento + Bronzinas + Eixo Virabrequim” foi conduzida por Bruno Clemente, Gabriel Brianez e Jairo (Retífica Projeto).

Já o tema “Pistões – Tecnologias Desenvolvidas Conforme a Evolução das Normas de Emissões” foi apresentado por Bruno Clemente e Gabriel Brianez. Por fim, “Novas Tecnologias para as Bombas de Água – Eletrificação dos Componentes” foi abordado por Guilherme Bueno, Itamar Oliveira e Niela (Mecânica).

O Box, que foi patrocinado pela Stellantis teve diversos temas começando pelo “Alinhamento Total, a Cambagem sem Segredos”, com o instrutor Leonardi Tobias. “Diagnóstico Avançado, Osciloscópio”, apresentado por Eduardo Bilha.

Após o almoço, o tema “Alinhamento Total, a Cambagem sem Segredos” foi novamente abordado por Leonardi Tobias. Encerrando o dia, “Diagnóstico Avançado, Osciloscópio” foi apresentado por Eduardo Bilha.

O Box O, que foi patrocinado pelo Mecânico Pro contou com o tema “Diagnóstico de câmeras e radares e suas soluções” ao longo de todo o sábado e foi ministrado pelo Paulo Stevanatto.

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