Cofap explica importância da manutenção preventiva e quais itens o mecânico deve se atentar na hora da verificação
A Cofap alerta para possíveis problemas na suspensão na hora de pegar a estrada para viajar. A empresa explica que o sistema de suspensão é composto por um conjunto de peças responsáveis pela estabilidade do carro ao absorver os impactos do solo e reduzir vibrações. Portanto, sua revisão é de extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros.
Como verificar os problemas?
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo. Os componentes internos do amortecedor podem apresentar problemas como desgaste do tubo de pressão, do pistão e fadiga das molas e das válvulas.
Eventuais avarias nestes componentes internos não podem ser detectadas em exame visual, mas durante a revisão podem ser detectadas pelo mecânico.
A Cofap ainda adverte para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem.
Além de observar as condições do amortecedor, é essencial verificar também os demais componentes da suspensão durante as revisões de manutenção. Um amortecedor novo que trabalha em conjunto com componentes deteriorados sofrerá redução da sua vida útil.