Acompanhe nessa edição a análise e procedimentos para a substituição dos componentes que fazem parte do sistema de suspensão do utilitário da Ford
Carolina Vilanova
Um dos programas de O Mecâniconline de maior repercussão entre os internautas do site da Revista O Mecânico (www.omecanico.com.br) foi o que tratava do sistema de suspensão do utilitário Ford EcoSport, com verificação, desmontagem e montagem dos componentes. O veículo utilizado foi um EcoSport 1.6, ano de fabricação 2005. Essa matéria foi realizada com o apoio técnico da Affinia.
A suspensão dianteira da EcoSport é independe, do tipo McPherson, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em um quadro auxiliar. Utiliza molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. A barra estabilizadora de 18 mm independente tem buchas antideslizantes.
Já o conjunto traseiro é semi-independente, do tipo “twist-beam” (eixo de torção), com correção de convergência em curvas. As molas são montadas sob assoalho e os amortecedores são pressurizados. O isolamento do amortecedor traseiro tem montagem externa à carroceria e tipo dual path.
Mãos à obra
As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto e para eventuais troca de componentes.
Dianteira:
1) O primeiro passo para a manutenção do sistema é verificar o estado da suspensão. Para isso, antes de elevar o carro e iniciar a desmontagem, verifique com a ajuda de uma alavanca se existem folgas nos componentes. Analise, também, o estado de conservação dos guarda-pós que protegem os pivôs, os terminais de direção e as juntas homocinéticas. Caso encontre algum destes protetores avariado, providencie a sua substituição.
2) Agora com o veículo no elevador e com as rodas ainda instaladas, faça uma verificação de folgas nos braços axiais, terminais de direção e coxins do amortecedor, movimentando as rodas como se fosse retirá-las do veículo. Em seguida, é a vez dos rolamentos de roda. Para verificá-los gire as rodas e, com elas em movimento, veja se não existem vibrações na mola de suspensão. Este procedimento ajuda a diagnosticar se uma possível queixa de vibração é resultante de um rolamento danificado ou de outros componentes, tais como: pneu com a banda de rodagem avariada ou bolhas, rodas tortas ou sem balanceamento, freios com trepidação etc.
Obs.: Antes de retirar as rodas, verifique se os pneus têm identificação do sentido de rotação. Caso não possuam, faça uma marca para identificá-los e evitar a montagem no sentido diferente do que estavam rodando anteriormente. Se não for necessário realizar o balanceamento nas rodas, é recomendado marcar a posição antes da retirada, utilizando como referência a posição do bico de ar do pneu. |
3) Verifique, antes de retirar os amortecedores, o estado de conservação da coifa e demais componentes do sistema. Inicie soltando a porca que fixa a bieleta do estabilizador. Cuidado, pois nela há um furo sextavado, onde deve ser utilizada a chave allen 5 mm para auxiliar a remoção. O próximo passo é soltar o flexível de freio desencaixando-o dos suportes de fixação. Em seguida, solte os parafusos que fixam o amortecedor na manga de suspensão e na manga de eixo e, com o auxílio de um martelo de borracha, faça a retirada da base do amortecedor da manga de eixo.
4) Utilize um arame e amarre o conjunto da manga de eixo, evitando que o peso do componente force os flexíveis do freio.
5) O próximo passo é soltar a parte superior do amortecedor. Remova a barra de rigidez para facilitar o acesso aos parafusos que fixam o coxim na lataria do veículo. Lembre-se de segurar o amortecedor antes de retirar o último parafuso de fixação.
Obs.: na hora da montagem do conjunto, verifique a posição correta de colocação do coxim do amortecedor, assinalado por uma seta que sempre deve apontar para a frente do veículo (5a). Outra marcação existente no coxim é um ressalto, que deve coincidir com o furo existente na lataria do veículo (5b). |
6) Após a retirada do conjunto da suspensão do veículo, fixe-o em uma bancada para facilitar a desmontagem e substituição dos componentes. Aproveite e faça uma nova inspeção verificando o guarda pó, calço de mola e o rolamento do coxim superior. Instale a ferramenta para encolher a mola e solte a porca de fixação superior do amortecedor. Este procedimento irá facilitar a remoção do coxim após a compressão da mola. Comprima a mola e retire os componentes do conjunto.
7) Caso seja necessário, substitua o calço da mola para evitar ruídos após a instalação do conjunto no veículo. Este componente evita o contato metal com metal entre a mola e o suporte de fixação do amortecedor.
Obs.: Obs.: após retirada a mola, verifique se a mesma não está com a pintura descascando ou com marcas de batidas entre os elos. Se necessário, substitua o componente. A mola também deve ser substituída a cada duas trocas de amortecedor, ou a cada 80 mil Km. |
8) Verifique o rolamento superior da torre do amortecedor, que deve girar livremente. O guarda pó tem um papel muito importante na vida útil do amortecedor, que é protegê-lo contra as impurezas, que podem riscar a sua haste e prejudicar o seu funcionamento. Outro componente que deve ser verificado é o batente, que serve como uma mola auxiliar e evita pancadas bruscas no caso do amortecedor chegar ao final de curso.
Importante: verifique sempre o código do produto antes da montagem no veículo, garantindo assim a correta substituição do componente. O certificado de garantia deve ser preenchido no ato da aplicação do componente no veículo. |
Lembre-se: a etiqueta de identificação do produto também deve ser colada no certificado de garantia.
9) Faça o procedimento de equalização do amortecedor antes de sua montagem, aplicando o movimento de trabalho no componente até que este realize o curso de maneira uniforme. Após a equalização, é recomendado deixar o amortecedor sempre em pé.
10) Fixe o amortecedor em uma morsa para a montagem do kit de reparo, que faz parte do conjunto.
Obs.: quando montar o batente, lembre-se que a posição correta é a do furo maior junto com a base do amortecedor. |
11) Lubrifique a região de encaixe entre o rolamento e o coxim do amortecedor com vaselina, para facilitar a montagem das peças e encaixe o guarda pó com o batente, finalizando a montagem do kit de reparo com uma porca de pressão nova.
12) Para o perfeito assentamento da mola após a montagem do conjunto, retire o encolhedor de molas soltando um pouco de cada lado até que a mola esteja completamente livre.
13) Verifique a posição correta para a montagem, conforme indicação no coxim (seta). O procedimento para a instalação é o inverso da desmontagem, iniciando pela parte superior do conjunto (fixação do coxim na lataria).
14) Após a fixação da parte superior do conjunto na lataria do veículo, solte o arame que está amarrando a manga de eixo para fixá-la novamente ao amortecedor. É recomendado o uso da pneumática apenas para encostar os parafusos, aplicando o aperto final sempre com uma ferramenta adequada.
15) Instale o flexível de freio nos suportes e fixe a bieleta do estabilizador. Lembre-se de utilizar a chave allen para a correta fixação do parafuso da bieleta.
16) Ao instalar a roda lembre-se da posição marcada para não perder o balanceamento (esse procedimento só deve ser usado caso não exista a necessidade de balancear as rodas). Na sua fixação é recomendado a colocação dos parafusos sempre de forma cruzada.
17) O procedimento para a substituição dos componentes da suspensão é o mesmo em ambos os lados. Para finalizar, instale a barra estabilizadora e aperte os parafusos.
Traseira:
18) Assim como nas rodas dianteiras, marque a posição do bico de ar para não perder o balanceamento na recolocação das mesmas.
19) Inicie soltando o parafuso de fixação inferior do amortecedor e, em seguida, os parafusos que fixam o coxim na lataria do veículo.
20) Assim como na suspensão dianteira do veículo, faça a inspeção dos componentes do conjunto traseiro, verificando folgas nas buchas de eixo e o estado de conservação das molas.
21) Fixe o amortecedor na bancada para a retirada da porca superior que prende a haste do amortecedor ao coxim.
22) Após a desmontagem do conjunto verifique os componentes, assim como a parte dianteira da suspensão, e troque os que estiverem danificados. Verifique, no coxim do amortecedor traseiro, se a vulcanização da borracha não se desprendeu da parte metálica. Para, isso, introduza uma ferramenta no orifício e force para verificar as condições do componente.
23) Faça a equalização do amortecedor e reserve-o em pé, assim como no conjunto dianteiro. (Foto 9)
24) Monte os componentes do conjunto traseiro (batente, guarda pó e coxim) e encaixe-os na haste do amortecedor, fixando-o novamente na bancada para o aperto da porca superior do coxim. Em seguida, monte o conjunto novamente no veículo, iniciando a fixação pela parte superior e posteriormente pela inferior. Vale lembrar que o aperto final do parafuso inferior deve ser aplicado com as rodas instaladas e o veículo no chão.
25) Instale as rodas (lembrando da marcação de posição do balanceamento), apertando os parafusos de forma cruzada.
26) Para finalizar a montagem do amortecedor traseiro, aperte o parafuso de fixação inferior que prende o componente ao eixo, com as rodas instaladas e o veículo no chão.
Colaboração técnica: Ninim Reparação Automobilística
minha eco esporte 2006 1.6 tem consumo muito alto o que posso fazer para reduzir 6 por 1.
Tenho esse carro e o batente quebra c frequência
Meu mecânico n sabe oq faz isso acontecer
Pode me ajudar??///
TENHO UMA ECOSPORT 2005 2.0 16V COM GNV 3 GERAÇÃO, EU TENHO PERCEBIDO QUE ELA ESTA ACELERADA SOMENTE NA GASOLINA CONSUMINDO MUITO E TAMBÉM GOSTARIA DE TER UMA ORIENTAÇÃO SOBRE O CONFORTO DO CARRO EU FIZ A TROCA COMPLETA DOS AMORTECEDORES COLOQUEI DA NAKATA , COXINS , COIFAS, BIELETAS E BRAÇOS AXIAS, BUCHAS DAS BANDEJAS E BARRA ESTABILIZADORAS DIANTEIRAS E TRASEIRAS, E TAMBEM A TROCA DOS PNEUS 205\65 POR 4 PNEUS DA MARCA BRIDGESTONE 205\70 ATR SINTO O CARRO ALTO POREM O SISTEMA DE AMORTECEDOR NÃO TEM ESTADO MUITO CONFORTÁVEL NA PISTA E NOS BARRANCOS SINTO MUITA TREPIDAÇÃO E O CARRO TREME TODO. OUÇO BARULHOS VINDO DA LATERAL ESQUERDA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA E O MOTOR FICA BATENDO QUANDO ESTA A MENOS DE 1000 RPM PARECE COXIM DO LADO DIREITO E ESQUERDO.
esse e o melhor carro que ja fizerao no mundo
Senhores,
Na minha Ecosport-2004, no pé da coluna de direção, dentro da cabine tem um buraco que com chuva entra um pouco de água e na estrada de terra, entra poeira, é claro…rsrsrs… o meu mecânico disse que esta faltando uma peça que a canopla ou acabamento encaixa para vedar. Pois bem procurei em lojas de peças aqui em Vitoria-ES e ate nas concessionarias(duas) e não achei. Em uma das concessionaria disse que se eu quisesse teria como encomendar da fabrica e que o valor era R$ 600,00, Vou ter que procurar no ferro velho? O preço é esse absurdo mesmo ou acho paralelo no Mercado livre? Qual o nome desta peça?
Desde já agradeço pela atenção.
Atenciosamente.
Grato,
Márcio.
Gostei muito boa
O vídeo é ótimo e este resumo fantastico tb. Será que algum mecânico em São Paulo rsta lendo isto aqui? Se sim me escreva q levo minha eco para revisão com você.
MUITO BOM O ARTIGO DO SITE, CONTEM INFORMAÇÕES MUITO INPORTANTES
MUITO BOM O SITE CONTEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARABENS
Senhores,
Tenho uma Ecosport 1.6 – Flex, ano 2009 e ja troquei amortecedeores, calços de molas (superior e inferior) e, todas as vezes que passo com a parte traseira escuto um tok. Teriam alguma sugestão sobre o caso. Já alerto que não se trata de barulho na porta traseira.