Autonor ganha espaço no setor

A feira de autopeças de Recife ganhou amplitude de primeiro mundo e contou com um grande público, altamente especializado

 

Carolina Vilanova

 

abertura_Autonor

 

Estandes de primeira linha, muitas novidades em produtos e serviços automotivos e um público altamente especializado. Esses foram os principais atributos da 5ª edição da Autonor (Feira de Tecnologia Automotiva), realizada entre 24 e 27 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

 

O evento foi considerado um sucesso entre os 300 expositores participantes e o público de quase 40 mil de pessoas, sendo que a maioria eram profissionais ligados ao segmento, como lojistas, distribuidores, representantes comerciais, balconistas e mecânicos. Mais expositores, melhor organização e mais prospecção de negócios na região garantiram a Autonor muitos elogios e a certeza de participação de muitas empresas nas próximas edições.

 

A feira contou com o apoio de importantes parceiros como o Sindipeças (SP), Andap, Sincopeças (PE), Sincopeças (RN) Sindirepa (PE) Governo de Pernambuco, SEBRAE, FIEPE (Federação das Industrias do Estado de Pernambuco) e Fecomércio.

 

Um giro pela feira

 

Corredores lotados revelaram a necessidade do mercado nordestino de obter mais informações e conhecimento sobre o setor que muito cresce na região. A Affinia participou com um estande temático com motivos do Nordeste e enfocou os filtros da marca Wix, além das linhas tradicionais de componentes de freios e suspensão da Nakata, sistemas mecânicos de alimentação da Brosol, bombas d´água da Urba, e as peças da Spicer, Perfect Circle e Victor Reinz.

 

dsc00070

 

A Alfatest participou com foco no Kaptor.com Start para ciclo diesel e otto, além do testador de bateria por condutância e toda a linha de ferramentas pneumáticas magnéticas da marca. No espaço da Arvin Meritor, as vedetes foram a linha de coroa e pinhão para Mercedes-benz, Scania e mercado de reposição, além do suporte do cardã e a gama de cruzetas. A empresa dividiu o estande com parceiros do segmento como Fras-Le, Gates, Corteco e Wabco.

 

O destaque da Bosch, que também levou a linha de som automotivo da Blaupunkt, foi o pacote de ofertas e promoções para a linha de scanners automotivos e equipamentos de testes de emissões e para higienização de ar-condicionado. Também expôs a gama de baterias da marca.

 

dsc00075

 

A Cobra Automotiva aproveitou o evento para comemorar os 20 anos da empresa, que contou ainda com a ampliação da linha de cruzetas, com mais de 350 itens. Já a Contitech, que está crescendo no mercado de reposição, levou a linha de correias para Volkswagen, General Motors, Fiat, MWM International e Peugeot. Também fez palestras para aplicadores. A Corteco veio com jogos de juntas para motores leves e pesados, voltados para o mercado de reposição, além dos itens complementares, como os retentores do motor Fire 1.0.

 

Dividindo o espaço com Heliar, Osram, Cimpal e MTE-Thomson, a Dayco apostou na ampliação da linha de cabos de ignição para veículos nacionais a álcool, gasolina e GNV, além dos importados. Na linha de correias, a consolidação da promoção Dayco Tuning, que alavancou as vendas da marca também na região.

 

dsc00100

 

No estande da Disbrat os lançamentos foram as máquinas para serviços em ar-condicionado e limpeza de bicos injetores. O carro chefe da empresa, o scanner automotivo para linhas leves cilco otto e diesel, também estava em exposição. A novidade foi a máquina de troca do óleo da transmissão automática e a linha de alinhadores computadorizados, balanceadores de rodas e desmontadores de pneus.

 

A caixa de transmissão para veículos pesados RD e as embreagens foram as atrações da Eaton, que tinha como objetivo divulgar a marca na região. Outros destaques foram os kits inteligentes de transmissão e o lançamento de produtos de reposição rápida. Uma unidade móvel de treinamento para embreagem estava atendendo o público fora do pavilhão para divulgar o programa de treinamentos no Nordeste. A empresa montou estande junto com Schadeck e Controil, todas com muito interesse no Nordeste.

 

dsc00072

 

A Fania trouxe mais de 30 lançamentos entre as linhas de cabos de velocímetro, freio, embreagem e acelerador, voltados para a reposição dos modelos Renault e Peugeot e para o mercado de originais da VW e GM. As novidades da Fras-Le foram as sapatas automotivas para veículos leves voltadas para o mercado de reposição, assim como as lonas, pastilhas e revestimento de embreagens. Expôs todos os produtos da marca, inclusive o Lona Flex.

 

No espaço da Gates, o reforço foi para o lançamento mais recente da marca: a linha de tensionadores, além da nova gama de correias. Aproveita a feira para divulgar as novas embalagens. A Goodyear Correias, que dividiu o espaço mais uma vez com Sabó e Sachs, veio para apoiar o evento e mostrar para a região a linha de correias e molas pneumáticas, além de divulgar a aliança com a Knorr-Bremse, que vai fornecer no mercado a remanufatura de molas pneumáticas, onde se troca a borracha e reutiliza a parte metálica.

 

dsc00076

 

O Grupo Schaeffler, com as marcas Luk, Fag e Ina, participou com produtos para diferente em segmentos: linha leve, pesada e agrícola. A Fag destacou os rolamentos cônicos, a Ina enfocou as polias de motor e rolamentos de embreagem e a Luk levou a linha para veículos leves e o kit RepSet Pro, com conjuntos de platô, disco e rolamentos para a embreagem.

 

O estande temático da Luporini destacava o lançamento das pastilhas de freios da Nakata para veículos importados e vans, além das linhas de atuadores e bronzinas da Motch e a gama de pistões Kopla, bomba d’água e comando de válvulas TAS.

 

A Monroe trouxe várias linhas de produtos, com o objetivo de ampliar o conhecimento do consumidor em relação aos produtos e à marca. Com destaque, a linha importada de amortecedores para off-road, carros importados e a linha tradicional.

 

Comemorando os 50 anos da marca, a Moura aproveitou o evento para exibir a linha de baterias automotivas inteligentes. Um dos estandes mais visitados do evento, a Moura levou carros tunados para chamar a atenção do público.

 

A MTE-Thomson levou a linha de produtos tradicionais e os complementares da gama de injeção e de temperatura, com ênfase para a divulgação do acelerador de negócios, que está chegando no Nordeste.
A atração do estande da Olimpic foram as bobinas plástica para as linhas Corsa, Celta e Ka, além dos lançamentos mais recentes da marca, as tampas de distribuidor e rotor para carros com injeção eletrônica.

 

A Sabó expôs a nova linha de juntas automotivas para Cummins e a ampliação das linhas retentores, vedadores, coxim, batentes e retentores. Divulgou a promoção Reforma Total, que vai reformar uma oficina com equipamentos completos.

 

A linha de amortecedores com a tecnologia N-Dumper para veículos pesados, principalmente ônibus, foi o foco da Sachs, ao lado das gamas de atuadores hidráulicos, com destaque para o último lançamento voltado para o Peugeot 206 1.4 e 1.6.

 

A SKF participou com a linha de rolamentos e produtos lançados recentemente, como os componentes de direção e suspensão, linha de atuadores hidráulicos, cruzetas e bomba d’água.

 

A Timken levou as graxas automotivas Timken Auto e Timken Carga Pesada, além dos kits de rolamentos para veículos leves e a tradicional linha de rolamentos dos tipos cônico e agulha.

 

No estande da Tecnomotor o foco foi o lançamento do Rasther II com esquema elétrico no próprio display para ciclo otto, GNV e veículos diesel leve. A versão 13 do Rasther e a linha de computadores analisadores de gases e opacímetro diesel também estavam em destaque.

 

O módulo do radiador do Constellation com intercooler estava em evidência no espaço da Visconde Radiadores, o mesmo conjunto utilizado na Fórmula Truck. A Wabco divulgou as novas tecnologias em sistema de freios e os produtos eletrônicos anti-tombamento, EBS e VTM.

 

E os mecânicos:

 

Mecânico de Recife, Severino Raimundo Ferreira, gostou muito da feira, uma ação muito proveitosa para quem está correndo atrás de evolução. “O que mais me impressionou foram os novos sistemas de freios da Wabco”, diz.

 

Severino Urbano trabalha como mecânico na Olindese, empresa de ônibus da cidade. “Já conhecia essa feira, estou gostando muito pela inovação que o mercado apresenta. Para ficar atualizado no que está saindo no mercado é importante participar de eventos assim, hoje a evolução é muito rápida”, completa.

 

“Nosso objetivo é buscar mais conhecimento e na feira tem muita novidade”, conta José Xavier de Souza, mecânico da MM Auto Elétrica Mecânica em Geral. Ele participa de feiras, cursos e palestras e está sempre preocupado com atualização. Seu último curso foi de injeção eletrônica e eletricidade.

 

Com a palavra, os expositores:

 

“A expectativa é muito boa, pois a feira praticamente dobrou de tamanho. Nossa participação é essencial para que a região conheça nossos produtos e a marca, além de ser uma ótima ação de relacionamento com a rede de distribuidores, aplicadores e frotistas”, Gerson Backrany, Arvin Meritor.

 

“A feira está muito melhor do que no ano passado e nós viemos com muito mais novidades, por isso esperamos gerar muitos negócios, principalmente, porque nossos preços são competitivos”, Cláudio Ferro, Alfatest.

 

“É a primeira vez que participamos e a feira está muito boa, isso vai nos ajudar muito na aproximação com o nosso público consumidor e na captação de novos contatos para distribuição de equipamentos”, Gustavo Landino Cintra, Disbrat.

 

“Nosso objetivo em feiras regionais é a oportunidade de atingir 100% do público, sempre pensando em obter um acréscimo de vendas de 20%”, César Costa, Dayco

 

“Nosso foco está na equipe de vendas e nas campanhas regionais para crescer a participação no Nordeste e a Autonor é caminho para começar bem esse trabalho. Queremos trabalhar e acreditamos na região”, Flavia Vanucci, Fania.

 

“A expectativa da feira é muito boa, pois nos dá a chance de trazer clientes para perto e estreitar o relacionamento com eles”, Flavio Chagas, Fras-Le.

 

“Acreditamos na força da feira em função do crescimento das vendas na região, acima do índice nacional”, Edson Viera, Goodyear Produtos de Engenharia.

 

“A feira melhorou muito em relação às edições passadas, principalmente, a qualidade dos estandes e o grande público. A expectativa de crescer na região é muito grande, pois os principais distribuidores são exclusivos da marca”, Luiz Fernando Teixeira da Silva, Gates.

 

“Já na edição anterior mostrou organização e público específico, agora melhorou. Nosso papel é mostrar para o mercado a nossa linha de produtos e serviços e uma feira é essencial para isso”, Marcel Oliveira, Grupo Schaeffler.

 

“Feiras regionais são mais organizadas, com público especializado de fazenda e do interior do estado, mais voltados para picapes, vans e carros importados. Organização e público excelentes”, Ingrid Luporini, Luporini.

 

“O tamanho da feira surpreendeu, muitas indústrias participaram e o público está a altura da qualidade da feira, muito especializado”, Alfredo Bastos, MTE-Thomson.

 

“A feira surpreendeu e serve para iniciar um trabalho de reconquista do mercado na região, além de divulgar os lançamentos e promover palestras para aplicadores e lojistas”, Diógenes H. B. Santos, Olimpic.

 

“A feira é muito bacana para a região e nós não podemos deixar de prestigiar. A região é muito boa e fiel à marca, um mercado que a gente tem um carinho especial”, Luiz Freitas, Sabó.

 

“A Autonor atingiu num nível muito bom e o mercado do Nordeste teve um grande crescimento. É nossa obrigação estar aqui”, Roberto de Jesus, SKF.

 

“Está se consolidando como um evento importante em função do rápido crescimento nas últimas edições em espaço e representatividade de marcas fortes. É uma vitrine para as grandes marcas que querem atingir o Nordeste”, Mauro Nogueira, Timken.

Comentário em “Autonor ganha espaço no setor

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php