Primeira mulher campeã passou por dificuldades dentro do reality antes de conquistar o título
A Giovana Toso venceu ontem, no Dia do Mecânico, a Segunda Temporada do Batalha do Mecânico 2023. Embora tenha ido muito bem na prova final, a competidora passou por dificuldades dentro do programa para conquistar um prêmio de R$ 20 mil e um Kit Oficina com 82 itens da Loja do Mecânico. Relembre a trajetória da campeã.
EPISÓDIO 8 – A grande final | TEMP 02 | BATALHA DO MECÂNICO
A trajetória da primeira mulher campeã do Batalha do Mecânico 2023 começou na equipe Laranja, que tinha André, Eder, Fernando e Leandro, que foi o seu oponente na final. A prova aconteceu dentro da Loja do Mecânico, em que os participantes tinham que encontrar a chave correta para fazer a aplicação do torque certo sem danificar os parafusos de cabeçote.
Por utilizarem ferramentas incorretas e fora de medida, a equipe laranja perdeu a primeira prova, fazendo os cinco integrantes disputarem uma eliminatória. A prova individual, em que os competidores tinham que solucionar um problema no semieixo do Chevrolet Onix, sendo necessário fazer a remoção e a instalação de um novo componente. Para isso, eles tiveram que achar as ferramentas corretas para fazer esse procedimento. Giovana conseguiu ir bem e passou para próxima etapa, deixando para trás o competidor Fernando, que foi o primeiro eliminado do programa.
No terceiro episódio, Giovana fez a prova de lubrificantes com Julio, que infelizmente, ficou em último lugar com apenas quatro acertos. Na prova eliminatória, que foi patrocinada pela KYB, Giovana teve que fazer a troca do amortecedor em um Toyota Corolla Cross junto com Julio. Os dois superaram Eder e Ricardo e, também, ganharam uma maleta de ferramentas e macacões da KYB.
No quarto episódio do Batalha do Mecânico, Giovana superou Norival, mas como estava em dupla com Nilton, ela não conseguiu ir direto para próxima fase. Por isso, foram para a prova de eliminação, em que eles tinham que trocar os rolamentos traseiros de um Hyundai HB20 em apenas 30 minutos. Giovana e Nilton superaram Norival e Douglas e, com isso, receberam um Kit da Authomix, que patrocinou a prova de eliminação.
No Top 4, que foi o quinto episódio, Giovana e Nilton novamente formaram uma dupla para prova, em que o desafio era encaixar o conector do chicote do sensor da bobina do primeiro cilindro do motor e o segundo era encontrar o aterramento das bobinas do primeiro e segundo cilindros, que foram acobertados pelo corpo técnico do programa. O carro dessa vez era um Volvo XC40. Novamente, Giovana foi para prova de eliminação, mas desta vez contra Nilton.
A campeã do Batalha do Mecânico conseguiu identificar o defeito no comando de admissão e, também, fez com que o veículo funcionasse corretamente. Para isso, ela utilizou a ferramenta Mecânico Pro e mandou Nilton para casa, indo para semifinal contra Julio e Leandro.
Na semifinal, os três batalhadores foram avaliados em todos os quesitos, uma vez que tiveram que efetuar a substituição dos filtros de óleo, de ar e de cabine. O carro dessa prova foi um Volkswagen Nivus. Leandro fez em menor tempo e foi direto para final, já Giovana e Julio se enfrentaram na prova eliminatória, que era identificar a bomba de alta pressão defeituosa instalada no SUV e justificar com parâmetros o problema encontrado no veículo usando a plataforma Mecânico Pro, que foi melhor utilizada por Giovana, passando para final.
Na grande final Leandro começou a prova um pouco nervoso e levou uma hora para solucionar dois dos três defeitos do carro, sendo o primeiro o Conector do Motor de Partida e o segundo Relé da Bomba de Combustível. Com mais calma, mesmo com a tensão da final, Giovana fez o diagnóstico correto, corrigiu todos os problemas e fez o motor funcionar sem falhas em apenas 50 minutos de prova. Desta maneira, ela se tornou a primeira mulher a vencer o reality show Batalha do Mecânico. Além disso, Giovana ganhou da Delphi um treinamento sobre o ciclo Otto no novo Centro de Treinamento da Delphi em Piracicaba, no interior de São Paulo.